01/10/2020 18h03 - Atualizado em 01/10/2020 18h03

02 de outubro na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
02 de outubro na história

1789 - É votada definitivamente a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. O documento da Revolução Francesa define como universais os direitos individuais e coletivos dos homens (esta última palavra tem o sentido de "seres humanos" ou "humanidade"). Entre os seus artigos, estão afirmações de que "os homens nascem e são livres e iguais em direitos" (artigo 1); "a liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique o próximo" (artigo 4); "a lei é a expressão da vontade geral" (artigo 6); "a livre comunicação das ideias e das opiniões é um dos mais preciosos direitos do homem" (artigo 11); e "a sociedade tem o direito de pedir contas a todo agente público pela sua administração" (artigo 15).

1869 - Nascia Mahatma Gandhi, um dos fundadores do moderno estado indiano e defensor dos protestos em uso de violência. Seu nome, Mahatma, em sânscrito, significa "grande alma". Ele ficou famoso internacionalmente pela sua política de desobediência civil e o uso do jejum como protesto. Por conta disso, teve a prisão decretada várias vezes. Sua iniciação na política começou após sofrer discriminação racial durante uma viagem de primeira classe em um trem. Quando pediram que fosse à terceira classe por ele não ser branco, Gandhi se recusou e foi jogado para fora do trem. Depois disso, iniciou sua luta contra a discriminação racial.

1945 - Nascia, em Minas Gerais, o cantor Wando. Conhecido por canções românticas como Fogo e Paixão e Chora Coração. Vanderley Alves dos Reis gravou mais de 20 discos. Seu último disco de inéditas, "Romântico Brasileiro, Sem Vergonha", foi lançado em 2005. Ele morreu em janeiro de 2012, vítima de uma parada cardíaca. Wando tinha 66 anos e ficou internado por 15 dias por causa de problemas no coração.

1947 – Era inaugurado o Mais importante museu de arte ocidental do Hemisfério Sul, o MASP (Museu de Arte de São Paulo). Idealizado por Assis Chateaubriand e Pietro Maria Bardi, a princípio, o museu foi instalado em quatro andares do prédio dos Diários Associados, império de Chateaubriand, no centro de São Paulo. O Masp passou para a sua sede atual, na Avenida Paulista, apenas no final de década de 60. A obra levou 10 anos para ser concluída e teve finalmente sua inauguração com a presença do príncipe Filipe e da rainha Elizabeth II, da Inglaterra, que fez o discurso de inauguração. O acervo do Masp é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1969, e possui atualmente cerca de oito mil peças, dentre as quais destacam-se as pinturas ocidentais, principalmente italianas e francesas.

1992 – Acontecia um dos episódios mais sangrentos da história penitenciária mundial, o massacre do Carandiru deixava 111 mortos. As razões para o infeliz desfecho são controversas. De um lado, o chefe da operação afirmou que agiu para cumprir o dever. Já grupos de direitos humanos alegaram que houve intenção de exterminar os presos. Os marcantes acontecimentos no Carandiru rederam livro, filme e série de TV.

1992 - No mesmo dia, Fernando Collor de Mello era afastado do cargo por conta das denúncias de corrupção em seu governo. Com seu afastamento, a presidência foi ocupada pelo vice Itamar Franco. Collor, então o presidente mais jovem do Brasil, na época com 40 anos, teve um governo marcado pelo Plano Collor e a abertura do mercado nacional às importações e o início de um programa nacional de desestatização. Inicialmente, as medidas do seu Plano tiveram uma boa aceitação, mas ao longo do tempo aprofundaram a recessão econômica e aumentaram inflação, que chegou aos 1200% ao ano.

2009 - Rio de Janeiro era confirmada como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A capital fluminense venceu a concorrência com Madri, Tóquio e Chicago. A vitória da Cidade Maravilhosa não foi fácil. A candidatura brasileira venceu Madri na última rodada da reunião por 66 votos a 32, sendo que Tóquio e a então favorita Chicago caíram nas rodadas anteriores.

Que dia é hoje?

Dia Internacional da Não Violência (Esta data, criada em homenagem ao pacifista Mahatma Gandhi, tem o propósito de incentivar a educação pela paz, respeitando sempre os direitos humanos).

Dia do anjo da guarda

Aniversariantes do dia

Cléo – 38 anos - Cleo Pires Ayrosa Galvão uma atriz e cantora brasileira. Em agosto de 2017, adotou o nome artístico Cleo e, em março de 2018, lançou-se também na carreira de cantora. Tornou-se famosa por suas atuações em novelas da Globo como “Caminho das Índias” e “Cobras e Lagartos”, além da participação no filme “Lula, o Filho do Brasil”. Ela é conhecida como a filha da atriz Glória Pires com o cantor Fábio Jr, além de meia-irmã de Fiuk. A atriz foi a capa de agosto de 2010 da Playboy.

Rodrigo Scarpa – 39 anos - Rodrigo Scarpa de Castro é um apresentador de TV, radialista e repórter brasileiro, mais conhecido por seu personagem Repórter Vesgo dos extintos programa Pânico na TV e Pânico na Band. Cursou Rádio e TV em São Paulo e começou sua carreira artística trabalhando como locutor em Itanhandu - MG . Foi em 1994 que Rodrigo Scarpa começou seu contato com a rádio Jovem Pan. Como um simples ouvinte, ele passou a ligar todos os dias para o programa comandado por Emílio Surita e aproveitava o espaço para fazer humor. Durante 4 anos tornou-se conhecido entre os apresentadores do programa até ser contratado. Atualmente ele está investindo no segmento de tapiocaria e mora na Flórida.

Augusto Cury – 62 anos - Augusto Jorge Cury é um médico psiquiatra, professor e escritor brasileiro. É o autor da Teoria da Inteligência Multifocal. Seus livros foram publicados em mais de 70 países e já vendeu mais de 25 milhões de livros somente no Brasil.

Deixar um comentário