22/09/2020 17h19 - Atualizado em 22/09/2020 17h19

23 de setembro na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data na história
23 de setembro na história

1788 – Nascia Bento Gonçalves da Silva. Bento Gonçalves da Silva foi um militar brasileiro, um dos líderes da Revolução Farroupilha, que buscava a independência da província do Rio Grande do Sul do Império do Brasil. No final de 1850, seu filho, Joaquim Gonçalves da Silva exumou os ossos e transferiu para a propriedade de sua família, na estância Cristal, onde permaneceram até setembro de 1893, sob sua guarda.

1846 – Era descoberto o planeta Netuno. O planeta Netuno, oitavo do Sistema Solar, foi descoberto após cálculos matemáticos. As suspeitas da existência de um planeta começaram a partir de inesperadas mudanças na órbita de Urano, que levaram os astrônomos a deduzir que sua órbita estava sujeita à perturbação gravitacional de planeta desconhecido. O crédito da descoberta de Netuno gerou várias disputas, principalmente entre franceses e britânicos. O planeta é um gigante gasoso, de cor azul, cujo nome vem do deus romano Netuno, o deus do mar. A atmosfera do planeta é composta basicamente por hidrogênio e hélio, além de vestígios de hidrocarbonetos e, possivelmente, nitrogênio. O interior do planeta é composto principalmente de gelo e rochas.

1913 - Roland Garros fazia primeira travessia do Mediterrâneo em um avião. O pioneiro da aviação francesa, Roland Garros, entrou para a história ao realizar a primeira travessia aérea, sem escalas do Mediterrâneo, em 7h53m, apesar de problemas com o motor quando sobrevoava a Córsega. A aventura dele começou na cidade de Fréjus, na costa sul da França. Restavam-lhe cinco litros de combustível quando pousou em Bizerte, na Tunísia.

1939 – Acontecia O adeus de Sigmund Freud, "pai" da psicanálise. Freud desenvolveu a psicanálise, um método em que um analista traz à tona conflitos inconscientes com base nas associações livres, sonhos e fantasias do paciente. Suas teorias sobre a sexualidade infantil, a libido e o ego, entre outros temas, foram alguns dos conceitos acadêmicos mais influentes do século 20. Na época em que elaborou e publicou suas teorias, Freud não obteve o reconhecimento que hoje lhe é concedido. Em 1909, ele foi convidado para ministrar uma série de palestras nos Estados Unidos. Contudo, após a publicação do seu livro "Cinco Lições de Psicanálise" (1916) sua fama cresceu exponencialmente. No final de sua vida, Freud travou uma batalha contra um câncer oral. Por conta das várias cirurgias que havia feito e por causa do seu sofrimento, há especulações de que ele pediu ao seu médico que receber uma dose letal de morfina. Ele morreu aos 83 anos.

1967 - The Doors lançava a música People are Strange. Escrita por Robby Krieger e Jim Morrison (embora creditado a The Doors), a canção foi liberada como o primeiro single do segundo álbum da banda, "Strange Days". A letra faz refletir sobre os sentimentos de Morrison sobre alienação, seu "status" como um estranho e vulnerabilidade. A canção também é influenciada pela fascinação da banda com a música europeia de cabaré europeia. "People Are Strange" chegou a ocupar a 12a. posição na Billboard Hot 100 no dia 28 de outubro.

1997 - U2 fazia um show histórico em Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina. A banda foi a primeira a apresentar-se no país desde o fim da Guerra da Bósnia, que aconteceu entre 1992 e 1995. A apresentação reuniu jovens muçulmanos, sérvios e croatas. Inicialmente, o U2 sugeriu fazer um show beneficente na cidade, mas foi solicitado que a banda fizesse uma apresentação completa da turnê PopMart Tour. O concerto reuniu pessoas de diferentes etnias, que já haviam até se enfrentado durante a guerra. Uma das canções interpretadas foi "Miss Sarajevo", escrita pela banda em parceria com Brian Eno.

Que dia é hoje?

Dia do Técnico Industrial

Dia do Soldador

Dia Nacional do Sorvete

Dia da Mulher Bancária

Dia do Filho

Dia da celebração bissexual

Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças

Aniversariantes:

Michel Temer – 80 anos - Michel Miguel Elias Temer é um político, advogado e escritor brasileiro, ex presidente do Brasil, empossado após o impeachment da titular, Dilma Rousseff. Desde 1985, é o terceiro vice-presidente membro de seu partido, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), que chegou à Presidência da República sem ser eleito diretamente para o cargo. Anteriormente, exerceu também os cargos de presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal, secretário da Segurança Pública e procurador-geral do estado de São Paulo.

Julio Iglesias – 77 anos - Julio José Iglesias Puga de la Cueva é um ex-futebolista, cantor, compositor e empresário espanhol de fama internacional. Iglesias dedicou-se inicialmente à sua carreira desportiva, com o objetivo de tornar-se um jogador profissional de futebol. Mas, quando tinha 20 anos de idade, ao conduzir o seu carro juntamente com os seus amigos, Iglesias sofreu um trágico acidente que o deixou semiparalisado durante um ano e meio, existindo poucas hipóteses de poder voltar a andar. Internado no hospital ele passou a escrever poemas românticos que encantaram uma das enfermeiras que o atendia; elas arrumaram um violão para Julio, que transformou seus poemas em música, fechando contrato com uma produtora pouco tempo depois. Marcado pela voz e seu detalhismo nas canções, além de grande carisma, tornou-se o mais bem sucedido artista latino em todos os tempos. Seu talento musical também se estende ao seu filho Enrique Iglesias, que se tornou um dos grandes pop stars da música pop internacional.

Hortência Marcari – 62 anos - Hortência de Fátima Marcari é uma ex jogadora de basquetebol brasileira. Considerada uma das maiores atletas femininas de seu esporte, entrou para o Hall da Fama do Basquetebol Feminino, dos Estados Unidos em 2002, e o Basketball Hall of Fame em 2005. Hortência é a maior pontuadora da história da seleção, com 3.160 pontos, marcados em 127 partidas oficiais, média de 24,9 pontos/partida. Já disputou cinco mundiais e duas Olimpíadas. Seu filho João Victor Marcari Oliva, é ginete, tendo competido no hipismo nos Jogos Olímpicos de Verão de 2016. Foi capa da revista masculina Playboy na edição brasileira de número 151 em fevereiro de 1988.

Titi Müller – 34 anos - Tielen Müller, gaúcha de Porto Alegre, é uma apresentadora brasileira. É irmã da atriz Tainá Müller. Ganhou notoriedade como VJ na MTV Brasil entre 2009 e 2013, onde apresentou os programas Podsex, Verão MTV, Viva! MTV, MTV Sem Vergonha, Mochilão MTV e Acesso MTV – seu trabalho de maior destaque ao lado de MariMoon. Em 2013 assinou com o Multishow, onde apresenta o programa de viagens Anota Aí, além de ser a principal âncora na cobertura dos festivais de música exibidos pela emissora. Titi se formou em design de moda e em design industrial. Em 2012 começou a namorar o cantor camaquense Esteban Tavares, ex-baixista da banda Fresno, com quem permaneceu até 2016.

Paulo Ricardo – 57 anos - Paulo Ricardo é um cantor e compositor brasileiro conhecido por integrar nos anos 1980 o grupo RPM. Natural do Rio de Janeiro e nascido em 23 de setembro de 1962, Paulo Ricardo Oliveira Nery de Medeiros formou a primeira banda no final da década de 1970 ao mesmo tempo em que cursava Jornalismo. Em toda a carreira, Paulo Ricardo colocou sucessos em trilhas sonora de novelas e interpretou o tema de abertura de "Pérola Negra", "A Usurpadora" e "Estrela Guia". Foi ainda jurado do programa "SuperStar", a Globo.

Deixar um comentário