26/01/2021 09h10 - Atualizado em 26/01/2021 09h10

26 de janeiro na história: a morte de Kobe Bryant e o show de Sinatra no Maracanã

Acompanhe os fatos que marcaram essa data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Reprodução/TV Globo
26 de janeiro na história: a morte de Kobe Bryant e o show de Sinatra no Maracanã

1905 - Encontrado o maior diamante do mundo, o Diamante Cullinan, de 3 106 quilates na mina Premier, África do Sul. Foi o maior diamante já encontrado e pesava cerca de 3 106 quilates (aprox. 621 gramas). Recebeu esse nome em homenagem a Thomas Cullinan, dono da mina. Em 1905 foi posto à venda em Londres, mesmo com interesse considerável, foi vendido apenas dois anos depois para o governo de Minas Transvaal, que a deu de presente ao rei Eduardo VII (7). A lapidação da pedra a dividiu em onze grandes gemas e outros fragmentos. Duas delas está na coroa imperial, expostas na Torre de Londres e fazem parte das joias da coroa britânica.

1955 – Nascia o aclamado guitarrista Eddie Van Halen. Van Halen já recebeu diversas premiações e homenagens como guitarrista. Ele ocupa a 8ª colocação na lista dos 100 maiores guitarristas de todos, de acordo com a revista Rolling Stone, e está no 7º lugar na lista da Gibson dos 50 melhores guitarristas de todos os tempos. Entre suas parcerias, está o solo de guitarra da canção "Beat It", do disco Thriller, de Michael Jackson. Van Halen também fez pequenas participações em filmes, como no primeiro “RoboCop”.

1968 - Nascia o roqueiro gaúcho Flávio Basso, o Júpiter Maçã. Ex-integrante das bandas TNT e Cascavelletes, Júpiter foi encontrado morto em casa, no dia 21 de dezembro de 2015. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. Em carreira solo, foi reconhecido com um dos ícones da psicodelia brasileira, ao trazer um novo grau de experimentalismo ao rock nacional, com o disco "A Sétima Efervescência", eleito pela revista Rolling Stone Brasil um dos "100 maiores discos da música brasileira, e o maior disco da história do rock do Sul".

1980 - Pela primeira vez que um músico internacional precisou de um estádio de futebol para se apresentar para uma plateia brasileira: Frank Sinatra cantou para 175 mil pessoas no Maracanã. O ramo do showbiz nacional teve que aprender ao vivo e sem pausas como manusear 25 toneladas de aparelhos em oito contêineres de 12 metros cúbicos, que lotaram um Boeing 747 de carga que foi utilizado para o show de Sinatra. O espetáculo quase não ocorreu em função da forte chuva que caia no Rio de Janeiro no dia.

2011 - Morria o ator, diretor e produtor John Herbert. Ele faleceu aos 81 anos, vítima de um enfisema pulmonar, em São Paulo. John Herbert foi casado com a atriz Eva Wilma, entre 1955 a 1976. Ao lado da esposa, fez bastante sucesso nos anos 50 e 60 na televisão com o seriado Alô Doçura. Depois, também teve atuações de destaque em várias novelas e minisséries, tanto na TV Tupi quanto na Rede Globo. No cinema, John Herbert também participou de aproximadamente 60 filmes.

2020 - Kobe Bryant, lenda do basquete, morria em acidente de helicóptero aos 41 anos. O acidente ocorreu na Califórnia, nos Estados Unidos. Outras quatro pessoas que estavam a bordo da aeronave também morreram, entre elas a filha de 13 anos do esportista, Gianna. O atleta era uma lenda do esporte: foi campeão da NBA por cinco temporadas e eleito 18 vezes para o All-Star Game (o Jogo das Estrelas). Ele foi um dos maiores ídolos do Los Angeles Lakers, onde jogou por 20 anos.

Aniversariantes

Felipe Simas – 28 anos – Felipe Sang Simas é um ator brasileiro. Conhecido pelo grande público na TV desde que atuou na temporada de 2014 da novela "Malhação: Sonhos", vivendo o vilão Cobra. No ano seguinte, interpretou o Jonatas de "Totalmente Demais" sendo par de Marina Ruy Barbosa. E em 2020 viveu o Téo de "Salve-se Quem Puder". Filho da produtora Ana Sang com Beto Simas, ele é o filho caçula e tem dois irmãos (Rodrigo Simas e Bruno Gissoni).

Thiago Pereira – 35 anos - Thiago Machado Vilela Pereira é um nadador brasileiro, maior medalhista de todos os tempos dos Jogos Pan-Americanos, ex-recordista mundial dos 200 metros medley em piscina curta e medalhista olímpico em Londres 2012. Em dezembro de 2016, o nadador foi homenageado em sua cidade natal, Volta Redonda, com uma estátua no Parque Aquático Municipal. Thiago se aposentou da natação profissional em março de 2017, aos 31 anos de idade.

Ester Expósito – 20 anos - é uma atriz e modelo espanhola, mais conhecida por interpretar Carla Rosón na série de televisão espanhola da Netflix, Élite. Após o sucesso da série, Espósito foi contratada para atuar em dois filmes distribuídos pela Netflix: Quando os Anjos Dormem e Seu Filho, ambos como protagonista.

Deixar um comentário