14/10/2020 20h47 - Atualizado em 14/10/2020 20h47

15 de outubro na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
15 de outubro na história

1815 - Napoleão Bonaparte é exilado na ilha de Santa Helena, na costa da África. O líder político francês passou os últimos seis anos de sua vida confinado neste local. Uma autópsia concluiu que ele morreu de câncer no estômago, mas existe suspeitas de um longo e lento envenenamento por arsênio. Durante sua vida, Napoleão I foi imperador da França de 18 de maio de 1804 a 6 de abril de 1814, posto que voltou a ocupar por poucos meses em 1815 (20 de março a 22 de junho). Por meio de suas guerras napoleônicas, foi responsável por estabelecer a hegemonia francesa sobre a maior parte da Europa.

1928 - Dirigível Zeppelin fazia o primeiro voo de longa a distância, cruzando o Atlântico. O lendário dirigível LZ 127 Graf Zeppelin chegava aos EUA após realizar com sucesso o seu primeiro voo de longa distância, ligando a cidade alemã de Frankfurt a Nova York. O percurso foi feito em 112 horas. O Graf Zeppelin possuía 213 metros de comprimento, cinco motores e transportava de 20 a 24 passageiros e outros 36 tripulantes.

1983 - Nelson Piquet se torna bicampeão mundial de Fórmula-1. Na última prova da temporada, sob o sol escaldante da África do Sul, o brasileiro Nelson Piquet garantia o seu segundo título mundial de Fórmula 1, após a primeira conquista, em 1981. Com o novo troféu, Piquet igualava o feito de Emerson Fittipaldi, que conquistara a F-1 em duas ocasiões na década anterior.

1993 – Nelson Mandela era agraciado com o prêmio Nobel da Paz pelos seus esforços para acabar com o apartheid na África do Sul. Com formação acadêmica em Direito, Mandela dedicou boa parte de sua vida a causas humanitárias e defesa dos direitos humanos. Quando jovem, defendia a resistência não violenta. Foi julgado por traição, fugiu da polícia e recebeu a pena de prisão perpétua, que resultou no seu encarceramento por 25 anos. Deixou a cadeia apenas em 1990, para depois então tornar-se o presidente da África do Sul, em 1994, e conduzir uma política de igualdade e democracia no país.

1996 – Era criada a GloboNews, o canal de notícias do Grupo Globo. GloboNews é um canal de televisão por assinatura brasileiro sediado no Rio de Janeiro, e que transmite uma programação jornalística durante as 24 horas do dia. É o segundo canal de notícias mais visto no país, perdendo para a Record News e ficando a frente da BandNews TV. Porém, o Ibope acabou desmentindo isso, dizendo que a metodologia usada pela pesquisa feita pela Record News, usando dados do próprio instituto, não são compatíveis, já que a Record News é um canal aberto, e a medição da audiência da televisão por assinatura, na qual a GloboNews é disponibilizada, é feita de forma diferente.

Que dia é hoje?

Dia do Professor

Dia Mundial da Lavagem das Mãos

Dia do Securitário (Indivíduo que trabalha numa empresa ou companhia de seguros)

Aniversariantes:

Bianca Rinaldi – 46 anos - Bianca Rinaldi começou a carreira aos 15 anos no programa "Xou da Xuxa" como a Paquita Xiquita Bibi, na TV Globo. Letícia Spiller e Juliana Baroni foram assistente de palco de Xuxa na mesma época e ficaram no programa durante cinco anos. Atuou em várias novelas como Malhação, Chiquititas e foi protagonista de Ribeirão do Tempo da TV Record.

Ciro Bottini – 55 anos - É apresentador de televisão, palestrante, locutor, empresário, especialista em comunicação aplicada em vendas e notório por ser o vendedor oficial do canal de TV Shoptime, além de ser um dos maiores nomes em vendas do Brasil. Ciro Bottini mostrou ser possível fazer muito sucesso e ganhar bastante dinheiro sendo vendedor, ele está a mais de 20 anos no Shoptime.

Rodrigo Lombardi – 44 anos - Rodrigo Maranguape Lombardi é um ator e dublador brasileiro. O ator saiu do teatro para a televisão, onde estreou com a novela “Bang Bang”, em 2005. Após atuar em outras novelas, ele ganhou fama e reconhecimento ao interpretar seu primeiro protagonista em “Caminho das Índias”, de 2009. Ele tem 12 trabalhos na TV, participou de três filmes e atuou em dez peças. O ator é casado com a maquiadora Betty Baumgarten, com quem tem um filho: Rafael.

Mariano (Dupla Munhoz e Mariano) – 34 anos - Ricardo Mariano Bijos Gomes, é um cantor brasileiro, primeira voz da dupla sertaneja Munhoz & Mariano. Também é compositor, instrumentista, dançarino e modelo. Atualmente o cantor reside em São Paulo. A dupla começou se apresentando em postos de gasolina e casas de shows, com salários que variam de 150 a 350 reais por show, ou apenas 6 latinhas de cervejas. Ela foi descoberta em 2011 no quadro Garagem do Faustão.

Deixar um comentário