23/11/2020 08h40 - Atualizado em 23/11/2020 08h41

23 de novembro na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Reprodução
23 de novembro na história

1859 - Nascia Billy the Kid, fora da lei do Velho Oeste norte-americano. Embora tenha morrido muito jovem, a lenda de Billy the Kid só cresceu com a sua morte e hoje ele é um símbolo do Velho Oeste. Sua história inspirou inúmeros filmes, livros, programas de TV e músicas. Depois disso, Billy the Kid continuou sua vida com roubo de gado, cavalos, jogatina e assassinatos. Por causa dos seus crimes, havia um prêmio por sua cabeça. Billy the Kid foi condenado à forca, mas conseguiu escapar da prisão, assassinando dois vereadores. O lugar em que ele foi morto, Fort Sumner, localizado a 160 quilômetros de Albuquerque, com o seu túmulo e um museu, é uma atração turística.

1891 – O presidente do Brasil, Marechal Deodoro da Fonseca, renunciava ao cargo por conta da primeira Revolta da Armada, movimento de rebelião promovido por unidades da Marinha do Brasil contra o governo. Deodoro da Fonseca foi o proclamador da república no Brasil e também o primeiro presidente do país. Unidades da Armada na baía de Guanabara, lideradas pelo almirante Custódio de Melo, ameaçaram bombardear a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Para evitar uma guerra civil, o marechal Deodoro optou por renunciar à Presidência da República.

1924 — Publicado estudo de Hubble que mudou nossa concepção de Universo. Ele afirmava que Andrômeda era, na realidade, uma outra galáxia e não uma nebulosa dentro do nosso Sistema Solar, como se pensava anteriormente. Além disso, ele também afirmou que a Via Láctea era mais uma entre outras tantas galáxias no Universo.

1963 - Série de ficção científica Doctor Who fazia a estreia na televisão. A série de ficção científica de maior duração da televisão estreava na BBC, no Reino Unido, no ano de 1963. Doctor Who traz as aventuras do Senhor do Tempo, um humanoide alienígena, que possui dois coração e faz viagens pelo tempo. Sua nave espacial, conhecida como TARDIS, lembra uma cabine de polícia de Londres, da década de 60. Em suas aventuras, ele enfrenta diversos inimigos, tenta salvar civilizações e ajudar as pessoas.

1979 - É realizada a 1ª transfusão de sangue sintético. Investigadores da Universidade de Sheffield desenvolveram um substituto do sangue ao que denominaram "plastic-blood" ou "sangue de plástico". Este tipo de sangue sintético pode ser usado em situações extremas como em guerras ou desastres naturais nos quais se necessite grande quantidade já que é muito barato de fabricar e pode ser transportado com muita facilidade devido a seu baixo peso e a que não necessita de frio para conservá-lo. Este tipo de sangue tem a mesma consistência da que corre de maneira natural pelas veias dos seres humanos. Este invento é considerado como um grande avanço, devido a suas vantagens para transportá-lo e por ser totalmente estéril.

2012 - A companhia aérea brasileira WebJet Linhas Aéreas era extinta, após o CADE aprovar sua compra pela Gol Linhas Aéreas. A Webjet Linhas Aéreas operava no conceito low cost (companhia aérea de baixo custo). Fundada no Rio de Janeiro, a empresa iniciou suas operações aéreas em julho de 2005.

2012 - Morria Nelson Prudêncio, um dos maiores nomes do atletismo da história do Brasil. Ele morreu, aos 68 anos, vítima de câncer no pulmão, na Casa de Saúde de São Carlos (SP). Ele deixou dois filhos e esposa. Quando conquistou a prata na Cidade do México, Prudêncio participou de uma das maiores disputas da história do salto triplo. Nelson Prudêncio alcançou 17,27 metros e teve o gostinho de ser dono do recorde mundial por alguns minutos.

Que dia é hoje?

Dia do Engenheiro Eletricista, no Brasil

Dia do Combate ao Câncer Infantil

Aniversariantes:

Miley Cyrus – 27 anos - Miley Ray Cyrus é uma cantora, atriz, compositora e empresária norte-americana. Cyrus começou sua carreira em 2001 como atriz, e ficou mais conhecida em 2006 por interpretar Miley Stewart/Hannah Montana na série da Disney Channel, Hannah Montana. Como cantora, já vendeu mais de 20 milhões de álbuns mundialmente.

Fernanda Gentil – 33 anos - Fernanda Machado Soares Gentil é uma jornalista e apresentadora de televisão brasileira. Atualmente trabalha como repórter e apresentadora da Rede Globo, e comanda o Esporte Espetacular ao lado do também jornalista Felipe Andreoli. Ela ficou conhecida na Copa do Mundo, quando chorou durante uma transmissão no programa de Fátima Bernardes, conquistando as redes sociais. Ela é mãe do Gabriel, de dois anos, e namora a jornalista gaúcha Priscila Montandon.

Elizabeth Savala - 65anos - Elizabeth Savalla Casquel é uma atriz brasileira. Na televisão, interpretou vários tipos de personagens, de mocinhas românticas e contemporâneas a vilãs elegantes e sedutoras. Uma de suas personagens mais lembrada é a sofrida e rebelde Malvina de Gabriela. Seu último trabalho foi na novela O Sétimo Guardião como Mirtes Aranha.

Carlinhos Brown –56 anos - Antônio Carlos Santos de Freitas, é um cantor, percussionista, compositor, arranjador, produtor, artista plástico, agitador cultural e candomblecista brasileiro. Carlinhos já concorreu mais de 10 vezes ao Grammy Latino, tendo ganhando em 2003 pelo disco "Tribalistas" e em 2004 pelo disco "Carlinhos Brown é Carlito Marrón". Ele também concorreu, em 2012, ao lado de Sergio Mendes, ao Oscar de Melhor Canção Original pela música "Real in Rio", do filme "Rio". Desde 2012, é um dos técnicos do programa "The Voice Brasil".

Deixar um comentário