21/01/2021 14h28 - Atualizado em 22/01/2021 09h14

Governo indiano autoriza exportação de vacina para o Brasil

Primeiro lote da vacina deve chegar ao solo brasileiro no sábado (23)
Por: Camila Mattos/Acústica FM - Foto: Divulgação
Governo indiano autoriza exportação de vacina para o Brasil

O governo da Índia autorizou a exportação de 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela biofarmacêutica AstraZeneca. As primeiras remessas devem ser enviadas para Brasil e também para o Marrocos na sexta-feira (22), como informou o chanceler do país asiático à agência Reuters. A informação foi confirmada pelo consulado indiano em São Paulo.

Segundo o responsável pelo consulado asiático aqui no Brasil, um avião do Instituto Serum sairá do país ainda hoje e deve chegar no aeroporto de Guarulhos no sábado (23). A partir disso, o lote será enviado para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para ser etiquetado e armazenado.

A vacina desenvolvida pela farmacêutica britânica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford estão sendo fabricadas no Instituto Serum, na Índia, o maior produtor mundial de vacinas, que recebeu pedidos de países de todo o mundo.

O secretário das Relações Exteriores, Harsh Vardhan Shringla, disse que o fornecimento comercial da vacina começaria na sexta-feira, firmando assim, o compromisso do primeiro-ministro Narendra Modi de que as capacidades de produção da Índia seriam usadas para "toda a humanidade" para combater a pandemia.

Deixar um comentário