10/11/2020 08h49 - Atualizado em 10/11/2020 08h51

10 de novembro na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Divulgação
10 de novembro na história

1483 – Nascia Martinho Lutero. Ele foi um teólogo, frade católico agostiniano, reformador religioso, e em cujos ensinamentos se inspirou a Reforma Protestante. Inaugurou a doutrina teológica e cultural denominada luteranismo e influenciou as demais tradições protestantes. Sua exortação para que a Igreja regressasse aos ensinamentos da Bíblia impulsionou a transformação do cristianismo e provocou a Contra Reforma.

1937 – Getúlio Vargas instaurava o Estado Novo no Brasil. Neste dia, Getúlio declarava em pronunciamento à nação pelo rádio, que o Brasil estava sob um novo regime de governo, o Estado Novo. A chegada de Getúlio ao poder também foi por meio de um golpe e, praticamente, não houve reação contrária. Na época, o ambiente político brasileiro era bastante delicado.

1955 – Escola de Samba Mocidade Independente era fundada. É uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro. As movimentações de samba na área começaram por conta do time de várzea Independente Futebol Clube. Os boleiros faziam sambas animados depois das partidas e assim foi reunindo um pessoal mais entusiasmado, que montou um bloco de carnaval, chamado Mocidade do Independente. Uma das marcas registradas da Mocidade Independente é a sua tradicional bateria, a primeira a fazer coreografias na história do carnaval.

1961 - Publicado livro Catch-22 (Ardil-22), que batizou a expressão "sinuca de bico" em inglês. O livro, chamado Catch-22, do autor Joseph Heller, contra de uma maneira satírica e absurda a história de pilotos de aviões norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial. O nome do livro virou uma expressão na língua inglesa que pode ser traduzida para o português como "sinuca de bico", "beco sem saída", ou "se ficar o bicho pega, se correr o bicho come".

LEIA MAIS: Instabilidade segue predominando nesta terça-feira

1983 – Windows era apresentado pela primeira vez. Bill Gates apresentava ao mundo o que se tornaria o Windows 1.0. O produto, inicialmente, era um "gerenciador de interface" do MS-DOS, que facilitava seu uso em computadores pessoais. Em novembro de 1985, o Windows 1.0 foi lançado. O programa tinha um editor de texto, editor de imagem, calendário, relógio, e área de transferência. Era o começo de um império e de uma mudança profunda da informática e sua popularização, em que o Windows dominaria entre 80% e 90% do mercado de softwares para computadores.

2009 – Apagão deixava 90 milhões sem energia elétrica no Brasil. Pouco depois das 22h do dia 10 de novembro de 2009 um apagão deixou em torno de 90 milhões de pessoas sem energia elétrica no Brasil. Quatro estados ficaram completamente sem fornecimento de energia e outros 14 foram parcialmente atingidos por uma falha de três linhas de transmissão da Usina Hidrelétrica de Itaipu. No Paraguai, 90% do território do país foi afetado.

Que dia é hoje? 

Dia do Trigo - Brasil

Dia da indústria automobilística

Dia Nacional da Surdez

Dia do Médico Intensivista

Aniversariantes:

Jackeline Petkovic – 39 anos - Jackeline Martins Petkovic é uma apresentadora, cantora, dubladora, atriz, modelo, escritora e radialista brasileira de ascendência portuguesa, espanhola e croata. Atualmente Jackeline Petkovic é apresentadora do programa Trilha de Sexta no Portal R7. Jackeline possui um vasto número de revistas com a sua foto na capa. Pousou inclusive para a Revista VIP em Março de 2007. Além de muitas participações no programa "A Turma do Didi" da Rede Globo.

Marcelo Tas – 61 anos - Marcelo Tristão Athayde de Souza é um apresentador, ator, roteirista, diretor e escritor. Ficou conhecido nacionalmente após apresentar o programa CQC. Tas ficou também conhecido como "Cabeça Branca" no ano de 1987 ao participar dos programas "Video Show", na TV Globo, "Vitrine" na TV Cultura e "Saca-Rolha", na Rede 21. Iniciou seu trabalho como diretor e roteirista de programas como na atração infantil "Rá-Tim-Bum", interpretando o inesquecível professor Tibúrcio. Atualmente apresenta o programa Provocações da TV Cultura.

Deixar um comentário