28/09/2020 00h03 - Atualizado em 28/09/2020 00h03

28 de setembro na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
28 de setembro na história

1871 - Era promulgada no Brasil a Lei do Ventre Livre, ou seja, crianças filhas de escravos a partir desta data não seriam mais obrigadas ao regime da escravidão. A lei pretendia estabelecer um estágio evolutivo entre o trabalho escravo e o regime de trabalho livre, sem, contudo, causar mudanças abruptas na economia ou na sociedade.

1885 – Era promulgada a Lei dos Sexagenários. A lei concedia "liberdade" aos escravos com mais de 60 anos. Esta liberdade é discutível pois, assim que o escravo atingisse essa idade, ele ainda teria um vínculo de três anos de trabalho gratuito com seu patrão. Na prática, apenas escravos com mais de 65 anos teriam o direito conquistado, o que fez com que a lei não tivesse grande impacto, já que poucos escravos atingiam esta idade e, além disso, nesta altura da vida, eles estavam desvalorizados. Apesar de não ter causado grandes mudanças práticas, a Lei dos Sexagenários fez parte de uma série de avanços na campanha dos abolicionistas que, três anos mais tarde, conseguiriam aprovar a Lei Áurea, que aboliu a escravatura no Brasil.

1942 - Nascia, no Rio de Janeiro, Sebastião Rodrigues Maia, mais conhecido como Tim Maia. Cantor de grande talento e popularidade, várias de suas músicas tornaram-se clássicos como Não quero dinheiro, Gostava tanto de você, Descobridor dos Sete Mares e Me dê motivo. Em seus shows, Tim Maia era conhecido pela grande expectativa que criava no público, pois ninguém sabia se ele apareceria ou não para cantar. Contudo, quando estava inspirado cantava por mais de três horas. Sobre o uso de drogas, ele nunca admitiu diretamente o consumo, contudo uma de suas frases conhecidas é: "Eu não bebo, não fumo e não cheiro; só minto um pouquinho". Ele morreu no dia 15 de março de 1998, em Niterói (RJ), vítima de parada cardíaca causada por infecção generalizada, aos 55 anos.

1978 – Morria o papa João Paulo I. Ele governou a Igreja Católica por apenas 33 dias e foi sucedido por João Paulo II. Tornou-se rapidamente conhecido na Cúria Romana pelo apelido de "Papa do Sorriso", por sua afabilidade. Não aceitava ser carregado em uma liteira como os outros papas, por uma questão de humildade. Também foi pioneiro ao adotar um nome papal duplo.

1926 - Harry Houdini, um dos mais famosos mágicos da história, realizou, pela terceira, vez o truque de ser enterrado vivo. A morte do escapista, no entanto, aconteceu justamente em função de uma de suas apresentações, em Montreal, no Canadá, o número da "incrível resistência torácica". Houdini foi golpeado por um estudante, um boxeador amador, quando ainda não estava com os músculos preparados e teve o apêndice rompido. Uma semana depois, morreu em um hospital de Detroit, no dia 31 de outubro de 1926, aos 52 anos.

Que dia é hoje?

Dia Nacional da Lei do Ventre Livre

Dia da Liberdade de Expressão

Dia Mundial contra a Raiva

Aniversariantes

Hilary Duff – 33 anos - Hilary Erhard Duff é uma atriz e cantora norte-americana. Duff se tornou conhecida ao protagonizar a série do Disney Channel Lizzie McGuire em 2001. Após assinar com a Hollywood Records, Duff começou a trabalhar em seu segundo álbum de estúdio, Metamorphosis, lançado em 2003. O álbum foi um enorme sucesso de vendas e crítica, ficando no topo da Billboard 200 e vendendo mais de três milhões de cópias apenas nos Estados Unidos

Guta Stresser – 48 anos - Maria Augusta Labatut Stresser, é uma atriz e escritora brasileira. Ficou conhecida por interpretar a personagem Bebel, em “A Grande Família”. Em 2010, Guta se lançou como escritora, tendo publicado seu primeiro livro, direcionado ao público infanto-juvenil, Meu pequeno Coxa-branca, livro que fala sobre um garoto carioca que se tornou torcedor do time paranaense. Em 2017, entra em cartaz no teatro com a peça Ela é meu marido, ao lado de Bia Guedes, contando a história de duas amigas que deixam de lado as decepções amarosas com homens para viverem um romance.

Roberta Miranda – 64 anos - é uma cantora e compositora brasileira. Consagrada pelo povo com o título de Rainha Sertaneja, Roberta Miranda é a primeira cantora da MPB a vender mais de um milhão e meio de discos. É a quarta cantora brasileira que mais vendeu discos, com 20 milhões de cópias. Entre seus maiores sucessos estão: A Majestade O Sabiá, Pimenta Malagueta, Vá Com Deus e Sol da Minha Vida.

Amaury Jr. – 70 anos - Amaury de Assis Ferreira Júnior é um jornalista e apresentador de televisão brasileiro, mais conhecido por seus programas noturnos de entrevistas com celebridades e cobertura de festas e eventos. Em várias emissoras desde os anos 1980, Amaury já entrevistou milhares de pessoas e se tornou reconhecido como pioneiro do colunismo social eletrônico, estabelecendo um modelo seguido por vários apresentadores.

Deixar um comentário