17/11/2020 09h05 - Atualizado em 17/11/2020 09h05

17 de novembro na história

Acompanhe os fatos que marcaram essa data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Agência Brasil
17 de novembro na história

1869 - Era inaugurado o Canal de Suez. O Canal de Suez é um canal artificial de navegação que separa a África da Ásia e une o mar Mediterrâneo com o mar Vermelho. O canal se encontra no território do Egito. Estima-se que um milhão e meio de egípcios participaram na construção do canal com máquinas especialmente desenhadas. Aproximadamente 125.000 morreram durante a construção principalmente por causa da cólera. Cerca de 21.000 navios atravessam o canal a cada ano, o que supõe 10% do comércio marítimo mundial. O trajeto dura umas 15 horas aproximadamente.

1889 –Após a proclamação da República, a família real brasileira partia para o exílio em Paris. Dom Pedro II uma comunicação, cientificando-o da proclamação da república e ordenando sua partida para a Europa, a fim de evitar conturbações políticas. A família imperial brasileira exilou-se na Europa, só lhes sendo permitida a sua volta ao Brasil na década de 1920.

1959 – Morria o maestro e compositor Heitor Villa-Lobos. De temperamento inquieto, Villa-Lobos sempre buscou absorver o universo musical brasileiro com viagens pelo interior do país. Durante sua carreira, Villa-Lobos obteve reconhecimento nacional e internacional. Entre os títulos mais destacados que recebeu está o de Doutor Honoris Causa, da Universidade de Nova York. Ele também apareceu pessoalmente em um filme da Disney - Alô, Amigos (1940) - ao lado do próprio Walt Disney.

2003 - "O Exterminador do Futuro" assumia o governo da Califórnia. Arnold Schwarzenegger era empossado como 38º governador da Califórnia, o mais populoso e importante estado dos EUA. Conhecido por seus filmes de ação, Schwarzenegger derrotou o governador Gray Davis em uma eleição especial em 7 de outubro de 2003 - a população estava insatisfeita com Davis, e houve um novo pleito para decidir ou não pela sua permanência no cargo.

2006 - A Sony lançava seu videogame nos Estados Unidos, o PlayStation 3. Ele chegou para competir com Xbox 360 e o Nintendo Wii. Entre as novidades do lançamento da Sony estavam a PlayStation Network, serviço de jogo online, suas poderosas capacidades multimídia e o uso do Blu-ray Disc como armazenamento primário. Em fevereiro de 2013, a Sony anunciou o lançamento do seu sucessor, o PlayStation 4, lançado em 2014.

2016 – Ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral era preso. Ele foi preso na 37ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Operação Calicute, uma ação conjunta da Polícia Federal, Ministério Público Federal e Receita Federal. O ex-governador foi preso no seu prédio no Leblon, na Zona Sul da capital fluminense. A ação conjunta foi montada após a delação premiada do dono da Delta Engenharia, Fernando Cavendish, e em relatos de diretores da Carioca Engenharia e Andrade Gutierrez.

Que dia é hoje?

Dia da Criatividade

Dia nacional de combate à Tuberculose

Dia Internacional de Sensibilização para a Prematuridade

Dia Internacional do Não-Fumante

Aniversariantes

Rafael Cardoso – 34 anos – Gaúcho de Porto Alegre, Rafael Cezar Cardoso é um ator brasileiro, interpretou Renato Amadeu de Aguiar em O Outro Lado do Paraíso. Em 2008 começou a namorar Mariana Bridi, filha da jornalista Sônia Bridi. Em 2013, se casaram em Fernando de Noronha. O casal tem dois filhos, Aurora, nascida em 1 de outubro de 2014 e Valentim nascido em 30 de maio de 2018.

Aranha – 39 anos - Mário Lúcio Duarte Costa é um ex-jogador de futebol que atuava como goleiro. Defende atualmente a Ponte Preta. Ficou conhecido nacionalmente em 2014, em uma partida da Copa do Brasil de Futebol de 2014 entre Santos e Grêmio em Porto Alegre, o goleiro foi xingado de "macaco" por um grupo de torcedores da equipe gaúcha. Atualmente é colunista no portal UOL.

Danny Devito – 76 anos - Daniel Michael DeVito Jr. é um ator, humorista, cineasta, produtor, roteirista e dublador norte-americano, descendente de italianos. Alcançou a fama com o papel de Louie De Palma na série Taxi, produzida entre 1978 e 1983, pelo qual venceu um Globo de Ouro e um Emmy do Primetime.A partir desta série, DeVito se destacou em diversos filmes de Hollywood, entre eles Batman Returns, no qual interpretou o vilão Pinguim.

Deixar um comentário