22/12/2020 11h45 - Atualizado em 22/12/2020 11h48

Agentes passam a utilizar câmeras nas abordagens da Balada Segura

Tecnologia vai prevenir agressões aos agentes e dar maior confiabilidade ao motorista
Por: Gil Martins/Acústica FM - Fotos: Divulgação
Agentes passam a utilizar câmeras nas abordagens da Balada Segura

Desde a última sexta-feira (18), no primeiro dia do RS Verão Total 2020/2021, todas as abordagens feitas por agentes de trânsito do DetranRS estão sendo filmadas. Com a tecnologia, a Autarquia quer prevenir agressões aos agentes e dar maior confiabilidade ao motorista, que saberá que as abordagens são realizadas dentro dos preceitos legais. As filmagens também poderão ser utilizadas pelo poder judiciário para aumentar a prova e dispensar a oitiva das partes.

- TOQUE AQUI E RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP GRATUITAMENTE

Segundo a diretora institucional do DetranRS, Diza Gonzaga, “as câmeras representam uma evolução para as blitze, pois conferem mais segurança para os agentes de trânsito e mais transparência para a sociedade. Elas serão utilizadas por um período de teste, para que sejam feitos ajustes e definidos os procedimentos. Depois, será elaborada uma normativa para utilização”.

Tecnologia

As body câmeras são específicas para este tipo de ação: pequenas, resistentes à chuva, poeira e quedas, além de possuírem autonomia de até 10 horas de filmagem. Todas têm um número de série, são homologadas pela Anatel, e não há interferência de outro equipamento. Os aparelhos possuem infravermelho e garantem o registro de até 10 metros no escuro. Cada frame do vídeo ou foto possui uma assinatura digital para garantir que é fidedigno, via GPS.

Cada agente utilizará sua própria câmera. A conexão por software com login e senha desbloqueia o cartão de memória para que seja gravado no dockstation. O descarregamento é feito somente por pessoa autorizada, para evitar que os arquivos sejam editados ou apagados.

Texto: Detran-RS

Deixar um comentário