05/10/2020 17h43 - Atualizado em 05/10/2020 17h43

06 de outubro na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
06 de outubro na história

1888 - Nascia Roland Garros, pioneiro da aviação na França. Ele ficou famoso por ter realizado a primeira travessia aérea sem escalas do Mediterrâneo, em 7h53m, no dia 23 de setembro de 1913, apesar de um motor ter falhado sobre a Córsega. Roland Garros teve uma breve passagem pelo Brasil, onde ensinou pilotagem em São Paulo. Em homenagem ao piloto, o nome Roland Garros foi dado ao prestigiado torneio de tênis que acontece anualmente em Paris.

1916 - Nascia o político Ulysses Guimarães. Ele ficou conhecido pela luta contra a ditadura e pela redemocratização do Brasil, incluindo a campanha das Diretas Já. No dia 12 de outubro de 1992, Ulysses, a esposa D. Mora, o ex-senador Severo Gomes e esposa e o piloto, morreram em uma queda de helicóptero, próximo a Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Apenas o corpo de Ulysses nunca foi encontrado.

1927 - O filme O Cantor de Jazz, primeiro longa falado da história, estreava em Nova York. A partir daí os filmes mudos passaram a ser totalmente substituídos pelos filmes falados ou talkies, que se tornaram a grande novidade. Al Jolson foi o ator principal do filme e o primeiro a falar e cantar num filme, com sua voz gravada em banda sonora sincronizada.

1974 – Emerson Fittipaldi se tornava campeão mundial de Fórmula 1 pela segunda vez. Ele se consagrou um dos momentos mais importantes da carreira do piloto Emerson Fittipaldi com a conquista do seu segundo título mundial de Fórmula 1. Correndo pela McLaren, ele garantiu o troféu de melhor piloto do mundo com o quarto lugar no GP dos Estados Unidos, prova vencida pelo argentino José Carlos Pace.

1990 - Lançamento do videogame Game Gear no Japão. É um console de videogame portátil, de 8 bits, desenvolvido e produzido pela Sega. Fazia parte da denominada 4ª geração de consoles e surgiu em resposta ao portátil da Nintendo, o Game Boy, também tinha como concorrentes o Atari Lynx e o TurboExpress. O console foi descontinuado no Brasil e a Coreia do Sul de 1995.

2008 - Morria, aos 54 anos, o locutor gaúcho Mário Mazeron. Atuou como narrador de turfe e futebol, nas rádios Itaí, Gaúcha, Pampa e Guaíba. Desde meados da década de 90 fazia o “Jornal da Noite”, que apresentou desde seu início. Mazeron, há 19 anos na Guaíba, atuou ainda no Correio do Povo e era responsável pelos programas de música clássica da Guaíba FM, onde fazia diversas locuções.

Que dia é hoje?

Dia do Tecnólogo

Dia Nacional do Circulista

Dia do prefeito

Aniversariantes

Kayky Brito – 31 anos - Kayky Fernandes de Brito é um ator brasileiro, irmão da também atriz Sthefany Brito. Desde 2012 mora em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde estuda cinema e iniciou a carreira em filmes estrangeiros, retornando ao Brasil apenas esporadicamente para trabalhos temporários. Ele começou sua carreira na telenovela infantil Chiquititas e posteriormente atuou em novelas como Passione, Chocolate com Pimenta, Alma Gêmea, entre outras.

Valesca Popozuda – 41 anos – Valesca Reis Santos é uma cantora, dançarina e empresária brasileira. Foi vocalista do grupo feminino Gaiola das Popozudas entre 2000 e 2012, sendo uma das responsáveis por disseminar o funk carioca no Brasil. Em 2012 saiu em carreira solo e, no ano seguinte, lançou a canção "Beijinho no Ombro". Valesca é considerada a "Rainha do Funk".

Samara Felippo – 41 anos - Samara Felippo Santana é uma atriz brasileira que começou na carreira artística aos 17 anos, atuando em uma pequena participação na trama infantil "Caça Talentos" (1996), da TV Globo, apresentada por Angélica. Em 1997, Samara estreou nas telenovelas da emissora, fazendo "Anjo Mau", e desde então emendou inúmeros papéis, como em "Malhação" (1999), na minissérie "A Casa das Sete Mulheres" (2003), e na novela "América" (2005). Atualmente ela está na Record e seu último papel foi na novela “Topíssima”.

Fernando Scherer – 45 anos - o Xuxa, é um ex-atleta brasileiro de natação. Teve importante participação na história brasileira desse esporte, se especializando nas provas de 50 metros livre e 100 metros livre. Entre suas principais conquistas estão duas medalhas olímpicas, dez medalhas em Jogos Pan-Americanos e alguns recordes.

Romero Britto – 56 anos - É um pintor, escultor e serígrafo brasileiro radicado nos Estados Unidos. Considerado um dos artistas mais prestigiados pelas celebridades americanas, já pintou quadros para personalidades como Michael Jackson, Madonna e Arnold Schwarzenegger. Também produziu telas para nomes como Dilma Rousseff, Bill Clinton e o casal real príncipe William e Kate Middleton, e a convite do príncipe Charles jantou no Palácio de Buckingham. Britto alega ter criado seus quadros para invocar o espírito de esperança e transmitir uma sensação de aconchego. Suas obras são chamadas, por colecionadores e admiradores, de “arte da cura”. Ele foi alçado para a fama ao realizar a ilustração de uma campanha publicitária da vodca sueca Absolut.

Deixar um comentário