24/12/2020 09h42 - Atualizado em 24/12/2020 09h42

24 de dezembro na história: o fim da escravidão em Cuba e o último episódio de Castelo Rá-Tim-Bum

Acompanhe os fatos que marcaram essa data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: TV Cultura/Divulgação
24 de dezembro na história: o fim da escravidão em Cuba e o último episódio de Castelo Rá-Tim-Bum

1879 – Chegava ao fim a escravidão em Cuba. A lei determinou aos defensores vários deveres como: Sustentar seus amparados, vesti-los, assisti-los em suas enfermidades, retribuir seus trabalhos com a remuneração mensal determinada nesta lei, entre outros. Além do desenvolvimento social que esta abolição presume para quem vivia na condição de escravos, também se fez valer o direito correspondente a uma plena identificação como cidadão e, para tanto, receberam uma cédula com todos os direitos e deveres do seu novo estado.

1904 - É inaugurada a Pinacoteca do Estado de São Paulo. (Pinacoteca é um museu que contém um acervo de pinturas). O prédio da Pinacoteca ocupa um edifício no Jardim da Luz, no centro de São Paulo, projetado para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios. É o mais antigo museu de arte de São Paulo. A Pinacoteca abriga um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, com quase oito mil peças. Complementam a coleção pinturas oitocentistas europeias e esculturas francesas, com destaque para o conjunto de nove bronzes de Auguste Rodin.

1997 - Chegava ao fim a produção do clássico Castelo Rá-Tim-Bum. Um dos clássicos da televisão brasileira, o programa infanto-juvenil Castelo Rá-Tim-Bum, era exibido pela última vez, originalmente, neste dia. O programa foi um sucesso de público e crítica, líder de audiência da emissora. Sua exibição original começou em 9 de maio de 1994 e, ao todo, foram produzidos 90 episódios, mais um especial. Mais de 250 profissionais se dedicaram para a produção do programa entre diretores, atores, equipe de efeitos visuais, cenógrafos, pintores, marceneiros, músicos, professores e pedagogos.

2010 - Morria Orestes Quércia, político, ex-senador, e ex-governador de SP. Neste dia, morria em São Paulo (SP), o político e empresário Orestes Quércia. Ele morreu vítima de câncer da próstata, aos 72 anos. Nascido na cidade de Pedregulho (SP) no dia 18 de agosto de 1938, ele se formou jornalista em Campinas e também era advogado e administrador de empresas. Sua carreira política foi marcada por grandes obras (como inaugurações de estações do metrô em São Paulo e o Memorial da América Latina) e também por polêmicas e acusações de corrupção, que acabaram afetando de maneira definitiva sua popularidade.

Que dia é hoje?

Dia do Órfão.

Véspera de Natal.

Aniversariantes:

Ricky Martin – 49 anos - Enrique Martín Morales é um cantor, compositor e ator porto-riquenho. Foi um dos maiores ídolos adolescentes na América Latina durante os anos 90 e uma figura importante na música pop americana até o final da década. Martin ficou mundialmente conhecido por ser o vocalista da banda Menudo. Depois de cinco anos com o grupo, ele lançou vários álbuns solo em espanhol na década de 1990. O cantor também atuou no palco e na televisão no México, onde conseguiu um estrelato modesto. Ele apareceu na novela de televisão norte-americana General Hospital (1994), interpretando um cantor porto-riquenho.

Humberto Gessinger – 57 anos – Gaúcho de Porto Alegre, é vocalista, baixista, pianista, guitarrista, gaitista, violonista, acordeonista, escritor brasileio. É o líder da banda Engenheiros do Hawaii, Fez turnê ao lado do guitarrista Duca Leindecker, trabalhou no projeto Pouca Vogal, insular, Louco Pra Ficar Legal e o mais recente projeto: 'Desde Aquela Noite', com uma turnê intitulada 'Desde Aquele Dia' em homenagem aos 30 anos do disco "A Revolta dos Dândis".Gessinger já escreveu para colunas em jornais, apesar de não ter formação na área. Ao contrário do que muitos pensam, Gessinger não se formou em engenharia, tendo realmente estudado arquitetura, desta forma, o nome da banda era uma brincadeira com os estudantes de engenharia.

Deixar um comentário