21/01/2021 08h40 - Atualizado em 21/01/2021 08h40

Sesc Camaquã doa cerca de 20 toneladas de alimentos em 2020

Ações tinham como objetivo a solidariedade, saúde, esporte e cultura ao longo do ano
Por: Jéssica Mello / Moglia Comunicação Empresarial
Sesc Camaquã doa cerca de 20 toneladas de alimentos em 2020

Em um ano marcado pelo distanciamento social, ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, o Sesc Camaquã se reinventou para seguir oferecendo seus serviços à comunidade. Os eventos on-line e em formato drive-in foram importantes para que a entidade pudesse seguir prestando os serviços e promovendo bem-estar para a população.

No âmbito educacional, foram realizadas entregas, em formato drive-thru, de materiais escolares, jogos, toucas de lã e biscoitos confeccionados pela Maturidade Ativa, além de estabelecer um canal de contato virtual com as crianças e suas famílias. Isso fez com que houvesse uma manutenção de 95% dos alunos matriculados no Sesquinho, participando ativamente das atividades propostas no período de distanciamento social. No esporte, houve a implantação do Estúdio de Pilates e ocorreram também os Circuitos Sesc de Futebol Virtual, o Sesc Correr em Casa e o Dia do Desafio Online. A novidade ficou por conta do Gol a Gol, atividade individual de chute e defesa que desafiou os atletas da região.

Os shows, antes realizados presencialmente, tornaram-se lives. As 23 transmissões ao vivo realizadas pelo Sesc com músicos camaquenses, em parceria com a Prefeitura Municipal, atingiram mais de 100 mil visualizações, arrecadaram mais de 180 cestas básicas e monetizaram artistas que foram diretamente atingidos economicamente pela pandemia. Entre as apresentações, o destaque vai para o show de César Oliveira e Rogério Melo, que obteve 500 mil visualizações e arrecadou 7.500 kg de alimentos não perecíveis. Houve ainda distribuição de 8 toneladas de peixes a entidades cadastradas e 600 ovos de páscoa pelo Mesa Brasil Sesc de Rio Grande.

Durante 2020, o Sesc Camaquã ainda distribuiu 200 máscaras e 60 luvas para a Polícia Civil e Brigada Militar, fortalecendo as forças policiais no combate ao coronavírus. Em parceria com a Prefeitura, a unidade disponibilizou carros e colaboradores para auxiliar na vacinação da gripe, totalizando 8.950 idosos vacinados em suas residências e 1.500 vacinas destinadas à população. Também na área da saúde, o Sesc doou 1.400 extensores de máscaras para profissionais da saúde, proporcionando conforto no uso deste equipamento, concluiu 158 tratamentos dentários e realizou atendimento a domicílio para pacientes acima dos 60 anos.

A Campanha do Agasalho arrecadou 862 peças de roupas, que foram destinadas ao Movimento Assistencial de Camaquã (MACAM). Também foram doados pelos colaboradores 130 novelos de lã para o grupo Touca de Amor, que confeccionou peças para as crianças do Sesquinho. Além disso, o Sesc Camaquã também auxiliou na estrutura de apoio à empresários e pessoas da comunidade para a distribuição de marmitas, álcool gel e água para caminhoneiros, junto ao Posto Rede SIM, e arrecadou duas toneladas de alimentos não perecíveis, doados à Defesa Civil do município, no 1º Drive-Thru do Bem.

Em 2020, ainda houve a Moda Vitrine In Live, realizada em parceria com o Sindilojas Costa Doce, que obteve 402 kg de alimentos doados. A campanha solidária de máscaras de tecido na Academia Sesc Camaquã, onde era entregue uma máscara a cada 1 kg de alimento doado, totalizou 200 kg de alimentos. O Projeto Pães na Mesa produziu 150 pães por semana, atendendo mais de 160 famílias e totalizando 900 unidades até setembro de 2020. Os alimentos recebidos nas ações foram destinados a instituições cadastradas no Mesa Brasil Sesc em Camaquã e Tapes.

Para 2021, o Sesc Camaquã tem como um dos objetivos promover o incentivo ao esporte, por meio do projeto de iniciação esportiva, oferecido para jovens de forma gratuita, e o fortalecimento da academia. A unidade também espera retomar, respeitando todos os protocolos e sistema de bandeiras estabelecidos pelo Governo do Estado, o Campeonato de Futebol 7, que no próximo ano dará aos primeiros e segundos colocados vagas no campeonato estadual da modalidade.

Durante todo o ano de 2020, mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac esteve como sempre bem próximo à comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuaram sendo entregues e fizeram diferença na vida das pessoas. Para 2021, a entidade deseja que os gaúchos vistam seus melhores sorrisos e tenham esperança no novo ciclo. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.

Deixar um comentário