11/01/2021 10h16 - Atualizado em 11/01/2021 16h29

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira

O exame é destinado a Jovens e Adultos que não concluíram os estudos na idade adequada
Por: Camila Mattos/Acústica FM - Foto: Divulgação
Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 começam nesta segunda-feira (11) e vão até 22 de janeiro. Os interessados podem se inscrever na página do Encceja na internet, gratuitamente. Caso necessário, o participante pode solicitar, durante a inscrição, atendimento especializado para o dia da prova.

O exame é constituído por quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.

Para conseguir o certificado do ensino fundamental ou do ensino médio, é necessário alcançar a nota mínima de 100 pontos nas provas objetivas (a nota máxima é de 180 pontos). Já na redação, a nota mínima exigida é de 5 pontos (a nota máxima é de 10 pontos).

O Encceja é destinado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade adequada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame.

As inscrições para o Encceja 2020 acontecem de forma on-line, através do site do exame.

Veja abaixo o passo a passo para se inscrever:

Acesse o site oficial do Encceja e vá até a página de inscrição.

http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

Informe seu CPF e data de nascimento.

Em seguida, informe seus dados pessoais.

Informe se você precisa de atendimento especializado.

Depois você deve informar o tipo de certificação que deseja obter, a cidade onde deseja realizar a prova e qual instituição deverá emitir o seu certificado.

Em seguida, responda atentamente ao questionário socioeconômico.

Informe um endereço de e-mail e número de telefone válidos para contato.

Crie uma senha para acessar o sistema.

Finalizada a inscrição, você deve aguardar pela data de liberação do cartão de confirmação. Por meio dele, você poderá checar a escola onde fará a prova.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pela realização do exame, que é aplicado desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação.

Deixar um comentário