12/01/2021 09h22 - Atualizado em 12/01/2021 09h22

12 de janeiro na história: a morte de Maurice Gibb e as 916 mortes na enchente do RJ

Acompanhe os fatos que marcaram essa data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Reprodução/YouTube
12 de janeiro na história: a morte de Maurice Gibb e as 916 mortes na enchente do RJ

1861 — Era fundada a Caixa Econômica da Corte pelo imperador Pedro II do Brasil. Seu propósito era incentivar a poupança e conceder empréstimos sob penhor, com a garantia do governo imperial. Hoje chamada de Caixa Econômica Federal é uma instituição financeira, sob a forma de empresa pública, é o maior banco público da América Latina com patrimônio próprio e autonomia administrativa com sede em Brasília, no Distrito Federal, e com filiais em todo o território nacional. É vinculada ao Ministério da Economia.

1976 – Morria, aos 85 anos a escritora britânica Agatha Christie. Autora de 80 romances policiais, ela é a mais conhecida internacionalmente e uma das mais vendidas em todos os gêneros, perdendo apenas para William Shakespeare. Destacou-se no subgênero romance policial, tendo ganho popularmente, em vida, a alcunha de "Rainha/Dama do Crime". Segundo o Guiness Book, Christie é a romancista mais bem-sucedida da história da literatura popular mundial em número total de livros vendidos.

2001 - Morria, aos 73 anos, Adhemar Ferreira da Silva, único brasileiro a conquistar duas medalhas de ouro em Olimpíadas, considerado o criador da volta olímpica. Conquistou as medalhas de ouro no salto triplo nos Jogos de Helsinque 1952 e de Melbourne 1956. Em 2012, foi imortalizado no Hall da Fama do Atletismo. Ele é o único brasileiro a representar o país no salão da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), criado como parte das celebrações pelo centenário da instituição.

2003 - Morria o cantor Maurice Gibb, integrante do grupo Bee Gees, um dos grupos de maior sucesso de todos os tempos. Maurice Ernest Gibb foi um cantor, compositor, pianista, guitarrista, baixista, tecladista, multi-instrumentista britânico. Ele morreu devido complicações de uma cirurgia de obstrução intestinal.

2011 — Enchentes e deslizamentos de terra atingem a Região Serrana do Rio de Janeiro, causando o maior desastre climático da história do Brasil, com 916 mortes. A tragédia foi considerada como o maior desastre climático da história do país, superando os 463 mortos do temporal que atingiu o município paulista de Caraguatatuba, em 1967. No entanto, a maior tragédia natural da história do Brasil ainda é a grande inundação ocorrida na Serra das Araras, em janeiro de 1967, que, entre mortos e desaparecidos, vitimou cerca de 1 700 pessoas.

Que dia é hoje?

Dia do Empresário Contábil

Aniversariantes

Nando Reis – 57 anos - José Fernando Gomes dos Reis é um baixista, cantor, violonista e compositor brasileiro. Ex-baixista da banda de rock Titãs, atualmente segue em carreira solo, acompanhado pela banda Os Infernais. Chegou a cursar matemática na Universidade Federal de São Carlos por um ano, antes de desistir para dar atenção total aos Titãs. Foi membro da banda Titãs entre 1982 e 2002. Namorou a cantora Marisa Monte no início dos anos 1990.

Carlos Villagrán – 77 anos - Carlos Villagrán Eslava é um ator humorístico mexicano, mundialmente famoso por ter interpretado o garoto Quico, no seriado El Chavo del Ocho. Dia 12/01/09, mesmo dia de seu aniversário de 65 anos, Villagrán anunciou que estava aposentando o personagem Kiko em 2013. Em uma Turnê de despedida pelo Brasil encerrou sua carreira em 11/05/13 em seu Último show no Rio de Janeiro.

Christiane Amanpour – 63 anos - Christiane Maria Heideh Amanpour é uma jornalista e apresentadora de televisão britânico-iraniana. Amanpour é âncora chefe internacional da CNN e apresentadora do programa noturno de entrevistas Amanpour da CNN International. Ela também é apresentadora do programa Amanpour & Company, uma versão com duração estendida de seu programa homônimo, no canal PBS. A repórter ganhou fama internacional por sua postura destemida em meio as zonas de conflito da Guerra do Golfo.

Zayn – 28 anos - Zayn Javadd Malik é um cantor e compositor britânico. Ele ganhou proeminência no mercado musical após ter integrado a boy band One Direction com outros quatro cantores, que conheceu quando competia no programa de televisão The X Factor, em 2010. Embora tenham terminado em terceiro lugar, o grupo prontamente assinou um contrato discográfico com a Sony BMG Music Entertainment. Malik é muçulmano, tendo sofrido bastante discriminação em redes sociais pela sua religião. Em abril de 2016, o site Gigwise estimou a fortuna do artista em cerca de 30 milhões de libras esterlinas.

Deixar um comentário