09/11/2020 09h00 - Atualizado em 09/11/2020 09h04

09 de novembro na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Divulgação
09 de novembro na história

1888 – Era encontrada a quinta e última vítima de Jack. O Estripador. Nesta dia era encontrado o corpo de Mary Jane Kelly, que teria sido a quinta e última vítima do assassino conhecido como "Jack, o Estripador", que matou outras mulheres entre os meses de agosto e novembro daquele ano, no distrito de Whitechapel, no leste de Londres. Suas vítimas eram geralmente prostitutas, que ele matava por estrangulamento ou degolamento. Depois mutilava o corpo das vítimas, removendo partes internas.

1919 – Ainda chamado de Master Tom, o Gato Félix fazia sua estreia no curta-metragem Feline Follies, da Paramount. Em 2014 o personagem foi adquirido pela DreamWorks Animation, passando a fazer parte de sua cota de clássicos como Gasparzinho e He-Man, com expectativas de torná-lo uma grande marca nas mídias.

1967 – Era Publicada a primeira edição da revista quinzenal norte-americana Rolling Stone. Fundada em São Francisco, na Califórnia, por Jann Wenner e pelo crítico musical Ralph J. Gleason. A revista é conhecida no mundo ocidental pela cobertura de assuntos relacionados à música, assim como por suas reportagens políticas. No começo, a publicação teve sua imagem vinculada à contracultura hippie. Contudo, a revista procurou se distanciar desse rótulo e de outras publicações alternativas da época.

LEIA MAIS: Nebulosidade predomina nesta segunda em Camaquã

1989 – Iniciava a queda do Muro de Berlim. Antes da sua queda, houve grandes manifestações em que, entre outras coisas, se pedia a liberdade de viajar. Milhares de pessoas marcharam aos postos fronteiriços e pediram a abertura da fronteira. Por causa da força da multidão, e porque os guardas da fronteira não sabiam o que fazer, a fronteira abriu-se no posto de Bornholmer Strasse, às 23 h, mais tarde em outras partes do centro de Berlim, e na fronteira ocidental. Muitas pessoas viram a abertura da fronteira na televisão e pouco depois marcharam à fronteira.

2004 – Era lançado o navegador Mozilla Firefox 1.0. O Mozilla é um navegador livre e multiplataforma desenvolvido pela Mozilla Foundation com ajuda de centenas de colaboradores. A intenção da fundação é desenvolver um navegador leve, seguro, intuitivo e altamente extensível. Cerca de 40% do código do programa foi totalmente escrito por voluntários.

2016 – Donald Trump era eleito o 45º presidente dos Estados Unidos. Após uma disputa eleitoral com a democrata Hillary Clinton, o republicano Donald Trump conquistou a maioria dos votos na corrida presidencial dos Estados Unidos e se tornou o 45º presidente do país. Após quase dois anos de uma campanha política marcada por ofensas e ataques pessoais, a vitória de Trump chegou para contrariar expectativas e previsões.

Que dia é hoje?

Dia do hoteleiro

Dia do manequim

Aniversariantes:

Maria Ribeiro – 45 anos - Maria do Amaral Ribeiro é uma atriz, escritora e diretora de cinema brasileira. Após uma participação na novela "Rei do Gado", em 1996, a atriz só voltou a atuar em 2001, na novela "A Padroeira". Maria Ribeiro é casada com Caio Blat desde 2007, com quem teve Bento, de 4 anos. A atriz também é mãe de João, de 11 anos, fruto do seu casamento com o também ator Paulo Betti.

Fernando Meirelles – 65 anos - Fernando Ferreira Meirelles é um cineasta, ativista, produtor e roteirista brasileiro. Seu filme de maior sucesso é Cidade de Deus lançado em 2002 pela Lumière no Brasil. Por seu trabalho neste filme acabou sendo indicado ao Oscar de melhor diretor. Em 2015, tornou-se supervisor artístico da Globo Filmes, atuando e supervisionado séries e telefilmes produzidas para co-produção e exibição pela Rede Globo, em substituição ao diretor e ator Daniel Filho, que deixou a emissora.

Luiz Felipe Scolari – 72 anos – Gaúcho de Passo Fundo, Luiz Felipe Scolari, também conhecido apenas como Scolari ou Felipão é um técnico e ex jogador de futebol brasileiro que atuava como zagueiro. Atualmente comanda o Cruzeiro. Foi campeão do mundo de futebol como técnico da Seleção Brasileira em 2002 na Copa do Mundo do Japão e Coreia do Sul. Entre os clubes que treinou, teve importantes e vitoriosas passagens por Grêmio e Palmeiras, com os quais conquistou a Copa Libertadores da América. Em 2013, foi campeão da Copa das Confederações pela Seleção Brasileira.

Deixar um comentário