01/12/2020 09h59 - Atualizado em 01/12/2020 09h59

01 de dezembro na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Divulgação
01 de dezembro na história

1822 - D. Pedro I era coroado imperador do Brasil. Pouco menos de três meses após ter proclamado a independência do Brasil, D. Pedro I foi coroado imperador do novo país. Pouco depois, em março de 1824, ele já teria derrotado todos os exército leais a Portugal e, no mesmo ano, iria instituir a primeira Constituição do Brasil, que contava com o poder Moderador, exercido pelo imperador, que estava acima dos demais poderes - Legislativo, Executivo e Judiciário. Dom Pedro I ficou no poder até 7 de abril de 1831, quando, incapaz de lidar com os problemas do Brasil e de Portugal ao mesmo tempo, abdicou do trono em favor do seu filho Dom Pedro II, retornando à Europa.

1949 - Um dos mais poderosos traficantes do mundo, Pablo Emílio Escobar Gaviria, mais conhecido como Pablo Escobar, nascia em Rio Negro, na Colômbia. Ele conquistou fama mundial e tornou-se um dos homens mais ricos do mundo por conta do tráfico de cocaína aos Estados Unidos e outros países. Estima-se que no auge de sua carreira, movimentava US$ 1 milhão por dia e que seu patrimônio era de US$ 13 bilhões.

1955 - Rosa Parks era presa por negar assento a homem branco em ônibus nos EUA. Ela foi detida por não respeitar as leis locais de segregação social na cidade. A prisão de Parks, que já era envolvida em movimentos contra o racismo, resultou em um generalizado boicote dos negros ao transporte público da cidade. O ato de desobediência civil foi organizado por um jovem pastor chamado Martin Luther King, Jr. Rosa Parks entrou para a história como "a mãe dos movimentos pelos direitos civis". Depois da aposentadoria, ela escreveu uma autobiografia.

2018 - Morria George H. W. Bush, ex-presidente dos Estados Unidos. O político estadunidense morreu no início da madrugada de 01 de dezembro de 2018, aos 94 anos, em Houston, Texas, nos Estados Unidos. Ele foi o 41º presidente dos EUA. Diagnosticado com mal de Parkinson, em seus últimos anos de vida ele teve diversos problemas de saúde. O político morreu em casa.

Que dia é hoje?

Dia Mundial de Combate à AIDS (é uma data voltada para que o mundo una forças para a conscientização sobre a Síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA). Desde o final dos anos 80, tal dia vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo.)

Dia do Imigrante

Dia do Numismata - é a ciência que tem por objetivo o estudo sob o ponto de vista histórico, artístico e econômico das cédulas, moedas e medalhas, muito embora o termo também seja empregado como sinônimo ao colecionismo desses itens.

Aniversariantes:

Lucas Silveira – 36 anos - Lucas Cesar Lima Silveira é um cantor, guitarrista, pianista, escritor e compositor brasileiro. Em 1999 ajudou a fundar a banda Fresno, da qual é vocalista até os dias atuais. Em 2010 lançou seu primeiro álbum solo, The Rise and Fall of Beeshop. Lucas é casado com a skatista Karen Jonz. O casal tem uma filha, Sky Jonz Silveira, que nasceu em Janeiro de 2016.

Javier Aguirre – 62 anos - Javier Aguirre Onaindía é um treinador e ex-futebolista mexicano que atuava como meio-campista. Atualmente, comanda o Leganés. Dirigiu a Seleção Mexicana que disputou a Copa do Mundo FIFA de 2010. Aguirre pediu demissão após eliminação da seleção para a Argentina, nas oitavas-de-final da Copa.

Walcyr Carrasco – 68 anos - Walcyr Rodrigues Carrasco é um novelista, escritor, jornalista, dramaturgo e autor de telenovelas brasileiro. Em 1982, lançou seu primeiro livro infantil, Quando meu irmãozinho nasceu, publicou pela Editora Paulinas. É dele sucessos como O Cravo e a Rosa, Chocolate com Pimenta, Alma Gêmea, Caras e Bocas, Verdades Secretas, O outro Lado do Paraíso e a Dona do Pedaço.

Sebastián Piñera – 70 anos - Miguel Juan Sebastián Piñera Echenique é um empresário e político chileno. Desde 2018 é presidente da República do Chile, cargo que também ocupou entre 2010 e 2014. Também foi, entre 2011 e 2013, o primeiro presidente temporariario da CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), e desde 2019 é o primeiro presidente temporário da Prosul (Fórum para o Progresso e Desenvolvimento da América do Sul).

Woody Allen – 84 anos - Heywood Allen é um cineasta, roteirista, escritor, ator e músico norte-americano. Vencedor de inúmeros prêmios no cinema e autor de aproximadamente 50 filmes, suas obras abordam os relacionamentos humanos de uma maneira leve e com diálogos afiados. Antes de fazer sucesso, fez grande carreira em clubes de comédia e escreveu para TV e teatro. Quando seu filme Noivo neurótico, noiva nervosa (Annie Hall), de 1977, ganhou quatro estatuetas do Oscar, ele preferiu tocar com sua banda em um pub a comparecer à cerimônia. Para a produção dos seus filmes, Woody Allen conta com bastante liberdade criativa, algo raro na indústria do cinema.

Deixar um comentário