25/01/2021 09h02 - Atualizado em 25/01/2021 09h02

25 de janeiro na história: o nascimento de Tom Jobim e a tragédia de Brumadinho

Acompanhe os fatos que marcaram essa data ao longo dos anos
Por: Iury Rodrigues/Acústica FM - Foto: Divulgação
25 de janeiro na história: o nascimento de Tom Jobim e a tragédia de Brumadinho

1554 – Era fundada São Paulo, a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisfério sul. São Paulo tem mais de 12 milhões de habitantes, uma das mais populosas do mundo. A intensa urbanização mudou o clima fresco de São Paulo, que hoje está mais quente por conta do concreto e dos automóveis. Com as mudanças, até a famosa garoa está sumindo e, em seu lugar, vieram as chuvas intensas e rápidas que provocam enchentes em vários pontos da cidade. Na cidade ocorrem 75% dos eventos do Brasil, está um quarto da frota de carros e também é onde são produzidos 1/3 do PIB (Produto Interno Bruto) do país.

1917 - Nascia Jânio Quadros, presidente do Brasil de janeiro a agosto de 1961. Foi o vigésimo segundo presidente do Brasil, entre 31 de janeiro de 1961 e 25 de agosto de 1961, data em que renunciou, ameaçado pela ditadura que se levantava. Adotou uma postura populista durante sua campanha: era comum vê-lo comendo mortadela e também usava uma vassourinha como símbolo de limpeza contra a corrupção. Foi eleito com 48% dos votos. Ele morreu no dia 16 de fevereiro de 1992 morria, em São Paulo, após sofrer três derrames cerebrais que comprometeram sua condição física.

1927 - Nascia, no Rio de Janeiro, o músico Tom Jobim. Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim foi compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro. Um dos criadores da bossa nova, Tom foi considerado pela revista Rolling Stone o maior nome da Música Popular Brasileira. Tom Jobim morreu no dia 8 de dezembro, em Nova York. Ele estava na cidade para tratar de um câncer na bexiga, quando sofreu uma parada cardíaca.

1947 – Morria Al Capone, famoso gângster norte-americano. Ele ficou famoso por liderar um grupo criminoso que se dedicava ao contrabando e venda de bebidas, entre outras atividades ilegais, durante a Lei Seca que vigorou no país nas décadas de 1920 e 1930. Capone começou a cumprir pena na Penitenciária de Atlanta, mas foi transferido para a prisão de segurança máxima da Ilha de Alcatraz depois que foi acusado de manipular o sistema para receber regalias atrás das grades. Ele saiu da cadeia no início de 1939 por bom comportamento, depois de passar seu último ano na prisão em um hospital, sofrendo de sífilis. Capone morreu em 1947, em sua casa em Palm Island, Flórida.

1949 — Primeira cerimônia do Emmy ocorre no Hollywood Athletic Club. A primeira cerimônia ocorreu apenas para honrar programas produzidos e veiculados localmente na área de Los Angeles. Shirley Dinsdale teve a distinção de receber o primeiro Emmy, como "Personalidade da TV", durante essa primeira cerimônia. É o maior e mais prestigioso prêmio atribuído a programas e profissionais de televisão. É equivalente ao Oscar (para o cinema), o Tony (para o teatro), e ao Grammy (para a música). O nome Emmy foi utilizado como uma feminização de "immy", um apelido usado para tubos de imagem que eram encontrados com facilidade nas primeiras câmeras de televisão.

2019 - Barragem de rejeitos, controlada pela Vale, rompia-se em Brumadinho, Minas Gerais, deixando 206 pessoas mortas e 102 desaparecidas. O rompimento de barragem em Brumadinho foi o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Foi um dos maiores desastres ambientais da mineração do país, depois do rompimento de barragem em Mariana. A tragédia fez com que o Brasil se tornasse o país com o maior número de mortes neste tipo de acidente.

 

Que dia é hoje?

Dia do Carteiro

Dia Nacional da bossa nova

Aniversariantes

Kéfera Buchmann – 28 anos - Kéfera Buchmann de Mattos Johnson Pereira é uma atriz, vlogueira, apresentadora, escritora e roteirista brasileira. Ficou mais conhecida com o canal do YouTube "5inco Minutos", um dos primeiros canais do Brasil a atingir um milhão de inscritos. Em 2016 foi eleita pela revista Forbes como uma das jovens mais promissoras do Brasil. Em dezembro de 2019, entrou no ranking do instituto QualiBest como uma das maiores influenciadoras digitais do Brasil.

Robinho – 37 anos - Robson de Souza é um jogador de futebol brasileiro que atua como atacante e ponta. Pela seleção brasileira disputou as copas de 2006 e 2010. Atualmente está no Santos, clube que mantém seu contrato desativado por conta das acusações de estupro contra o jogador. É um dos melhores atacantes do mundo. O que ele perde em tamanho ele compensa em velocidade, habilidade, ataque e drible.

Alicia Keys – 39 anos - Alicia Augello Cook é uma cantora, pianista, compositora, produtora musical e atriz norte-americana. Seu álbum de estreia foi um sucesso comercial, vendendo mais de 12 milhões de cópias em todo o mundo. Em 2016, foi incluída na lista de 100 mulheres mais inspiradoras e influentes pela BBC.

Carolina Ferraz – 52 anos - Maria Carolina Álvares Ferraz é uma atriz, bailarina, apresentadora, produtora e modelo brasileira. Teve grande destaque na TV ao interpretar Milena na novela "Por Amor", na qual fazia par romântico do personagem de Eduardo Moscovis. Aos 19 anos estreou na TV como apresentadora na Rede Manchete. Recebeu convites para ser atriz, inclusive do diretor Jayme Monjardim, mas recusou a todos. Somente em 1990, aceitou participar da novela "Pantanal", de Benedito Ruy Barbosa.

Deixar um comentário