24/12/2020 10h41 - Atualizado em 24/12/2020 10h45

Boticário se une à Black House, primeira casa de influenciadores pretos do Brasil

Em ação inédita no TikTok, programa faz parte de ações de diversidade, inclusão e representatividade
Por: Taís Hens / Moglia Comunicação Empresarial - Foto: O Boticário
Boticário se une à Black House, primeira casa de influenciadores pretos do Brasil

Dando sequência às suas ações da jornada de diversidade, inclusão e representatividade, o Boticário acaba de anunciar uma parceria no TikTok com a Black House (@ablackhouse), a primeira casa de tiktokers, aqui no Brasil, formada exclusivamente por integrantes pretos. A iniciativa da marca, que é também a primeira a se juntar à casa de creators, consiste em realizar conteúdos criativos inspirados no espírito natalino. A ação principal consiste em um tradicional Amigo Secreto, mas com um elemento especial: só com creators pretos – destacando o talento de grandes sucessos da plataforma e dando mais visibilidade a personalidades que, por muitas vezes, são menos contemplados no mercado de influenciadores.

Daqui até o Natal, diversos influenciadores da Black House vão tomar conta do TikTok do Boti trazendo sugestões de presentes para parceiros, familiares e amigos. Afinal, Boticário é sinônimo de Natal. A ideia é uma iniciativa da SoWhat, agência parceira do Boticário. Para acompanhar os conteúdos, basta acessar os perfis no TikTok e no Instagram da marca (@oboticario) e da house (@ablackhousebr). Confira o primeiro post da parceria aqui.

Criada pela SoWhat, a ação é reflexo de uma imersão em TikTok que a agência vem fazendo desde o final do ano passado, quando o app começou a dar sinais de que bombaria no Brasil em pouco tempo. Neste ano, com a tendência se confirmando, as equipes não tiveram dificuldades em trabalhar rapidamente com o novo algoritmo e criar estratégias de conteúdo inteligentes e autênticas para a nova rede. No total, nove influenciadores participarão do projeto, cocriando dezenas de vídeos durante os próximos dias unindo a expertise da agência com a criatividade e a autenticidade de cada um deles. Sendo eles: @beagalhano, @matheuspasquarelli, @iamirella, @mellaniepoca, @esdrascomedy, @sarah.gama, @victorg_j, @abneralmiro e @eericborges. Juntos, eles reúnem uma audiência de 5,4 milhões de seguidores.

Além da iniciativa, a marca preparou um vídeo emocionante para a Campanha de Natal. O filme conta a história de uma criança que não se vê representado nos natais ao longo de sua infância, e muda a história da própria família ao encarnar um Papai Noel negro para os filhos.

A proposta da marca de beleza mais amada* pelos brasileiros é contribuir para uma reflexão necessária, dentro e fora das telas. O combate ao racismo e a luta pela equidade racial devem ser atitudes o ano todo, mas o Boticário escolheu a data mais importante do varejo para mobilizar a sociedade. E começou com esse movimento dentro de casa.

Todas as ações da marca reafirmam o compromisso do Boticário com a diversidade em sua comunicação e atuação no mercado de cosmético. “Temos uma estratégia robusta em diversidade e vamos continuar firmes nessa construção, sabendo que ainda temos grandes desafios pela frente. Como a marca de beleza mais amada do Brasil, compreendemos que nosso papel é estimular e valorizar cada vez mais a pluralidade entre as pessoas”, comenta Alexandre Bouza, head do Boticário.

Já para Bruno Lunardon, sócio e CEO da SoWhat, “A curadoria passou por diversos nomes, mas escolhemos a Black House pela total conexão com a mensagem de O Boticário para este ano, além de acompanhar um movimento nativo de creators que surgiu nos EUA e que agora começa a surgir com força no Brasil: casas que reúnem diferentes talentos, convivendo durante alguns dias com o principal objetivo de produzir conteúdo e impulsionar suas bases de seguidores. Juntos, eles impulsionam a audiência um do outro e amplificam importantes mensagens, como essa da marca”, destaca.

Ainda recentes no Brasil, as casas de creators trazem pouca diversidade entre seus moradores. Quebrando essa barreira, a Black House braisileira foi idealizada por @beagalhano, uma tiktoker de 16 anos que, com o apoio e autorização de seus pais, contemplou creators pretos que se uniram em prol da representatividade, discutindo a falta de visibilidade dada a eles. Os custos da primeira edição foram divididos entre os integrantes.

*Fonte: Kantar World (2018,2019)

#OndeTemAmorTemBeleza

#QueVocêSejaTudoQueDesejar

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Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do país; com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Eleita a marca mais lembrada em Diversidade e Inclusão** e comprometida com a beleza das pessoas e do planeta, o Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos, para torná-los cada vez mais sustentáveis.

*Fonte: Kantar, LinkQ Online, Total Brasil, 2.500 lares compradores de perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem, Dezembro de 2019.

**Fonte: Oldiversity. Grupo Croma Nov/2017

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