26/01/2021 11h22 - Atualizado em 26/01/2021 11h22

Detran-RS diz que taxa de licenciamento cairá ao menos 10%

Com a digitalização do documento, órgão alerta para novos valores que serão definidos nos próximos dias
Por: Camila Mattos/Acústica FM - Foto: Valesca Luz/Acústica FM
Detran-RS diz que taxa de licenciamento cairá ao menos 10%

O Detran-RS divulgou que projeta redução de pelo menos 10% no valor da taxa anual de licenciamento de veículos para este ano. A Direção-Geral do Detran informou que o valor proposto para a taxa ainda será definido.

Com a implantação da digitalização do licenciamento, o Departamento não terá mais os custos de impressão do documento e envio pelos correios. Porém, a taxa de licenciamento seguirá sendo cobrada, pois, de acordo com o Detran, há outros custos operacionais envolvidos, como os de tecnologia da informação.

Após definição, os valores das taxas em 2021 serão encaminhados em projeto de lei para análise da Assembleia Legislativa. Até que os novos valores entrem em vigor, a orientação é que os proprietários de veículos não paguem o licenciamento de 2021.

Saiba abaixo como acessar o documento de licenciamento digital:

O CRLV digital pode ser gerado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, junto com a Carteira Nacional de Habilitação. Quem não quiser baixar o documento digital pode optar por imprimir em papel comum pela Central de Serviços do Detran-RS, no site, ou pelo portal de serviços do governo do Estado. A impressão pode ser feita em qualquer impressora.

Ainda estará disponível a opção de solicitar a impressão do documento em qualquer Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA). Neste caso, será cobrado um valor de R$ 8.

Deixar um comentário