27/10/2020 08h50 - Atualizado em 27/10/2020 08h52

27 de outubro na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
27 de outubro na história

1892 - Nascia o escritor Graciliano Ramos, autor de Vidas Secas, que retrata a vida dos retirantes nordestinos no sertão. O livro também foi adaptado para o cinema pelo diretor Nelson Pereira dos Santos, em 1963.

1904 – Inaugurado o metrô de Nova York. Neste dia, o então prefeito George McClellan inaugurava o metrô de Nova York, nos Estados Unidos. Enquanto Londres possuía o mais antigo sistema deste tipo no mundo (inaugurado em 1863) e Boston havia construído o primeiro metrô nos Estados Unidos, em 1897, o metrô de Nova York se apresentava como a maior rede subterrânea de transporte dos EUA. Diariamente, aproximadamente, 4,5 milhões de passageiros usam o metrô em Nova York. O metrô funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

1912 - Inaugurado o Bondinho do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro. No dia da inauguração, 577 pessoas pagaram para subir ao Morro da Urca. A obra contou com operários brasileiros e portugueses e equipamentos e materiais importados da empresa alemã J. Pohlig. Uma média de 2500 pessoas visitam o Bondinho diariamente.

2002 - Luiz Inácio Lula da Silva, ex-metalúrgico e ex-sindicalista, era eleito presidente do Brasil. Era a sua quarta candidatura à presidência, após fracassar nas eleições aos cargos de 1990, 1994 e 1998. Candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), ele foi eleito com votação recorde de 50 milhões de votos, derrotando o rival José Serra, do PSDB.

2004 - Morria o jogador de futebol Serginho, zagueiro do São Caetano. Ele sofreu uma parada cardíaca na partida contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. O jogo foi interrompido e finalizado apenas na semana seguinte.

2019 – Diretor e ator Jorge Fernando morria aos 64 anos. O artista se destacou por ter dirigido e atuado em vários sucessos da TV Globo. Ele havia sido internado em um hospital poucas horas antes de sua morte, causada por uma parada cardíaca decorrente de uma dissecção de aorta completa. Em outubro de 2016, o ator passou dezoito dias internado em um hospital, vítima de pancreatite. Poucas semanas depois, sofreu um AVC, que o afastou temporariamente da TV.

LEIA MAIS: Instabilidade perde força na região nesta terça-feira

Que dia é hoje?

Dia do Engenheiro Agrícola

Dia Mundial de Oração pela Paz

Aniversariantes:

Luiz Inácio Lula da Silva– 75 anos - É um político, ex-sindicalista e ex-metalúrgico brasileiro. Filiado ao Partido dos Trabalhadores, foi o 35.º presidente do Brasil, entre 2003 e 2010. Em julho de 2017, foi condenado em primeira instância no âmbito da Operação Lava Jato a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Com a confirmação em segunda instância da sentença, que aumentou a pena, teve sua prisão decretada e entregou-se à Polícia Federal em abril de 2018. Em novembro de 2019, Lula foi solto um dia após o STF decidir que a execução da pena só deveria ocorrer com o trânsito em julgado da sentença.

Mauricio de Sousa – 85 anos - Mauricio Araújo de Sousa é um cartunista e empresário brasileiro. É um dos mais famosos cartunistas do Brasil, criador da Turma da Mônica e membro da Academia Paulista de Letras.

Deixar um comentário