19/10/2020 17h52 - Atualizado em 19/10/2020 17h52

Hoje na História: 20 de outubro

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
Por: Zap Zap - Foto: Pixabay
Hoje na História: 20 de outubro

1973 – Após 15 anos, Ópera de Sidney na Austrália, era inaugurada. A estrutura que custou US$ 80 milhões, projetada pelo arquiteto dinamarquês Jorn Utzon, foi financiada com os lucros das loterias da Opera House. A construção, com suas conchas em formas geométricas, é um dos símbolos da Austrália. O local contém amplos auditórios e recebe, aproximadamente, três mil eventos por ano para um público de cerca de dois milhões de pessoas. A primeira apresentação no complexo foi a produção de Ópera Australiana "Guerra e Paz", de Sergei Prokofiev.

1990 - Entrava no ar a MTV Brasil. A emissora, pioneira na exibição de videoclipes, ficou no ar até setembro de 2013. Hoje, a MTV é composta por material internacional, complementado por conteúdos locais. No começo da década de 2010, era considerada a maior rede jovem e a sétima maior rede de televisão do Brasil, sendo considerada como a quinta emissora de TV mais admirada do país. Além disso, MTV Brasil foi a primeira TV segmentada do país dedicada ao público jovem, além de ter sido a primeira emissora de TV brasileira a transmitir a sua programação 24 horas por dia (sem ficar fora do ar na madrugada).

- Receba outras informações no seu WhatsApp clicando aqui

1991 - Ayrton Senna conquistava o tricampeonato mundial de Fórmula 1. O ídolo Ayrton Senna tornava realidade o sonho do tricampeonato mundial de Fórmula 1 ao terminar na segunda colocação o GP de Suzuka. O circuito japonês por sinal, foi palco de todos os títulos do piloto – 1988, 1990 e 1991. Para levar o tri, Senna precisava evitar a vitória do inglês Nigel Mansell. Na segunda posição, segurou Mansell, que estava em terceiro. Sob pressão, o inglês perdeu o controle do carro, tentou ultrapassar Senna e foi para a brita. Melhor para o brasileiro que comemorou o seu terceiro título mundial e consagrava o ano de 1991 como o melhor da sua carreira.

1992 - Símbolo sexual dos anos 1980 e 1990, a cantora Madonna lançava o polêmico álbum Erótica, o quinto de sua carreira. O disco foi seguido pela publicação do livro "Sex", ambos lançados pela Maverick Records, empresa da própria artista. Erotica foi bem recebido pela crítica, apontado como um dos discos mais ambiciosos de Madonna. Ao todo, o disco vendeu mais de seis milhões de cópias em todo o mundo.

2015 - Morria, aos 80 anos, Yoná Magalhães. A atriz carioca iniciou a carreira artística na Rádio Tupi e depois estrelou diversas novelas de sucesso, com destaque para Roque Santeiro, de Dias Gomes e Aguinaldo Silva.

Que dia é hoje?

Dia do Poeta

Dia do Arquivista

Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo

Dia Mundial da Osteoporose

Dia Mundial da Estatística

Aniversariantes:

Rodrigo Faro – 45 anos - Rodrigo Alcazar Faro é um apresentador, ator e, anteriormente, cantor brasileiro. É casado com Vera Viel e tem três filhas (Clara, Maria e Helena). Quando criança, foi modelo e apresentador de programa infantil. Na adolescência, integrou o conjunto musical Dominó. É irmão do promotor Danilo Faro e primo do repórter do Virgula, Léo Siegl. O apresentador se destacou pelo quadro “Dança Gatinho” do seu programa “O Melhor do Brasil” onde ele fazia apresentações e se transformava no palco imitando coreografia e figurino dos cantores.

Snoop Dogg - 48 anos - Calvin Cordozar Broadas, Jr é um rapper, compositor, produtor musical e ator estadunidense. Em toda sua carreira Snoop já vendeu mais de 60 milhões de discos pelo mundo, tendo sua carreira iniciada em 1990, quando foi descoberto pelo rapper Dr. Dre, e colaborou com ele no single Deep Cover, e em quase todas as faixas do álbum de estreia de Dre, The Chronic. Após suas últimas colaborações com Dre, Snoop ganhou status superstar do Hip Hop estadunidense.

Ferrugem – 31 anos - Jheison Failde de Souza é um cantor e compositor brasileiro. Após ganhar destaque com a canção "Meu Bem" nas rádios, Ferrugem assinou com a gravadora Warner Music Brasil e lançou em 2015 seu álbum de estreia Climatizar. Seu segundo álbum Seja o Que Deus Quiser foi lançado em 2017. Porém Ferrugem só obteve visibilidade nacional após o lançamento do seu primeiro DVD Prazer, eu sou Ferrugem, lançado em 2018. O álbum lhe rendeu uma indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor Disco de Samba e Pagode. Em 2019, lançou seu segundo DVD Chão de Estrelas.

Deixar um comentário