04/10/2020 20h22 - Atualizado em 04/10/2020 20h22

05 de outubro na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
05 de outubro na história

1582 - O dia 5 de outubro não existiu. Isso porque, nesta data, a maior parte da Europa substituiu o calendário juliano pelo calendário gregoriano, e a transição significou o desaparecimento dos 10 dias posteriores a 4 de outubro de 1582 na história. O Papa Gregório emitiu uma ordem para que se anulasse do calendário as datas compreendidas entre os dias 5 e 14 de outubro e se adotasse um calendário moderno e ajustado, chamado gregoriano. Os países católicos da Europa acataram a ordem do Papa Gregório imediatamente e várias nações protestantes sancionaram a medida nos anos seguintes. Atualmente, nenhum país utiliza o calendário juliano, que tem, agora, 13 dias a menos que o calendário gregoriano.

1988 – O dia da promulgação da Constituição de 1988, também é celebrada a criação de três estados brasileiros: Amapá, Roraima e Tocantins. Os dois primeiros já eram territórios, criados em 1943 e em 1962, respectivamente, que foram elevados à categoria de Estado com a Constituição. Já Tocantins foi criado a partir da divisão do estado de Goiás. A emancipação representou o crescimento dessas regiões e também permitiu sua participação nas decisões políticas, o que ajudou a dar maior equilíbrio federativo ao país.

1942 – O Cruzeiro era instituído por Getúlio Vargas como a moeda oficial do Brasil. Era a primeira vez que o Brasil fazia uma mudança em seu padrão monetário. Com a alteração, um cruzeiro equivalia a mil réis. A moeda instituída por Getúlio vigorou até fevereiro de 1967. A partir daí o Cruzeiro foi substituído pelo padrão transitório Cruzeiro Novo, por causa da inflação, e correspondia a mil cruzeiros "antigos". Em maio de 1970, o Cruzeiro retornou e circulou até fevereiro de 1986, quando foi trocado pelo Cruzado no governo de José Sarney. Novamente, por causa da altíssima inflação, a moeda foi trocada, de maneira provisória, pelo Cruzado Novo, em 1989.

1993 - A UNESCO declarava o Dia Mundial do Professorado. Este dia serve para reconhecer o trabalho que diariamente realizam mestres e mestras de todo o mundo. Os conflitos armados, a violência nas salas de aula, a insegurança econômica, os limitados recursos humanos e materiais, entre outros, fazem com que cada dia seja mais difícil realizar um trabalho primordial na construção de nossa sociedade futura, o trabalho de educar.

2011 - Morria em 2011 na cidade de São Francisco, na Califórnia, Steve Paul Jobs, considerado gênio e visionário por suas criações à frente da Apple e também como co-fundador da NeXT e Pixar. Com 20 anos, fundou a Apple com o seu amigo Steve Wozniak na garagem da casa dos seus pais. Dez anos depois, esta mesma empresa tinha 10 mil funcionários. Além da área da informática, Jobs também lançou produtos nos setores de telecomunicações (iPhone), músicas (iPod) e tablets (iPad). Ele morreu vítima de câncer, doença contra a qual lutava desde 2004.

Que dia é hoje?

Dia Internacional dos Professores (no Brasil é 15/10)

Dia Nacional das Aves

Aniversariantes do dia

Kate Winslet - 45 anos - Kate Elizabeth Winslet é uma premiada atriz britânica. Vencedora de um Oscar, um Emmy, quatro Globos de Ouro, três SAG Awards e um prêmio Grammy. Ela é a atriz mais jovem a receber seis indicações ao Oscar antes dos 31 anos de idade, com sete indicações no total, e é uma das poucas atrizes a ganhar três dos quatro principais prêmios do entretenimento Americano (EGOT). Ganhou reconhecimento com o estrelato mundial com o romance épico Titanic (1997). Em 2008, o crítico David Edelstein a descreveu como "a melhor atriz britânica de cinema de sua geração".

Brian Johnson - 72 anos - é um cantor e compositor britânico. Desde 1980 ele é o vocalista da banda de Rock 'N' Roll australiana AC/DC. Em 2016 foi afastado da banda por problemas médicos. Com a morte do vocalista do AC/DC, Bon Scott, em 19 de Fevereiro de 1980, Brian Johnson foi convidado para a banda.

Moacyr Franco – 83 anos - Moacir de Oliveira Franco é um ator, cantor, compositor, autor, apresentador de TV, humorista e político brasileiro. Seus maiores sucessos, porém, estão no sertanejo-raíz, quando, nas décadas de 80 e 90 compôs várias músicas que alcançaram os primeiros lugares nas paradas, tais como: "Dia de Formatura", com Nalva Aguiar, "Seu amor ainda é tudo", "Ainda Ontem Chorei de Saudade" e "Se eu não puder te esquecer", com João Mineiro & Marciano.

Tarcísio Meira – 84 anos - Tarcísio Magalhães Sobrinho é um ator brasileiro de cinema, teatro e de televisão. É casado com a atriz Glória Menezes, com quem tem um filho, Tarcísio Filho, também ator. Considerado, um dos maiores atores e galãs de sua geração, marcou época com seus personagens, no cinema, no teatro e na televisão. Durante décadas eternizou a televisão com mocinhos e vilões que marcaram a teledramaturgia nacional. Casado com a atriz Glória Menezes, teve um dos casamentos mais duradouros da televisão brasileira que durou décadas e chegou ao fim este ano. Os dois são pais do também ator Tarcísio Filho.

Deixar um comentário