24/11/2020 09h14 - Atualizado em 24/11/2020 09h14

24 de novembro na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
24 de novembro na história

1859 - Publicado pela primeira vez o livro "A Origem das Espécies", do naturalista britânico Charles Darwin, que apresenta a Teoria da Evolução. A obra, lançada em Londres, se esgotou imediatamente e sua teoria foi abraçada por vários cientistas, pois resolvia alguns enigmas da ciência biológica. Por outro lado, cristãos ortodoxos condenaram o trabalho como heresia, já que contrariava o relato bíblico da criação. A controvérsia sobre as ideias de Darwin se aprofundaram com a publicação de "A Descendência do Homem e Seleção em Relação ao Sexo" (1871), em que ele apresentou evidências da evolução do homem a partir dos macacos.

1861 – Nascia o poeta simbolista Cruz e Sousa. Nesse dia, nascia em Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis), João da Cruz e Sousa, poeta e um dos pioneiros do movimento simbolista no Brasil. Seus poemas são marcados pela musicalidade, individualismo e também pela cor branca. Filho de ex-escravos negros, Cruz e Sousa cresceu sob a tutela de seu ex-senhor, o Marechal Guilherme Xavier de Sousa, de quem adotou o nome de família Sousa. Cruz e Sousa morreu no dia 19 de março de 1898, na cidade de Sítio (MG), vítima de tuberculose.

1947 - Primeira "lista negra" anticomunista de Hollywood era instituída. Durante a Guerra Fria, a chamada lista negra de Hollywood foi uma relação de roteiristas, atores, diretores, músicos e outros profissionais da indústria do entretenimento que teriam vínculos com o Partido Comunista dos Estados Unidos. Quem tivesse seu nome listado era demitido ou boicotado. A primeira dessas listas foi aprovada pela câmara dos deputados daquele país em 24 de novembro de 1947. Ela incluía dez roteiristas e diretores citados por desacato ao Congresso por se recusarem a prestar depoimento ao Comitê de Atividades Antiamericanas. O grupo ficou conhecido como "Hollywood Ten" ("Os Dez de Hollywood").

1963 - Diante das câmeras de TV, Jacky Ruby matava Lee Oswald, o alegado assassino de John Kennedy. Diante de câmeras de TV, jornalistas, policias e outros curiosos, Jack Ruby entrou no subsolo da sede da polícia em Dallas e, com um tiro de revolver .38, matou Lee Harvey Oswald, o suposto assassino do presidente John F. Kennedy. O assassinato aconteceu às 12h20min, apenas dois dias após a morte de Kennedy, morto a tiros enquanto fazia um desfile de carro aberto nas ruas de Dallas. Oswald estava sendo transferido para uma prisão de segurança máxima quando foi alvejado por Ruby.

1974 - Descoberto o esqueleto de Lucy, que teria vivido há 3,2 milhões de anos. Uma descoberta no vale Awash, do centro da Etiópia, lançaria uma nova luz sobre a evolução humana. Uma equipe de paleontólogos, liderada pelo norte-americano Donald Johanson, desenterrou os restos do esqueleto de um Australopithecus afarensis fêmea, um hominídeo bípede. Ela foi nomeada Lucy em homenagem à canção dos Beatles "Lucy in the Sky of Diamonds", que era tocada durante a celebração da descoberta da equipe de escavação. Os pesquisadores desenterraram mais de 200 ossos e fragmentos, o que representa mais de 40% do esqueleto de Lucy. Nenhum fragmento foi encontrado em duplicidade, o que indica que todos os ossos vieram de um único organismo vivo.

1991 – O mundo da música perdia uma das suas mais conhecidas vozes. Morria o cantor Freddie Mercury, vítima de complicações da Aids. Ele assumiu publicamente que tinha a doença na véspera da sua morte, em Londres. Durante sua carreira com o Queen, Mercury realizou mais de setecentos concertos ao redor do mundo. Como compositor, Mercury criou a maioria dos grandes sucessos da banda, como "We Are the Champions", "Love of my Life", "Killer Queen", "Bohemian Rhapsody", "Somebody to Love" e "Don't Stop Me Now".

2005 - Morria o ator nipo-americano Pat Morita. Ele ficou mundialmente conhecido após interpretar o Mr. Miyagi no filme Karatê Kid, papel que lhe rendeu indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante.

Que dia é hoje?

Dia do Quadro Auxiliar de Oficiais

Aniversariantes

Theo Becker – 43 anos – Pelotense, Theo Becker de Oliveira é um ator, cantor, apresentador e ex-modelo brasileiro. Sua estreia nas novelas da Rede Globo foi na novela Celebridade em 2003, como o nadador Caio Mendes. Em 2004 passou nos testes para protagonizar o remake da novela A Escrava Isaura, na Rede Record. Na emissora ainda atuou nas novelas Prova de Amor, Caminhos do Coração e Os Mutantes: Caminhos do Coração. Théo também participou da primeira edição do reality show A Fazenda.

Pete Best – 79 anos - é um músico britânico, mundialmente conhecido por ter sido o primeiro baterista do grupo de rock The Beatles (por vezes chamado de Quinto Beatle). Best começou a tocar com o grupo em 1959 e continuou até a ida do grupo a Hamburgo (1960-1961), permanecendo até 16 de agosto de 1962 pouco depois da primeira audição para EMI. Foi então substituído por Richard Starkey, mais conhecido como Ringo Starr.

Sabrina Parlatore – 46 anos - Sabrina Parlatore é uma apresentadora, cantora e ex-modelo brasileira. Ela começou sua carreira aos 16 anos. Como modelo, viajou várias vezes para o Japão, país que gosta de receber as modelos brasileiras, quando elas iniciam suas carreiras. Seu trabalho era posar para fotos para editoriais e catálogos de moda e também posava para fotografias comerciais. Apresentou também diversos programas na MTV.

Deixar um comentário