28/12/2020 10h55 - Atualizado em 28/12/2020 10h55

28 de dezembro na história: o nascimento do cinema e a morte de Olavo Bilac

Acompanhe os fatos que marcaram essa data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Divulgação/Marvel
28 de dezembro na história: o nascimento do cinema e a morte de Olavo Bilac

1895 – Acontecia o nascimento do cinema. Data em que os irmãos Lumière projetaram publicamente a saída dos operários de uma fábrica francesa em Lyon. O êxito desse invento foi imediato, em solo francês, assim como em toda a Europa e América do Norte. Em um ano, os irmãos Lumière criaram mais de 500 filmes, marcados pela ausência de atores e ornamentos naturais, a brevidade, a ausência de montagem e a posição fixa da câmara. O desenvolvimento das novas técnicas cinematográficas, de uma maior narrativa, e a elaboração dos primeiros roteiros de ficção, fez que os irmãos Lumière ficassem em segundo plano no desenvolvimento de seu cinematógrafo.

1918 – Morria aos 53 anos o poeta e jornalista Olavo Bilac. Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac, membro fundador da Academia Brasileira de Letras, em 1896. Apesar de ter ingressado nos cursos de medicina e de direito, não concluiu nenhum deles. Ele preferia a vida de jornalista, poeta e as rodas de boêmia e de literatura do Rio. Por conta de sua profissão e de seu contato com intelectuais e políticos arranjou o emprego de inspetor escolar. No fim da sua vida e reconhecido, Bilac recebeu o título de professor honorário da Universidade de São Paulo. Também foi eleito Príncipe dos Poetas Brasileiros pela revista Fon-Fon, em 1907.

1922 - Nascia Stan Lee, o criador do Homem-Aranha, Vingadores e X-Men. Um dos responsáveis pelo sucesso mundial da Marvel Comics nascia em Nova York. Em parceria com renomados desenhistas ele criou super-heróis "mais humanos", como Homem-Aranha, Incrível Hulk, Homem de Ferro, os X-Men, Demolidor, Thor, Os Vingadores, Quarteto Fantástico e Doutor Estranho. Esse novo gênero de super-herói fez com que a Marvel deixasse de ser uma pequena editora de HQs e se transformasse em uma das maiores corporações de entretenimento do planeta. Os heróis de Stan Lee, ao contrário dos invencíveis Super-Homem ou Mulher Maravilha, tinham preocupações comuns como pagar contas, agradar a namorada ou cuidar de uma tia idosa. Eles também poderiam ficar frustrados ou feridos. Stan Lee também faz pequenas aparições no cinema, nos filmes sobre os seus super-heróis. Ele morreu em 12 de novembro de 2018, aos 95 anos.

Que dia é hoje?

Dia da Marinha Mercante (É um tributo ao aniversário de Irineu Evangelista de Souza, o visconde e barão de Mauá. Nascido aqui em Arroio Grande, em 1813, ele foi um importante incentivador do crescimento e desenvolvimento de portos no Brasil).

Dia do Salva-vidas

Aniversariantes:

Wanessa Camargo - 38 anos - Wanessa Godói Camargo Buaiz é uma cantora, dançarina, compositora e atriz brasileira. Durante a década de 1990, ela integrou a versão brasileira do musical Cats e fez parte do grupo de bailarinos da dupla Zezé Di Camargo & Luciano. Camargo atingiu o estrelato no início da década de 2000, quando assinou um contrato com a BMG e lançou os álbuns homônimos Wanessa Camargo (2000), Wanessa Camargo (2001) e Wanessa Camargo (2002), que foram certificados com ouro pela Pro-Música Brasil[4] e produziram singles como "O Amor não Deixa", "Eu Quero Ser o Seu Amor" e "Sem Querer", respectivamente. Em 2004, ela lançou seu primeiro álbum ao vivo, Transparente Ao Vivo. Entre 2002 e 2004, foi uma das apresentadoras do programa Jovens Tardes, da Rede Globo.

Édgar Vivar – 74 anos - Édgar Vivar Villanueva é um ator, comediante e dublador mexicano. Tornou-se conhecido ao interpretar os personagens Senhor Barriga e Nhonho no seriado mexicano Chaves, Botijão em Los Caquitos e Pança em Panza. Édgar também teve outras participações em programas do Chespirito. Atualmente, está se dedicando muito ao teatro, onde atua em várias peças. Em uma entrevista, ele contou que, por falta de convites, não está trabalhando mais na televisão. Além de ator, Édgar Vivar é formado em medicina, mas trabalhou apenas dois anos como médico.

Larissa Manoela – 20 anos - Larissa Manoela Taques Elias Santos é uma atriz e cantora brasileira. Seu trabalho mais conhecido foi na telenovela Carrossel, como Maria Joaquina. Participou da série Patrulha Salvadora, no SBT, no mesmo papel. Ela comprou uma casa em Orlando, onde vai alugar para os fãs passarem as férias. A mansão é toda temática, cada quarto equivale a alguns projetos que teve ao longo de sua carreira.

John Legend – 42 anos - John Roger Stephens é um cantor e compositor norte-americano, vencedor do Oscar de Melhor Canção Original pela canção Glory para o filme Selma. Legend criou a música "All of me" para dedicar à mulher. Cantou a canção tema do filme Bela e a fera.

Deixar um comentário