29/09/2020 17h41 - Atualizado em 29/09/2020 17h41

30 de setembro na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
30 de setembro na história

1452 - Surge o primeiro livro impresso: A Bíblia de Gutenberg. A produção da Bíblia começou em 1450, tendo Gutenberg usado uma prensa de tipos móveis. Essa Bíblia marca o início da produção em massa de livros no Ocidente. Uma cópia completa desta Bíblia possui 1282 páginas, com texto em duas colunas; a maioria era encadernada em dois volumes.

1883 - A cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, entrava para a história ao libertar os escravos cinco anos antes da Lei Áurea. A data é considerada importante na história de Mossoró e, desde 1913, é considerado como feriado municipal. Em homenagem a este acontecimento, Mossoró foi, entre 28 e 30 de setembro de 2011, capital do Rio Grande do Norte, sendo o governo estadual transferido temporariamente de Natal para Mossoró.

1917 - Nascia em Surubim, em Pernambuco, José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha, comunicador de rádio e também famoso na televisão brasileira por conta dos seus programas de auditório. Ele faleceu no dia 30 de junho de 1988, no Rio de Janeiro, por conta de infarto e insuficiência respiratória, além de lutar contra um câncer no pulmão. Em 2009, a vida de Chacrinha foi tema do filme Alô, Alô Teresinha, de Nelson Hioneff.

2013 - A MTV Brasil era extinta. Sendo substituída por um novo canal operado pela empresa norte-americana Viacom na TV paga. Foi pertencente ao Grupo Abril e dedicada ao público jovem. Nasceu em 1990 como a primeira rede de televisão segmentada a ser transmitida no sinal aberto, sendo a versão nacional da MTV. A sede da emissora ficava em São Paulo onde foi anteriormente a sede da Rede Tupi. Este edifício foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, sendo o primeiro da capital do estado de São Paulo a ser tombado. Ela era considerada a maior rede jovem e a sétima maior rede de televisão do Brasil além de ter sido a primeira emissora de TV brasileira a transmitir a sua programação 24 horas por dia (sem ficar fora do ar na madrugada).

2014 - A rede social filiada ao Google, Orkut, era extinta. A rede social foi criada em 24 de janeiro de 2004. Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkökten, engenheiro turco do Google. O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários foram do Brasil e da Índia. No Brasil a rede social teve mais de 30 milhões de usuários, mas foi ultrapassada pelo líder mundial, o Facebook.

Que dia é hoje?

Dia Internacional da Tradução e/ou do Tradutor Intérprete

Dia do Jornaleiro

Dia da secretária

Aniversariantes

Tico Santa Cruz – 43 anos - Luis Guilherme Brunetta Fontenelle de Araújo é um músico, compositor e escritor brasileiro. É o vocalista da banda Detonautas Roque Clube. Estudou Ciências Sociais na UFRJ. Polêmico, o músico foi o 3° eliminado da Fazendo 3 com 74% dos votos, o maior índice de rejeição do programa até agora. Em 2013, Tico se irritou devido à qualidade do som e fez ameaças de morte aos técnicos de som em um show caso eles desligassem o som do P.A.

Evaristo Costa – 44 anos - Evaristo de Oliveira Costa Merigo é um jornalista brasileiro e apresentador da CNN Brasil. Formado em Jornalismo pela Universidade Braz Cubas, de Mogi das Cruzes, ingressou na profissão em 1995, quando ainda estava na faculdade. Ele saiu da TV Globo em 2017 onde trabalhou por 22 anos. Desde 2019, é um dos apresentadores da CNN Brasil. Ele é digital influencer e faz sucessos nas redes sociais.

Durval de Lima (Xororó) – 63 anos - Chitãozinho & Xororó são recordistas em vendas de discos no Brasil: eles venderam mais de 37 milhões de álbuns e ganharam três prêmios Grammy Latino. São tidos como a dupla que abriu as portas das rádios FM para a música sertaneja, no início da década de 1980.

Deixar um comentário