19/01/2021 09h50 - Atualizado em 19/01/2021 09h50

19 de janeiro na história: a morte de Elis Regina e o fim do Megaupload

Acompanhe os fatos que marcaram essa data ao longo dos anos
Por: Zap Zap Foto: Divulgação
19 de janeiro na história: a morte de Elis Regina e o fim do Megaupload

1809 – Nascia o escritor norte-americano Edgar Allan Poe. Um dos primeiros escritores de contos dos Estados Unidos e considerado o inventor do gênero ficção policial, Edgar nasceu em Boston. Autor, poeta, editor e crítico literário, ele fez parte do movimento romântico norte-americano. O escritor morreu aos 40 anos e a causa de sua morte é desconhecida sendo diversas vezes atribuída ao álcool, cólera, drogas, doenças do coração, raiva, suicídio ou tuberculose.

1942 - Nascia a cantora Nara Leão, musa da Bossa Nova. No final da década de 50, ela trabalhou como repórter do jornal "Última Hora", de Samuel Wainer, casado com sua irmã Danuza. Bôscoli também trabalhava no jornal, e o relacionamento dos dois terminou quando ele a traiu com a cantora Maysa. Entre suas músicas mais conhecidas estão “O barquinho” e “Com Açúcar e com Afeto”.

1943 - Nascia a cantora Janis Joplin. Considerada uma das grandes cantoras e intérpretes dos anos 60. Integrante da banda Big Brother and the Holding Company, de São Francisco (1966), rapidamente alcançou fama por conta de sua performance poderosa e apaixonada como cantora de blues. Meses antes de morrer por overdose de heroína, Janis Joplin esteve no Brasil, em fevereiro. Sua permanência no país foi turbulenta, com topless em Copacabana, muita bebida e uma expulsão do Hotel Copacabana Palace por nadar nua na piscina. A cantora morreu no dia 4 de outubro de 1970, aos 27 anos, em Los Angeles.

1953 - Estreava no cinema O Cangaceiro, considerado o primeiro filme nacional de destaque no Exterior. O Cangaceiro foi o primeiro filme brasileiro a conquistar as telas do mundo e considerado o melhor filme da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, sua história se inspirava na lendária figura de Lampião. O filme foi rodado em Vargem Grande do Sul, interior do estado de São Paulo. Segundo o diretor, a paisagem da cidade se parecia muito com a nordestina.

1982 - Morria, aos 36 anos, a gaúcha Elis Regina. A cantora gaúcha foi uma das mais importantes intérpretes da geração pós-bossa nova no país. Considerada por alguns críticos e músicos a melhor cantora brasileira de todos os tempos, a causa de sua morte gerou muitas controvérsias e laudos médicos da época apontaram que uma mistura de álcool com cocaína teria matado a cantora. A notícia chocou o país e também deixou muitos fãs de luto. Elis Regina era conhecida por sua forte personalidade, pela belíssima voz e também por sua presença de palco.

1983 – Era lançado o computador pessoal Apple Lisa. O computador era considerado revolucionário para a época. O equipamento custava exorbitantes US$ 9.995, usava um microprocessador da Motorola, tinha 1 MB de RAM, memória virtual, um disco rígido externo de 5 MB e dois leitores de disquetes. Por conta de seu preço e da sua configuração, considerada uma "extravagância" para a época, o computador foi um fracasso comercial. Contudo, por ironia do destino, colecionadores, atualmente, estão dispostos a pagar milhares de euros por esta relíquia. O nome do computador foi uma homenagem à filha de Steve Jobs, fato que ele só admitiu décadas depois, ao seu biógrafo.

2000 - Rio de Janeiro liberava oficialmente a prática do topless. Neste dia, o secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, Josias Quintal, fez publicar no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro uma portaria determinando que a Polícia Militar não reprimisse as banhistas que praticassem o topless, ou seja, que fosse à praia sem a parte de cima do biquíni.

2012 — Megaupload, um site de compartilhamento de arquivos com sede em Hong Kong, era fechado pelo FBI. Era um dos maiores sites de download e upload de arquivos do mundo. Na época, sete funcionários e o dono do serviço foram presos. No momento em que foi fechado, o Megaupload tinha sede sem Hong Kong e oferecia serviço em 18 idiomas. Como represália ao encerramento do site, no mesmo dia, hackers retiraram temporariamente do ar os sites do FBI, da Universal Music e outros. Um ano após o encerramento, Kim Dotcom anunciou a abertura do Mega, um sucessor do Megaupload, com sede na Nova Zelândia.

2017 - Morria, aos 68 anos, o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki, então relator da Operação Lava Jato no STF, e o empresário Carlos Alberto Filgueiras, dono dos hotéis Emiliano. Ele estava em uma aeronave que caiu em Paraty, no litoral do Rio de Janeiro, com outras quatro pessoas. Segundo a ANAC, o avião estava em situação normal de aeronavegabilidade, com inspeção válida até 12 de abril de 2017 e com certificado de autorização de voo válido até 12 de abril de 2022. O avião era considerado seguro.

Aniversariantes:

Agatha Moreira – 28 anos - Agatha Cerqueira Pereira Moreira é uma atriz e ex-modelo brasileira. Ficou conhecida por viver a Ju da temporada 2013 da novela "Malhação", seu primeiro papel na TV. Em 2019, viveu a vilã Jô de "A Dona do Pedaço". Ela é prima da também atriz Samara Felippo. Modelo desde os 14 anos, ela já morou no Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos em função da carreira. Participou também de Verdades Secretas e está escalada para a segunda parte da novela que deve estrear em 2021.

Erin Sanders – 29 anos - Erin Zariah Sanders é uma atriz americana. Seu papel mais notável é o de Quinn Pensky, no programa de TV Zoey 101, da Nickelodeon. Também fez uma participação no programa Show da Amanda, também da Nickelodeon. Também atuou no elenco recorrente em Big Time Rush com o papel de Camille, além de atuar em CSI Miami.

Thiago Lacerda – 42 anos - Thiago Ribeiro Lacerda é um ator e dublador brasileiro. Em 1999, conseguiu seu primeiro protagonista da novela das oito, em "Terra Nostra". Medalhista mais de 150 vezes, o ator praticou natação por 15 anos e começou a trabalhar na TV no seriado da TV Globo "Malhação". Já participou de dezenas de novelas incluindo Salve-se Quem Puder, Páginas da Vida e o sucesso A Casa das Sete Mulheres.

Deixar um comentário