13/01/2021 18h48 - Atualizado em 14/01/2021 09h30

Impeachment de Trump é aprovado na Câmara de Representantes

Afastamento depende agora de aprovação do Senado
Por: Camila Mattos/Acústica FM - Foto: Divulgação Casa Branca
Impeachment de Trump é aprovado na Câmara de Representantes

No final da tarde desta quarta-feira (13), o republicano Donald Trump se tornou o primeiro presidente da história dos Estados Unidos a sofrer dois processos de impeachments. A Câmara de Representantes aprovou pela segunda vez um pedido para que ele deixe o cargo, a poucos dias do final de seu mandato.

Trump foi considerado culpado por incentivar a violência que resultou na invasão do Capitólio, a sede do Congresso americano, na semana passada. No primeiro pedido de impeachment, ele havia sido declarado culpado por obstrução ao Congresso e abuso de poder.

O presidente deve permanecer no cargo até a próxima quarta-feira (20), quando Joe Biden toma posse como novo presidente.

Votação no Senado

Nunca um presidente americano teve o impeachment aprovado no Senado. A dúvida agora, é se os senadores republicanos que romperam com Trump conseguirão formar a maioria de dois terços no Senado para derrubá-lo. Outra questão a ser esclarecida é se o Congresso pode seguir com o impeachment após o presidente deixar o cargo.

Deixar um comentário