28/09/2020 17h53 - Atualizado em 28/09/2020 18h10

29 de setembro na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
29 de setembro na história

1908 - Morria o escritor Machado de Assis. Com extensa obra, Machado de Assis publicou nove romances e peças teatrais, 200 contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos e mais de 600 crônicas. É considerado o introdutor do realismo no Brasil, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas. Machado de Assis morreu aos sessenta e nove anos de idade com uma úlcera cancerosa na boca.

1996 - Nintendo lançava o Nintendo 64 na América do Norte. A Nintendo optou por continuar utilizando mídia de cartuchos, uma decisão surpreendente, especialmente considerando a escolha dos concorrentes em utilizar mídias de armazenamento mais atualizadas como CD-ROM. Comercialmente falando, o N64 vendeu mais de 20 milhões de unidades nos EUA, ficando na segunda posição. Perdeu somente para o PS1, com 40 milhões.

2006 – Ocorria uma das maiores tragédias da aviação brasileira. O Boeing 737-800, da Gol Transportes Aéreos, sofreu um choque no ar com o jato executivo Embraer Legacy 600 e caiu em uma área densa de floresta amazônica na Serra do Cachimbo, a duzentos quilômetros de Peixoto de Azevedo, na região norte do estado de Mato Grosso. Todas as 154 pessoas a bordo do avião da Gol morreram.Já as sete pessoas que estavam no Legacy sobreviveram. A aeronave ficou danificada e fez um pouco de emergência na Base Aérea do Cachimbo, no centro-sul do Pará.

2012 - Morria a “rainha da televisão brasileira”, a apresentadora Hebe Camargo. Ela morreu após sofrer uma parada cardíaca, aos 83 anos enquanto dormia. Em 2010, ela havia lutado contra câncer raro, um tumor primário de peritônio. Hebe passou por cirurgia e quimioterapia e retornou ao trabalho em março do mesmo ano. Ao longo de sua carreira, Hebe passou por quase todas as emissoras de televisão do país, como Record e a Bandeirantes, nos anos 70 e 80. Na Bandeirantes, ficou até 1985, quando foi contratada pelo SBT. Ela permaneceu neste último até dezembro de 2010, quando assinou com a RedeTV!. Hebe ficou ali até setembro de 2012. No mesmo ano, a apresentadora retornou para o SBT, onde trabalhou até a época de sua morte.

Que dia é hoje?

Dia Mundial do Petróleo

Dia Mundial do Coração

Aniversariantes:

Marcos Frota – 63 anos - Marcos Magano Frota é um ator e empresário brasileiro. Atuou em América, de Glória Perez, como Jatobá, um cego que enfrentava as dificuldades do cotidiano. Seus papéis de maior sucesso na televisão foi Tonho da Lua, em Mulheres de Areia e Diego, em A Próxima Vítima. Desde 1995 é dono de um circo, em que ele próprio costuma atuar no trapézio, bem como uma escola para formar artistas circenses.

Jerry Lee Lewis – 84 anos - é um cantor, compositor e pianista norte-americano de rock and roll, considerado um dos pioneiros do gênero. Esteve no Hall of Fame do Rock And Roll em 1986 e em 2005. Em 2004, a revista Rolling Stone colocou-o em vigésimo quarto lugar no seu ranking dos 100 melhores artistas de todos os tempos.

Cid Moreira – 92 anos - Alcides Alves Moreira, é um jornalista, locutor e apresentador brasileiro em atividade desde 1947. Cid é famoso por sua voz grave e singular, a qual impõe a sensação de um eco aos espectadores. Em 24 de abril de 2015 apresentou um bloco do Jornal Nacional junto com Sérgio Chapelin como uma forma de homenagem da Globo aos dois jornalistas, que por muitos anos apresentaram o Jornal Nacional, na semana de aniversário de 50 anos da Rede Globo. Chamaram a última da reportagem da série "50 Anos de Jornalismo da Globo" apresentado de 20 à 24 de abril dentro do JN.

Deixar um comentário