24/11/2020 08h52 - Atualizado em 24/11/2020 08h52

Educadora camaquense participa do 1º Congresso Internacional de Educação Parental

Evento discute como apoiar pais e mães no papel de formadores da nova geração
Por: Carmem Dutra - Foto: Arquivo pessoal
Educadora camaquense participa do 1º Congresso Internacional de Educação Parental

Aconteceu neste final de semana em São Paulo o 1° Congresso Internacional de Educação Parental. Nos dias 19, 20 e 21 de novembro renomados especialistas do Brasil, Portugal e Reino Unido discutiram sobre o papel do Educador Parental no desenvolvimento da sociedade e compartilharam painéis sobre ferramentas e metodologias que impactam positivamente a educação de crianças e adolescentes através da educação de seus pais e do exercício da maternidade consciente.

A Camaquense Carmem Dutra, Educadora Parental e Fundadora do “Instituto Mães que Transformam” esteve presente e falou sobre a importância de Educadores Parentais estarem unidos para expandir ainda mais a informação de que é preciso apoiar pais e mães no papel de formadores da nova geração que vem para solucionar questões de um mundo incerto. “Nós Educadores Parentais somos fundamentais para o exercício de uma maternidade consciente e sem culpa e precisamos mostrar nosso trabalho onde atuamos“, salientou Carmem.

Esses profissionais entendem que o trabalho de transformação social começa com a educação dos pais e o evento foi um marco histórico para Educadores Parentais do Brasil por se tratar do primeiro Congresso Internacional sobre o tema no País. A Educação Parental já é consolidada em países como Estados Unidos, Portugal e Reino Unido. Lorraine Thomas, Consultora dos estúdios Walt Disney para o lançamento de filmes como DivertidaMente e diretora executiva da The Parent Coaching Academy de Londres, falou da importância de pais e filhos compreenderem e aprender a lidar com suas emoções.

O evento foi de forma híbrida, e teve vagas limitadas por questão de segurança sanitária, seguindo todos os protocolos de controle da Covid-19 determinados pelas autoridades de saúde do governo de São Paulo para a realização de eventos. Menos de 70 pessoas estiveram no evento de forma presencial e mais de 300 estavam online de vários lugares do país e do mundo assistindo os painéis, entre psicólogos, educadores, coaches, mães e outros interessados na educação de pais e filhos.

O cenário atual que a pandemia nos trouxe nos mostra a importância da família e das relações entre pais e filhos. Saber lidar com o home office, o medo e outras emoções, o estresse e a compreensão das necessidades de cada membro da família são temas relevantes para a construção de uma sociedade de valores empáticos e humanos, destaca Carmem Dutra. Não existe vida pessoal e professional separadas, pessoas são inteiras e as relações entre as empresas e funcionários devem ter olhar para a família, assim como a autocompaixão materna, ao invés da culpa por nunca atingirmos nossas expectativas de mãe são temas que foram levantados no Congresso e que merecem especial destaque.

Deixar um comentário