01/02/2021 09h33 - Atualizado em 01/02/2021 09h33

Especialista em segurança alerta para recurso do WhatsApp que jamais deve ser utilizado

O aplicativo de mensagens tem mais de dois bilhões de usuários em todo o mundo
Por: Lennon Haas / Acústica FM - Foto: Arquivo / Acústica FM
Especialista em segurança alerta para recurso do WhatsApp que jamais deve ser utilizado

Um dos recursos mais usados atualmente por internautas de todo o mundo é o armazenamento em nuvem, devido a facilidade e ao fato de não ocupar espaço na memória física dos dispositivos dos usuários. Porém, apesar da comodidade e aparente segurança, Zak Doffman, especialista em segurança cibernética, alertou, em artigo para a Forbes, que internautas não exportem históricos de conversas do WhatsApp para a nuvem.

As mensagens trocadas entre usuários no aplicativo são protegidas por criptografia de ponta-a-ponta, ou seja, somente quem envia e quem recebe as mensagens no WhatsApp possuem a chave necessária para descriptografar as conversas. Porém, ao exportar as conversas para servidores em nuvem, o usuário acaba fornecendo esta chave para as empresas proprietárias dos servidores, quebrando esta segurança e privacidade da plataforma de mensagens.

O mesmo acontece para os internautas que exportam as conversas do WhatsApp para o Telegram, pois o aplicativo russo de mensagens é baseado na nuvem. O WhatsApp tem mais de dois bilhões de usuários em todo o mundo.

Você pode ler o artigo na íntegra (em inglês) clicando aqui.

Deixar um comentário