14/12/2020 11h40 - Atualizado em 14/12/2020 11h40

14 de dezembro na história: nascimento de Nostradamus e "Mazembe Day"

Acompanhe os fatos que marcaram essa data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Divulgação
14 de dezembro na história: nascimento de Nostradamus e "Mazembe Day"

1503 - Nascia o lendário "profeta" Nostradamus. O médico, astrólogo e matemático francês tornou-se um renomado vidente, autor de diversas profecias que são debatidas até hoje. Sua obra mais famosa, As Profecias, é apontada por alguns como um livro com previsões codificadas do futuro. Quando ele lançou o livro As Profecias, muitas pessoas pensaram que ele tinha poderes diabólicos e o chamaram de herege. Contudo, alguns aprovavam suas publicações, pois inspiravam profecias espirituais. Nostradamus morreu no dia 2 de julho de 1566, na cidade francesa de Salon-de-Provence. Ele sofria de epilepsia psíquica, gota e insuficiência cardíaca. Morreu vítima de um edema cardiopulmonar.

1799 – Morria George Washington. Ele foi o primeiro presidente dos Estados Unidos. Ocupou o cargo de primeiro mandatário em duas ocasiões, mas se recusou a um terceiro, visto que havia estabelecido um precedente de, no máximo, dois mandatos para um presidente nesse país. Por causa de sua importante participação na fundação dos Estados Unidos, George Washington é conhecido como "pai da nação americana". Os rankings históricos realizados entre os estudantes mostram-no como um dos maiores presidentes da história.

2004 - O Viaduto de Millau, a ponte mais alta do mundo, é formalmente inaugurado perto de Millau, na França. O Viaduto de Millau (em francês: Viaduc de Millau) é uma grande ponte suspensa por cabos que facilita a travessia do vale do rio Tarn, próximo de Millau, no sudoeste da França. Projetada pelo arquiteto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês especializado em pontes Michel Virlogeux, tem 343 metros de altura. Foi inaugurada em 14 de dezembro de 2004 e aberta ao tráfego dois dias depois.

2010 – Acontecia o vexame do Internacional no Mundial de Clubes, o famoso “Mazembe Day”. Neste dia, o Internacional protagonizou uma das histórias mais vexatórias do futebol brasileiro. A equipe colorada perdeu por 2 a 0 para o desconhecido Mazembe, da República Democrática do Congo, e ficou de fora da final do Mundial de Clubes da Fifa.

Que dia é hoje?

Dia Nacional do Ministério Público

Dia do Engenheiro de Pesca.

Aniversariantes do dia

Mumuzinho – 37 anos - Márcio da Costa Batista é um ator e cantor brasileiro de pagode. O cantor nasceu no bairro de Realengo. É irmão do ator Marcelo Batista. Atuou em diversos filmes nacionais, dentre os quais "Xuxa Popstar" (2000), "Cidade de Deus" (2002), "Cidade dos Homens" (2007) e "Tropa de Elite" (2007). Participou do o programa Esquenta! da apresentadora Regina Casé. Em 11 de setembro de 2020, foi anunciado como jurado da 5ª temporada de The Voice Kids Brasil, substituindo temporariamente a cantora Claudia Leitte.

Ellen Jabour – 43 anos - Ellen de Sousa Jabour Alvarenga é uma atriz, apresentadora e ex-modelo brasileira. Apesar de ter nascido em Brasília, sua família mudou-se para o Rio de Janeiro com poucos dias de vida. Em 2004, Ellen Jabour teve seu nome ligado a uma investigação de fraudes e pagamentos de propinas no Ministério da Saúde, feita pelo Ministério Público e pela Polícia Federal, a chamada "Operação Vampiro". Ellen, colocada como sócia do pai na empresa ITCLab junto com a irmã Kelly, assinou cheques em valores de um milhão de reais e também foi chamada a prestar esclarecimentos sobre sua real participação na sociedade familiar e no caso investigado, suspeitas de terem sido usadas pelo pai como "laranjas" na empresa.

Dilma Rousseff – 72 anos - Dilma Vana Rousseff é uma economista e política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) e 36ª Presidente do Brasil, tendo exercido o cargo de 2011 até seu afastamento por um processo de impeachment em 2016. Teve o mandato presidencial definitivamente cassado em 31 de agosto de 2016, porém não perdeu o direito de ocupar outros cargos públicos. Em 2018 mudou-se para Minas Gerais e candidatou-se a senadora, sendo derrotada.

Deixar um comentário