13/10/2020 20h55 - Atualizado em 13/10/2020 20h55

14 de outubro na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
14 de outubro na história

1964 - Martin Luther King tornava-se a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz. Aos 35 anos, foi agraciado em reconhecimento à sua liderança na resistência não violenta e pelo fim do preconceito racial nos Estados Unidos. Menos de quatro anos depois, foi assassinado, em Memphis, no dia 4 de abril de 1968. Seu discurso mais famoso, "Eu Tenho Um Sonho", foi proferido em março de 1963, em frente ao Memorial Lincoln, em Washington. Em 1986, foi estabelecido o Dia de Martin Luther King, comemorado sempre na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário dele (King nasceu em Atlanta, no dia 15 de janeiro de 1929). Em 1993, pela primeira vez, o feriado foi celebrado em todos os estados do país.

1968 – Ocorria a primeira transmissão de TV ao vivo de uma nave espacial dos EUA. Ninguém tinha certeza se colocar uma câmera a bordo de uma nave espacial dos EUA seria uma boa ideia. O verdadeiro teste ocorreu no dia 14 de outubro de 1968, quando membros da missão Apollo 7 fizeram a primeira transmissão ao vivo de uma nave espacial tripulada dos EUA. A câmera utilizada naquele voo pesava cerca de dois quilos, e as imagens transmitidas deixaram o mundo fascinado com a ideia de ver a cobertura televisiva ao vivo de homens que estavam no espaço. As imagens mostraram os objetos flutuando na microgravidade, com os astronautas protagonizando cenas de mau humor. Este show estelar preparou o terreno para as relações da Nasa com o público em futuras coberturas. A missão decolou no dia 11 de outubro de 1968, na Flórida, com retorno no dia 22.

2012 - Austríaco quebrava a barreira do som ao pular de um balão da estratosfera. Depois de uma série de cancelamentos, o paraquedista Felix Baumgartner realizou com sucesso, um salto de um balão da estratosfera da Terra, a 39 mil metros de altura. De acordo com os cálculos do centro de controle da missão, ele quebrou a barreira do som nos primeiros 40 segundos de queda, quando atingiu 1.173 km/h. Em condições normais, na atmosfera terrestre, a velocidade do som é de 1.234 km/h, já na estratosfera pode alcançar 1.110 km/h, por conta da menor resistência do ar, de acordo com os organizadores do salto. A queda livre durou quatro minutos e 20 segundos. Depois disso, Baumgartner pousou em segurança no Centro Aéreo de Roswell, nos Estados Unidos. Foi o primeiro salto em queda livre supersônica e sem veículo motorizado da história.

Que dia é hoje?

Dia do Meteorologista no Brasil

Aniversariantes:

Alexandre Frota – 56 anos - Alexandre Frota de Andrade é um ator, diretor, ex-ator pornô, ex-modelo, ex-comediante, ex-jogador de futebol americano, ex-apresentador, empresário e político brasileiro, filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Em maio de 2018 apoiou a greve dos caminhoneiros no Brasil. Ainda naquele ano, lançou candidatura a Deputado federal, a qual foi bem-sucedida; segundo muitos, elegeu-se surfando no bolsonarismo que posteriormente rejeitou. Desde 2019 exerce o cargo de deputado federal por São Paulo.

Kiko Zambianchi – 59 anos - Francisco José Zambianchi é um cantor, guitarrista e compositor. Começou a tocar guitarra na adolescência e no final da década de 70 já se apresentava em festivais estudantis, peças de teatro e clubes pelo interior. Mudou-se para São Paulo e conheceu a cantora Marina, que mais tarde levaria às paradas de todo país uma música de sua autoria - "Eu te Amo Você" - colaborando para sua carreira. Em 1985 Kiko lança seu primeiro trabalho, Choque (EMI), que logo de cara emplacou três sucessos: "Choque", "Rolam as Pedras" e "Primeiros Erros (Chove)". Com o lançamento de seu segundo disco - Quadro Vivo, Kiko teve seu nome projetado nacionalmente com a inclusão da faixa "Alguém" na trilha da novela Roda de Fogo da TV Globo.

Usher – 41 anos - Usher Raymond IV é um cantor, dançarino e ator norte-americano. Usher, chegou à fama no final dos anos 90's com o lançamento de seu segundo álbum My Way, que gerou o seu primeiro hit número 1 na Billboard Hot 100, "Nice and Slow". Além de sua carreira musical, ele é considerado como um símbolo sexual. Em 2010, o Glamour o nomeou um dos 50 homens mais sexy ainda vivos. Também foi jurado do The Voice americano.

Deixar um comentário