21/12/2020 10h49 - Atualizado em 21/12/2020 10h49

21 de dezembro na história: morte do "Júpiter Maçã" e incêndio no Museu da Língua Portuguesa

Acompanhe os fatos que marcaram essa data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Divulgação/Bombeiros do Estado de São Paulo
21 de dezembro na história: morte do "Júpiter Maçã" e incêndio no Museu da Língua Portuguesa

1898 - Pierre e Marie Curie descobriam o rádio. O casal Marie e Pierre estudaram os materiais radioativos, em particular o urânio na forma de pechblenda, que tinha a curiosa propriedade de ser mais radioativa que o urânio que dela se extraía. A explicação lógica foi supor que a pechblenda continha resíduos de algum elemento muito mais radioativo que o urânio. Descobriram também que o tório era capaz de produzir radioatividade. Após vários anos de trabalho constante, por meio da concentração de diversas classes de pechblenda, em 21 de dezembro de 1898, foram encontrados dois novos elementos químicos. Um foi nomeado como polônio em referência a seu país nativo, e o outro, rádio devido a sua radioatividade intensa.

1937 - Chegava aos cinemas Branca de Neve e os Sete Anões, primeiro longa animado da Disney. Primeiro longa-metragem de animação, torna-se um grande sucesso de bilheteria. Foi o primeiro filme totalmente a cores do mundo, além de marcar a estreia dos Estúdios Disney nas produções de longa-metragem. A história é baseada em um conto dos Irmãos Grimm. Branca de Neve e os sete anões teve um enorme impacto cultural, resultando em atrações nos parques temáticos da Disney, videogames e livros. Foi classificado na lista dos melhores filmes dos Estados Unidos segundo o American Film Institute.

1980 - Morria o dramaturgo e jornalista Nelson Rodrigues. Autor de obras polêmicas, o escritor é considerado um gênio da cultura brasileira. Revolucionou o teatro, com as peças, "Vestido de Noiva", "Boca de Ouro", "A Falecida", "Toda Nudez Será Castigada", entre outras. Teve a carreira marcada pela crítica, ao explorar a vida cotidiana do subúrbio carioca, com crimes e diálogos carregados de tragédia e humor.

2007 - Morria aos 45 anos o ator Norton Nascimento, devido a falência cardíaca por quadro infeccioso pulmonar. O ator iniciou sua carreira na televisão na novela Os Imigrantes, exibida na Rede Bandeirantes em 1981, ao mesmo tempo que jogou basquete profissionalmente, o que faria até os 27 anos. Só teria destaque na televisão ao participar da minissérie Agosto e da novela Fera Ferida, de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares ambas em 1993, na Rede Globo. Logo se seguiriam outros papéis de destaque, como nas novelas A Próxima Vítima (1995) e A Padroeira (2001). Participou também da telenovela Maria Esperança, exibida em 2007 pelo SBT, seu último trabalho na televisão.

2012 - O dia em que o mundo não acabou no Calendário Maia. O dia em que o mundo acabaria para muitas pessoas. Assim ficou marcado para alguns o 21 de dezembro de 2012, por conta do encerramento de um longo ciclo do calendário maia, o "13 Baak t'un", que havia então começado há 5125 anos. Contudo, como se pode ver, ainda estamos aqui para ler este texto, e o mundo parece ter seguido o seu curso. Por causa dos rumores de que o mundo iria acabar, cientistas e até a agência espacial norte-americana, a Nasa, divulgaram que não havia nada que indicasse que o fim do mundo estava a caminho, como por exemplo um grande asteroide que pudesse destruir a Terra.

2015 - Morria aos 47 anos, Flávio Basso, conhecido como Júpiter Maçã. Referência fundamental do rock gaúcho, foi fundador das bandas TNT e Os Cascavelletes, que influenciaram toda uma nova geração de bandas gaúchas dos anos 90 em diante. Em carreira solo, foi reconhecido com um dos ícones da psicodelia brasileira, ao trazer um novo grau de experimentalismo ao rock nacional, com o disco "A Sétima Efervescência", eleito pela revista Rolling Stone Brasil um dos "100 maiores discos da música brasileira, e o maior disco da história do rock do Sul ".

2015 - Também em 2015, um incêndio de grandes proporções atingia o Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros informou à época, o incêndio destruiu o segundo e terceiro andares do museu. O teto de madeira ainda desabou. Em 2019, a Polícia Civil de São Paulo concluiu o inquérito do caso que apontou que o fogo foi causado por defeito num dos holofotes do prédio na região central da capital. Um bombeiro, de 39 anos, morreu após parada cardiorrespiratória devido à fumaça.

Que dia é hoje?

Dia do Atleta

Início do Verão

Aniversariantes

Samuel L. Jackson – 69 anos - Samuel Leroy Jackson é um ator e produtor norte-americano. Alcançou a fama no início da década de 1990. Recebeu diversos prêmios por suas atuações cinematográficas, e atua em diversas mídias além de filmes, como séries de televisão, dublagem de videogames e etc. Samuel declarou que os filmes o permitem "fazer coisas que via quando criança". Jackson é o ator mais prolífico da história do cinema, com os filmes que participou lucrando, no total, mais de US$ 7,1 bilhões de dólares nos Estados Unidos.

Jane Fonda – 83 anos - Jane Seymour Fonda é uma atriz, escritora, ativista, modelo, empresária, e autora estadunidense. Filha do renomado ator Henry Fonda, Jane iniciou sua carreira no cinema em 1960, no filme Tall Story, ao lado de Anthony Perkins. Mais tarde, despontou como sex symbol com os filmes Cat Ballou (1965) e Barbarella (1968). Em 1971, recebeu seu primeiro Oscar de melhor atriz pelo filme Klute. Em 1978, recebeu novamente o prêmio, pelo filme Amargo Regresso. Atualmente ela protagoniza a série original Netflix Grace and Frankie junto com Lily Tomlin.

Kiefer Sutherland – 54 anos - Kiefer William Frederick Dempsey George Rufus Sutherland é um ator canadense nascido no Reino Unido. É vencedor dos prémios Emmy e o Globo de Ouro. É mais conhecido pelo seu papel como Jack Bauer, protagonista na série de televisão 24 da Fox, pela qual ganhou o Globo de Ouro e o Emmy de melhor ator em série dramática em 2002 e 2006, respectivamente. Atualmente interpreta o presidente dos Estados Unidos, Tom Kirkman, na série Designated Survivor, da Netflix.

Deixar um comentário