25/09/2020 10h03 - Atualizado em 25/09/2020 11h05

Bebê morre após engasgamento com leite materno

Morte traz alerta e dicas importantes para evitar acidentes na hora da amamentação
Por: Gil Martins/Acústica FM - Foto: Ilustração/Pixabay
Bebê morre após engasgamento com leite materno

Esta semana foi marcada pela tristeza que tomou conta da cidade de Caxias do Sul, após a morte de um bebê que residia no bairro São Caetano. O fato aconteceu na manhã da última terça-feira (09), e chamou a atenção para os cuidados necessários com recém-nascidos.

- Receba as informações da Acústica no seu WhatsApp clicando aqui

Segundo a polícia, por volta das 09h, a Brigada Militar foi chamada para atender ocorrência onde uma bebê de apenas um mês e meio, havia se engasgado com o leite materno. Os policiais foram chamados pelos pais da criança e foram até a residência.

Uma equipe de socorristas também foi até o local, com o objetivo de salvar a criança. O bebê acabou não resistindo e faleceu.

Os profissionais que atenderam a ocorrência, disseram que não encontraram sinais de violência, o que reforçou as afirmações do casal, sobre afogamento com o leite materno. O corpo foi encaminhado para necropsia no Instituto Médico Legal.

O fato chamou a atenção sobre os cuidados que devem ser observados durante a amamentação. Especialistas afirmam que isso acontece com mais frequência do que se imagina.

O que fazer para que a criança não se engasgue?

O site especializado prevenir em casa, traz uma série de informações que são úteis, principalmente para as mães de primeira viagem. São dicas que podem salvar a vida dos bebês.

As dicas são as seguintes:

- Colocar a criança em uma boa posição, nem tão deitada e nem tão em pé. Havendo conforto e facilidade para a mamãe e o bebê na mamada.

- É importante salientar que em todas as posições a criança precisa estar com o nariz livre e a boca se movimentando bem durante a sucção (como a boca de um peixinho).

- O queixo da criança deve tocar na mama.

- A barriga do bebê preferencialmente deve tocar a barriga da mãe.

- Você verá a barriga se movimentando e ouvirá o barulho da criança engolindo o leite.

- A criança pega a totalidade da aréola do peito, não somente o bico.

O que fazer quando o bebê se engasgar com leite?

A imagem abaixo, divulgada pelo site, mostra dicas importantes de procedimento nos momentos de aflição

Os tapinhas nas costas devem ser leves, ajudando a desobstruir as vias aéreas. Em pouco tempo seu filho voltará ao normal e não apresentará mais dificuldades para respirar.

Ao consultar seu pediatra, solicite orientações sobre primeiros socorros principalmente com relação aos acidentes mais comuns inclusive esta citada neste artigo, engasgamento.

Em casos de emergência, não se desespere. Mantenha a calma e a tranquilidade e tudo se resolverá! Caso o problema seja grave ou não sinta-se devidamente preparado ou preparada, disque 192 ou 193, certamente haverá alguém que poderá prestar preciosa ajuda.

Video mostra o que fazer quando o bebê engasga no peito

Deixar um comentário