19/10/2020 11h48 - Atualizado em 19/10/2020 11h55

Luzes no céu voltam a intrigar gaúchos neste fim de semana

Entenda o que é o projeto Starlink que vem sendo avistado em diversas regiões
Por: Gil Martins/Acústica FM - Foto: Divulgação
Luzes no céu voltam a intrigar gaúchos neste fim de semana

Gaúchos acompanharam atentamente, luzes vindas do céu na noite deste domingo (18). Desta vez, não se trata de meteoros ou fenômenos naturais, como registrados há algumas semanas.

- Receba outras informações no seu WhatsApp clicando aqui

Trata-se de satélites da Starlink, que possuem luzes brilhantes, que podem ser vistas a olho nu, em diversos pontos. Os primeiros registros de visualização deste satélite, foram feitos em dezembro de 2019.

Segundo a empresa idealizadora, os satélites Starlink, foram desenvolvidos de uma maneira que promete baixo investimento, porém, com características diferentes dos demais. Ao todo, são 60 satélites que ficam em uma órbita terrestre mais baixa e por isso podem ser vistos.

Na noite deste domingo, os relatos dão conta de que os objetos podiam ser avistados por volta das 20h. As imagens caracterizam o chamado “Trem” de satélites.

O Starlink é um projeto de desenvolvimento de constelações de satélites em andamento pela empresa americana SpaceX, para desenvolver uma plataforma de satélites de baixo custo e alto desempenho e transceptores terrestres de clientes necessários para implementar um novo sistema de comunicação baseado na internet.

Cada satélite Starlink pesa aproximadamente 227 kg e possui um design de painel plano que possui múltiplas antenas de alto rendimento e um único painel solar.

Deixar um comentário