03/11/2020 15h43 - Atualizado em 03/11/2020 15h44

VÍDEO: Câmera inteligente confunde careca com bola de futebol durante transmissão

Time de futebol optou pela tecnologia devido à pandemia do coronavírus
Por: Iury Rodrigues/Acústica FM - Foto: Reprodução
VÍDEO: Câmera inteligente confunde careca com bola de futebol durante transmissão

Pesquisadores e entusiastas do mundo da tecnologia falam muito de fragilidade quando se refere a inteligência artificial (IA), pois, por mais avançada que a IA esteja ela não tem a compreensão humana em algo mais complexo que o mundo real peça. Prova disso é o sistema de câmeras inteligentes implantado pelo time de futebol escocês Inverness Caledonian Thistle FC. Em que confundiu a cabeça de um juiz de linha com a própria bola de futebol durante uma transmissão.

Com a pandemia do novo coronavírus o clube anunciou que usaria um sistema de câmera automática com inteligência artificial e que faz uma espécie de “rastreamento da bola” para garantir aos torcedores uma melhor visão do jogo. Porém o time não contava com o erro que o sistema teria. A situação foi tão desagradável que o próprio comentarista do jogo teve que se desculpar pela falha da câmera. O assunto também tomou conta das redes sociais.

Segundo a Pixellot, empresa que fabrica a tecnologia das câmeras, a bola de futebol tem o formato e o tamanho muito aproximado com de uma cabeça humana e com o reflexo do sol brilhando em ambas o sistema foi facilmente enganado. Assista ao compilado divulgado pelo jornal italiano La Repubblica:

Deixar um comentário