07/12/2020 09h19 - Atualizado em 07/12/2020 09h23

07 de dezembro na história: ataque a Pearl Harbor e o fim da Caverna do Dragão

Acompanhe os fatos que marcaram essa data ao longo dos anos
07 de dezembro na história: ataque a Pearl Harbor e o fim da Caverna do Dragão

1940 — O Presidente Getúlio Vargas promulgava o Código Penal Brasileiro. Este é o 3º da história do Brasil e o que está há mais tempo em vigência, após os códigos de 1830 e 1890. Apesar de ser extenso, o Código Penal não compreende toda a questão penal prevista na lei brasileira e, por isso, há uma grande quantidade de leis penais especiais.

1941 — Os Estados Unidos entravam na Segunda Guerra Mundial depois que os japoneses atacaram a base militar americana de Pearl Harbor, no Havaí. Foi um ataque de surpresa contra a frota do Pacífico da Marinha dos EUA e as suas forças de defesa, o corpo aéreo do Exército e a força aérea da Marinha. O ataque atingiu 11 navios e 188 aviões e matou 2403 militares dos EUA, além de 68 civis.

1972 – Famosa foto da Terra é tirada pela tripulação da Apollo 17. Foi a última missão humana enviada à Lua. A imagem, batizada em inglês de Blue Marble (bola de gude azul ou bolinha azul), seria de autoria de Harrison H. Schmitt, mas a Nasa dá o crédito a toda a tripulação. A imagem, tirada a 45 mil quilômetros da Terra, é uma das poucas a mostrar o planeta totalmente iluminado, já que os astronautas tinham o Sol atrás deles no momento da foto.

1985 - Chegava ao fim a produção original da série animada "Caverna do Dragão", um grande sucesso no começo dos anos 80. A série possui 27 episódios divididos em três temporadas, transmitidas originalmente entre os anos de 1983 e 1985. A trama da envolvente história é em torno de seis crianças/adolescentes que estão em um parque de diversões e embarcam em uma montanha-russa. No meio do passeio, abre-se um portal, e o grupo é transportado para um mundo completamente diferente e mágico, com dragões, feiticeiros, orcs, fadas, unicórnios entre muitos outros.

1987 - Plano Piloto de Brasília era declarado Patrimônio Cultural da Humanidade. Foi considerado pela UNESCO em função do seu conjunto arquitetônico e urbanístico. A capital do Brasil é a única cidade do mundo construída no século 20 que recebeu a honraria. Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, Brasília tornou-se, formalmente, a terceira capital do Brasil, depois de Salvador e Rio de Janeiro.

2016 - Após um jejum de 15 anos sem títulos nacionais da primeira divisão, o Grêmio vencia a Copa do Brasil. Foi a 28ª final dessa competição brasileira de futebol organizada pela CBF. Foi decidida por Grêmio e Atlético Mineiro em duas partidas. O primeiro duelo ocorreu em 23 de novembro no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Já o segundo confronto, que seria realizado no dia 30 de novembro, foi remarcado para 7 de dezembro, em razão do acidente ocorrido com o time da Chapecoense no dia 29 de novembro. Ainda sim o jogo foi na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, onde ocorreu diversas homenagens.

Que dia é hoje?

Dia Internacional da Aviação Civil - Evento internacional criado para homenagear o setor, comemorado no Brasil e Portugal.

Aniversariantes

Roberta Close – 55 anos - Roberta Gambine Moreira é uma modelo, atriz, cantora e apresentadora transexual suíço-brasileira. Ela foi a primeira modelo trans a posar nua para a edição brasileira da revista Playboy. O sobrenome artístico "Close" veio em função da extinta revista Close, para a qual Roberta posou somente de calcinha branca e escondendo o rosto aos dezessete anos de idade, edição que vendeu milhões de cópias e a projetou nacionalmente.

Xuxa Lopes – 65 anos - Maria Luísa de Sousa Dantas Lopes, conhecida pelo seu nome artístico de Xuxa Lopes, é uma atriz brasileira. Teve um filho de nome Bento, fruto de seu relacionamento com o ator Cláudio Marzo. Ela esteve presente em quatro filmes da diretora Ana Carolina: Das Tripas Coração, Sonho de Valsa, Amélia e Gregório de Mattos. Na TV fez papéis de destaque em Laços de Família, Zazá, Páginas da Vida, entre outras.

Kauan (Cantor) – 31 anos - Osvaldo Pinto Rosa Filho é um cantor brasileiro conhecido por integrar a dupla sertaneja Matheus e Kauan. Os irmãos estão na estrada desde 2010, e fazem parte da nova geração da música sertaneja. Atualmente também cantam o ritmo pop, com diversos outros ritmos em seu repertório. Alcançaram o sucesso em 2015, com o hit "Que Sorte a Nossa", alcançando mais de 180 milhões de acessos na internet e ganhando espaço entre uma das mais tocadas nas rádios de todo Brasil.

Deixar um comentário