22/10/2020 17h21 - Atualizado em 22/10/2020 17h21

Nova delegacia de polícia é inaugurada em Guaíba

Município está entre os 23 priorizados pelo programa RS Seguro
Por: Secom RS Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini
Nova delegacia de polícia é inaugurada em Guaíba

Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, passa a contar com nova e moderna Delegacia de Polícia (DP). Com restrições devido à pandemia, a inauguração foi realizada, nesta quinta-feira (22), com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, e da chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor. 

O município, com população de quase 100 mil habitantes, está entre os 23 priorizados pelo programa transversal e estruturante RS Seguro, e a entrega da nova sede atende a dois dos quatro eixos da iniciativa: combate à criminalidade e qualificação dos serviços ao cidadão.

“Uma estrutura ampla e moderna como esta é capaz de melhorar o trabalho dos nossos policiais na elucidação de crimes, assim como aprimorar o atendimento às vítimas de crimes, inclusive para que não sejam vítimas pela segunda vez, ao chegar para comunicar o crime, por uma má qualidade de atendimento ou algum tipo de constrangimento. E já solicitei ao vice-governador e à chefe de Polícia para avançarmos na construção de um plano de obras para a polícia e demais forças de segurança para levarmos estruturas como essa para outras cidades do RS”, afirmou o governador. 

Com ordem de serviço assinada em 2015, a obra recebeu investimento público de R$ 3 milhões para construção de um edifício de 720 m² – quase o dobro do espaço da antiga delegacia de Guaíba. O mobiliário foi obtido graças à parceria do governo do Estado com o Poder Judiciário e o Ministério Público Estadual.

Segundo a titular da DP, delegada Karoline Calegari, além de atendimentos de urgência e emergência, salas de investigação, de reconhecimento de criminosos e celas, a nova sede conta com uma sala de atendimento especial reservada, para vítimas em situação de vulnerabilidade, principalmente envolvendo violência doméstica, como mulheres e crianças.

“Mais do que prestar um serviço, ser policial é abraçar uma missão. E nós, aqui em Guaíba, seguiremos atuando firmes e fortes, ainda mais agora, de casa nova”, afirmou Karoline. 

O vice-governador lembrou que os indicadores de criminalidade vêm apresentando quedas significantes e constantes. “Isso é fruto de investimentos como esse de hoje, também em armamento e viaturas, mas, principalmente, do trabalho dos nossos operadores da segurança, que estão mais do que nunca trabalhando de forma integrada e focados na missão de salvar vidas”, destacou Ranolfo.

Deixar um comentário