12/11/2020 09h05 - Atualizado em 12/11/2020 09h05

12 de novembro na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Divulgação
12 de novembro na história

1746 - Nascia Tiradentes, considerado herói nacional. Neste dia, nascia, na Fazenda do Pombal (MG), Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil e da Polícia Militar, além de ser herói nacional. O dia de sua execução, em 21 de abril de 1792, é feriado nacional no Brasil. Tiradentes ficou órfão muito cedo, fato que resultou na perda do patrimônio da família por causa de dívidas e também em estudos irregulares. Ficou sob a tutela de um primo, que era dentista e, por conta disso, recebeu o apelido de Tiradentes. A execução de Tiradentes, ao invés de intimidar a população, acabou despertando ainda mais o sentimento de revolta em relação à dependência do Brasil como metrópole de Portugal. 

1799 - Chuva de Meteoros era registrada pela primeira vez na América do Norte. Andrew Ellicott Douglass, um astrônomo norte-americano, testemunhava neste dia a chuva de meteoros Leônidas de um navio na costa de Florida Keys. Douglass, que mais tarde tornou-se assistente do famoso astrônomo Percival Lowell, escreveu em seu diário que "todo o céu parecia iluminado por fogos no céu, que voavam em variadas direções. Eu estava na expectativa constante de alguns deles poderiam cair sobre a embarcação. Os fogos continuaram até aparecer a luz do sol no dia seguinte". As notas no diário de Douglass são o primeiro registro conhecido de uma chuva de meteoros na América do Norte.

1984 - Madonna lançava o álbum Like a Virgin. Neste dia, era lançado Like a Virgin, segundo álbum de estúdio da cantora Madonna. O disco foi re-lançado mundialmente em 1985, com a inclusão da faixa bônus "Into the Groove". Em 2001, a Warner Bros Records lançou uma versão remasterizada com duas faixas bônus remixadas. O álbum foi gravado no estúdio Power Station, em Nova York, em um ritmo acelerado. Após o seu lançamento, Like a Virgin recebeu críticas variadas dos críticos, mas foi um sucesso comercial. Em todo o mundo, o álbum vendeu 21 milhões de cópias, tornando-se um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos.

2018 - Morria aos 95 anos, Stan Lee, criador do Homem-Aranha, X-Men e Hulk. O famoso roteirista e editor nova-iorquino de histórias em quadrinhos passou mal em sua casa e foi levado ao hospital Cedars-Sinai de Los Angeles. A causa de sua morte ainda não foi confirmada, mas ele vinha sofrendo de diversos problemas de saúde nos últimos tempos. Ele também havia sofrido uma cirurgia há alguns anos para colocar um marca-passo. Nos últimos anos, Lee tornou-se um ícone e a cara pública da Marvel Comics. Ele faz aparições em convenções de histórias em quadrinhos pelos EUA, palestrando e participando em discussões.

Que dia é hoje?

Dia Nacional da Liberdade (Brasil)

Dia do Diretor de Escola

Dia do Psicopedagogo

Dia dos supermercados (Brasil)

Aniversariantes:

Paulinho da viola – 78 anos - Paulo César Batista de Faria é um violonista, cavaquinista, bandolinista, cantor e compositor de samba e choro brasileiro, conhecido por suas harmonias sofisticadas e sua voz suave e gentil. Nos ensaios familiares do conjunto, Paulinho conheceu Jacob do Bandolim e Pixinguinha, entre muitos outros músicos que se reuniam para fazer choro e, eventualmente, cantar valsas e sambas de diferentes épocas. Ao longo dos anos 70, Paulinho gravou em média um disco por ano, ganhou diversos prêmios e se apresentou em muitas cidades no Brasil e no mundo.

Sula Miranda – 56 anos - Suely Brito de Miranda é uma cantora, compositora e apresentadora brasileira. Atingiu êxito a partir do ano de 1986, cantando música sertaneja. É irmã da também cantora Gretchen, e tia do ator Thammy Miranda. Em 2018, participou do juri da primeira temporada do programa Canta Comigo na Record TV. Concorreu, sem sucesso, a uma vaga de deputada federal nas eleições em São Paulo em 2014 pelo Partido Republicano Brasileiro, quando obteve apenas 3.787 votos.

Monalisa Perrone – 51 anos - Monalisa Gomes Perrone é uma jornalista e apresentadora de telejornal brasileira. Trabalhou na Jovem Pan de São Paulo, Rádio Bandeirantes, na TV Globo apresentando SPTV, Bom Dia São Paulo, Jornal Nacional, Bom Dia Brasil e por último o Hora Um. Em 3 de setembro de 2019, Monalisa Perrone deixou o comando após receber uma proposta da CNN Brasil, onde atualmente é âncora do Expresso CNN e está presente em toda multiplataforma da emissora.

Reynaldo Gianecchini – 47 anos - Reynaldo Cisotto Gianecchini Júnior, é um ator brasileiro. Iniciou sua carreira como modelo em 1991, tendo participado de desfiles e editoriais de moda até 1998. Ficou conhecido em 2000, ao interpretar o personagem Edu, na telenovela Laços de Família, da Rede Globo. Em 2011 o ator, aos 38 anos de idade, foi submetido a uma sessão de quimioterapia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratamento do linfoma de células T Angioimunoblástico, um tipo de câncer.

Dani Calabresa – 39 anos - Daniella Maria Giusti é uma humorista, roteirista e apresentadora brasileira, de ascendência italiana. É formada em Comunicação Social com âmbito em publicidade pela Belas Artes de São Paulo. Já trabalho na RedeTV!, MTV, Band e em 2015 assinou contrato com a Rede Globo e passou a integrar o humorístico Zorra, que consiste em esquetes bem humoradas, além de fazer parte do remake do programa Escolinha do Professor Raimundo, interpretando Dona Catifunda.

Fábio Rabin – 39 anos - Fábio Rabin Copeliovitch é um ator, humorista de stand-up comedy, apresentador e ex-VJ da MTV Brasil. Em 2018 lançou seu terceiro DVD, fazendo shows Stand Up por todo o Brasil e por outros países do mundo. Fábio é de origem judaica.

Deixar um comentário