19/10/2020 08h40 - Atualizado em 19/10/2020 08h40

19 de outubro na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
19 de outubro na história

1901 – O brasileiro Santos Dumont ganhava prêmio por voar ao redor da torre Eiffel, em Paris. Ele deu uma volta com o seu dirigível (o número 6) em torno da torre Eiffel, em Paris, feito que lhe rendeu o prêmio de 100 mil francos em um concurso promovido pelo milionário Henry Deutsch. O desafio consistia em decolar de Saint Cloud, contornar a torre Eiffel e retornar ao ponto de partida em 30 minutos. Houve uma polêmica por conta de um atraso de 29 segundos, mas, no dia 4 de novembro, o aeroclube francês declarou Santos Dumont o vencedor do desafio.

1913 – Nascia Vinícius de Moraes, um dos maiores poetas e compositores da música brasileira. Natural do Rio de Janeiro, ele foi também diplomata, dramaturgo e jornalista. Apelidado de “poetinha” por Tom Jobim, tinha fama de boêmio e de grande conquistador, tanto que se casou com nove mulheres. Ele é, junto com Tom Jobim, compositor do clássico Garota de Ipanema. Quando voltava de uma viagem da Europa, em 1979, sofreu um derrame cerebral no avião. No ano seguinte, morreu no dia 9 de julho, de edema pulmonar, no Rio de Janeiro.

1956 - Era lançado Elvis, segundo LP do rei do rock, Elvis Presley. A canção "Old Shep" que fez parte do disco foi cantada por Elvis em 1945 em um concurso onde ele ficou com o segundo lugar, é considerada a sua primeira grande interpretação. É talvez a primeira letra de conteúdo "denso" cantada por Elvis.

Que dia é hoje?

Dia da Inovação, no Brasil (Segundo a Lei 12.193 de 14 de janeiro de 2010)

Dia do Profissional de TI

Dia do Piauí (Data que marca os 196 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil)

Dia do Guarda Noturno

Aniversariantes

Patrícia Poeta (43 anos) – Gaúcha de São Jerônimo Patrícia Poeta Pfingstag Soares é uma jornalista e apresentadora brasileira da Rede Globo. Se formou na PUC-RS e começou sua carreira na TV Bandeirantes de Porto Alegre. Teve passagens pelo Fantástico e pelo Jornal Nacional, mas atualmente é responsável pela apresentação do programa É de Casa, que conta com variedades e notícias cotidianas.

Evander Holyfield (58 anos) – É um ex pugilista norte-americano, pentacampeão mundial dos pesos-pesados. Em 1997 teve parte de sua orelha arrancada por Mike Tyson.

Glória Menezes (86 anos) Gaúcha de Pelotas, Nilcedes Soares Guimarães é uma consagrada e premiada atriz brasileira. É casada com o ator Tarcísio Meira. Ela e o marido deixaram a Globo neste anos. Na TV, a atriz estreou em 1968 com na novela Sangue e Areia e, desde então, já atuou em mais de 40 atrações na emissora.

Deixar um comentário