16/11/2020 11h46 - Atualizado em 16/11/2020 11h46

16 de novembro na história

Acompanhe os fatos que marcaram essa data ao longo dos anos
16 de novembro na história

1904 - Chegava ao fim a Revolta da Vacina, no Rio de Janeiro. O movimento, iniciado no dia 10 do mesmo mês, aconteceu por conta da rejeição popular à vacina obrigatória contra a varíola, projeto proposto pelo sanitarista Oswaldo Cruz. Por conta disso, as brigadas sanitárias, acompanhadas por policiais, poderiam entrar nas casas e aplicar a vacina à força. A população, que não tinha plena informação de como seria o processo de aplicação da vacina, depredou lojas, incendiou bondes, quebrou postes e atacou a polícia com pedras, paus e pedaços de ferro. Ao final da revolta, 30 pessoas morreram e outras 110 ficaram feridas.

1938 - Ao pesquisar derivados do ácido lisérgico, o químico suíco Albert Hofmann sintetizou o lysergic acid diethylamide (LSD) pela primeira vez. Sua intenção principal com a síntese era obter um estimulante respiratório e circulatório que não provocasse nenhum efeito no útero. Após sintetizar o LSD, o experimento ficou parado por cinco anos. Somente no dia 16 de abril de 1943, Hofmann decidiu fazer um novo teste. Quanto sintetizou novamente o LSD, ele acidentalmente levou a mão à boca, nariz ou, possivelmente, o olho e ingeriu uma pequena quantidade. Neste dia, descobriu os poderosos efeitos da substância.

1945 — Era fundada a UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Tem o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo mediante a educação, a ciência, a cultura e as comunicações. O principal objetivo é reduzir o analfabetismo no mundo. Para isso a UNESCO financia a formação de professores, uma de suas atividades mais antigas, é a criação de escolas em regiões de refugiados.

1955 - É realizada a primeira edição da Feira do Livro de Porto Alegre. A Feira do Livro de Porto Alegre é um dos maiores eventos culturais do sul do Brasil. Ela acontece tradicionalmente entre o final do mês de outubro e o meio de novembro em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. A Feira é uma das mais antigas do País, seu idealizador foi o jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias. Inspirado por uma feira que visitara na Cinelândia no Rio de Janeiro, Marques convenceu livreiros e editores da cidade a participarem do evento. A Praça da Alfândega era um local muito movimentado na Porto Alegre dos anos 50 e de 400 mil habitantes. A primeira edição contou com 14 expositores, sendo as bancas criadas pelos carpinteiros da Livraria e Editora Globo. O objetivo era popularizar o livro, movimentando o mercado e oferecendo descontos atrativos. Na época, as livrarias eram consideradas elitistas. Por esse motivo, o lema dos fundadores da primeira Feira do Livro foi: Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo.

Que dia é hoje?

Dia Internacional da Tolerância

Dia Nacional de Atenção à Dislexia (Dislexia é um distúrbio de aprendizagem caracterizado pela dificuldade de leitura).

Dia do não fumar

Dia do policial federal

Aniversariantes

Ricardo Blat – 69 anos - Ricardo Barbosa Blat é um ator brasileiro. Iniciou sua carreira no teatro na década de 1960, já tendo feito muitos espetáculos e recebido inúmeros prêmios. Na televisão, estreou em A Viagem (1975), na TV Tupi. Seu primeiro papel na Globo veio no ano seguinte, em Estúpido Cupido. Participou de diversas produções, incluindo também trabalhos na Band, SBT e Manchete. Ricardo Blat é irmão do autor Rogério Blat e primo do também ator Caio Blat.

William Bonner – 56 anos - William Bonner é um jornalista, publicitário e apresentador de telejornais brasileiro. É editor-chefe e apresentador do Jornal Nacional, da Rede Globo. O jornalista é formado em Comunicação Social pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Bonner começou a carreira como redator publicitário. Entrou na TV Globo em 1986, quando passou a apresentar e editar o jornal SPTV. Em 1988, foi apresentador do "Fantástico" por dois anos. Desde setembro de 2018 é casado com a fisioterapeuta Natasha Dantas.

André Gonçalves – 44 anos - André Gonçalves Barbosa é um ator brasileiro. Começou a carreira quando foi descoberto numa comunidade carente pelo diretor Roberto Bomtempo, na década de 1980. Acumula importantes papéis na TV, no teatro e no cinema. Se destacou na novela "A Próxima Vítima", exibida pela TV Globo em 1995, protagonizando o primeiro casal homossexual masculino da televisão como o personagem Sandrinho. Com a fama de namorador, o rapaz teve relacionamentos com algumas famosas, entre elas Renata Sorrah; Viviane Pasmanter; Tereza Seiblitz, com quem tem uma filha; Alessandra Negrini; Myriam Rios, mãe de um de seus filhos; Letícia Sabatella e a jornalista Cynthia Benini, com quem também tem uma filha.

Tirulipa – 35 anos - Everson de Brito Silva é um músico e humorista brasileiro de stand up que se influenciou em seu pai, o cantor e palhaço Tiririca. Entre 2013 e 2014 apresentou no Domingão do Faustão no quadro Saco de Risada. Depois do seu sucesso no Domingão do Faustão, Tirullipa apresenta uma série de espetáculos no Brasil inteiro, nomeada “Enchendo seu Saco de Risada”.

Deixar um comentário