12/10/2020 21h10 - Atualizado em 12/10/2020 21h10

13 de outubro na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
13 de outubro na história

1925 - Nascia a ex-premiê britânica Margaret Thatcher. A "Dama de Ferro", como ficou conhecida pelo pulso firme ao conduzir o parlamento inglês, morreu em abril de 2013, aos 87 anos. Foi a Primeira-Ministra com o maior período no cargo durante o século XX e a primeira mulher a ocupá-lo. Como Primeira-Ministra, implementou políticas que passaram a ser conhecidas como Thatcherismo. A Baronesa Thatcher morreu em abril de 2013, aos 87 anos de idade, depois de sofrer um acidente vascular cerebral. Ela estava hospedada em uma suíte no Hotel Ritz em Londres desde dezembro de 2012 depois de ter dificuldades com as escadas de sua casa

1968 - Morria o poeta Manuel Bandeira. Foi um poeta, crítico literário e de arte, professor de literatura e tradutor brasileiro. Considera-se que Bandeira faça parte da geração de 1922 da literatura moderna brasileira sendo seu poema Os Sapos o abre-alas da Semana de Arte Moderna de 1922. Juntamente com escritores como João Cabral de Melo Neto, Gilberto Freyre, Clarice Lispector e Joaquim Cardoso, entre outros, representa o melhor da produção literária do estado de Pernambuco.

1972 - Tem início a Tragédia dos Andes. Neste dia caía, na Cordilheira dos Andes, o avião que fazia o Voo Força Aérea Uruguaia 571. Tratou-se de um voo fretado que transportava 45 pessoas, incluindo uma equipe de rúgbi. Alguns passageiros morreram na hora por conta do impacto e outros não resistiram muito tempo devido aos ferimentos e ao frio. Dos 29 que sobreviveram após o acidente, oito foram mortos por uma avalanche que atingiu o local nos dias subsequentes. A área em que o avião caiu ficava numa região remota da Cordilheira dos Andes, a mais de 3.600 metros de altitude, local de condições extremas, sem fonte de calor ou comida. Os sobreviventes só foram socorridos 72 dias após o acidente, houve intensa comoção, e o fato de as pessoas terem sobrevivido foi considerado um milagre.

2010 - Terminava o resgate dos 33 mineiros soterrados no Chile. Eles ficaram presos por mais de dois meses a 600 metros de profundidade na pequena mina San José, na cidade chilena de Copiapó. Quando deixaram a mina, os trabalhadores foram recebidos por uma multidão, entre eles o presidente do Chile, Sebastián Pinera. Milhões de pessoas em todo o mundo assistiram ao resgate ao vivo pela TV. Menos de 24 horas após o início da operação, todos os 33 dos mineiros, com idades entre 19 e 63 anos, haviam sido resgatados com segurança. Quase todos os homens estavam em boas condições de saúde e eles usavam óculos escuros para proteger os olhos depois do longo tempo em um lugar mal iluminado. Os mineiros resgatados foram homenageados com viagens para vários locais como Inglaterra, Israel e Walt Disney World, onde um desfile foi realizado em sua homenagem.

Que dia é hoje?

Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional

Dia Mundial do Escritor

Aniversariantes

Fagner – 71 anos - Raimundo Fagner Cândido Lopes é um cantor, compositor, instrumentista, ator e produtor brasileiro, e um dos integrantes do chamado Pessoal do Ceará. O nome de Fagner vem sendo incluído na lista dos maiores cantores de música latina, principalmente pela sua filiação com outros músicos latinos não-brasileiros, como Mercedes Sosa. É dele a música Borbulhas de Amor, lançada em 1991 e que se tornou um grande sucesso.

Kiko (Músico) – 68 anos - Eurico Pereira da Silva Filho é um guitarrista brasileiro, vocalista e membro do grupo Roupa Nova. A música entrou na sua vida aos 13 anos, com uma guitarra emprestada de um amigo, Kiko aprendeu a tocar. Aos poucos se aprofundou tocando em bailes. Fez parte, então, da banda Los Panchos Villa. Depois de um certo tempo, entrou (juntamente com alguns outros integrantes da sua banda) para Os Famks, que completando a sua formação, se transformaria no Roupa Nova.

Deixar um comentário