13/01/2021 09h21 - Atualizado em 13/01/2021 09h21

13 de janeiro na história: o naufrágio do Costa Concórdia e o falso alerta de ataque míssil no Havaí

Acompanhe os fatos que marcaram essa data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Reprodução/Redes Sociais
13 de janeiro na história: o naufrágio do Costa Concórdia e o falso alerta de ataque míssil no Havaí

1610 - Galileu Galilei descobria o satélite Calisto. Calisto é um satélite do planeta Júpiter. Seu diâmetro era de aproximadamente 4.900 km, transformando-o na terceira maior lua do Sistema Solar, com o mesmo tamanho do planeta Mercúrio. Ainda que o nome "Calisto" tenha sido sugerido por Simão Marius, pouco depois de seu descobrimento, esse nome e os nomes dos outros satélites galileanos não foram usados até meados do século XX. Usava-se a forma numeral romana e se denominava "Júpiter IV" ou "quarto satélite de Júpiter".

1999 – Morria Nelson Werneck Sodré, militar, escritor, historiador e político brasileiro. Publicou algumas centenas de artigos e sete livros, entre eles “Formação da Sociedade Brasileira”, “O que se Deve Ler para Conhecer o Brasil”, “As Classes Sociais no Brasil” e “Quem Matou Kennedy”. Contudo, por conta de suas posições políticas, como ser contra a participação do Brasil na Guerra da Coreia, ele sofreu retaliações militares e teve que se conformar com cargos de pouca relevância. Durante o regime militar, ele ainda teve obras apreendidas de livrarias e de depósitos das editoras. Deste período até sua morte, o escritor publicou aproximadamente outros 30 livros.

2012 – Ocorria o naufrágio do transatlântico Costa Concordia. O navio afundou após bater em uma rocha na ilha italiana de Giglio. O acidente abriu um buraco no casco e inundou o navio, que virou. Ao todo, 32 pessoas morreram. O Costa Concordia viajava com mais de 4.200 pessoas a bordo no momento do impacto. O comandante Francesco Schettino, apontado como o responsável pelo acidente, foi um dos primeiros a abandonar o navio, deixando passageiros e tripulação para trás.

2018 - Um falso alerta de emergência de um ataque de míssil iminente no Havaí causou pânico generalizado no estado. Um alerta de míssil balístico foi emitido através do Sistema de Alerta de Emergência e do Sistema de Alerta Móvel Comercial pela televisão, rádio e telefones celulares no estado do Havaí. Trinta e oito minutos depois, as autoridades estaduais emitiram uma segunda mensagem, dizendo que a primeira era um alarme falso. A falha foi causada por um erro de comunicação durante um exercício na Agência de Gerenciamento de Emergências do Havaí. O administrador de gerenciamento de emergência do estado acabou renunciando do cargo.

Aniversariantes:

Renato Aragão – 85 anos - Antônio Renato Aragão é um ator, diretor, advogado, cineasta, produtor, comediante, dublador, humorista, escritor, roteirista, apresentador, empresário e cantor, famoso por liderar a série televisiva Os Trapalhões, nas décadas de 1970 e 1980. É também conhecido como Didi, seu principal personagem. Também é advogado, formado pela Faculdade de Direito do Ceará da Universidade Federal do Ceará em 1961.

Victor Pecoraro – 43 anos – Victor Daniel Pecoraro é um ator brasileiro. Interpretou na Globo, Maurício em “Chocolate com Pimenta” e Rubinho em “Aquele Beijo”. Já na RecordTV, foi protagonista na novela “Balacobaco” e atuou também na novela “Os Dez Mandamentos”. Seu último trabalho foi na novela Gênesis, também da RecordTV.

Gabriel Godoy – 36 anos – É um ator brasileiro nascido em São Paulo. Antes de ingressar na carreira artística, cursou faculdade de jornalismo, mas não concluiu com o intuito de se dedicar à profissão de ator. Se destacou na TV integrando a série "O Negócio", da HBO, como o malandro golpista Oscar. Atuou também na novela "Alto Astral", vivendo um romance com a personagem de Monica Iozzi. Em 2016, o ator foi escalado para interpretar o Leozinho, par de Fedora (Tatá Werneck), na novela das sete "Haja Coração". Sua última participação na TV foi na novela “Salve-se Quem Puder”.

Paulo César Tinga – 42 anos - Paulo César Fonseca do Nascimento, é um ex-futebolista brasileiro que atuava como volante e meia. Seu apelido advém de ter nascido e sido criado no bairro Restinga, na zona sul de Porto Alegre. Em abril de 2016, recebeu o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre, pela Câmara Municipal de Porto Alegre.

Orlando Bloom – 43 anos - Orlando Jonathan Blanchard Copeland Bloom é um ator britânico. É principalmente conhecido por seu papel de Legolas nas trilogias de O Senhor dos Anéis, O Hobbit e Troy e pelo papel de Will Turner em Piratas do Caribe. Orlando já foi nomeado embaixador da UNICEF em 2009.

Deixar um comentário