21/09/2020 17h39 - Atualizado em 21/09/2020 17h39

22 de setembro na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
22 de setembro na história

1940 – Nascia o locutor Lombardi. Luís Lombardi Neto foi um locutor brasileiro de rádio e televisão, famoso por anunciar produtos e quadros no Programa Silvio Santos. Sua imagem era praticamente desconhecida do grande público até o fim dos anos 2000. Trabalhou com Silvio Santos por mais de 40 anos. Permaneceu na Globo por quinze anos, deixando a emissora quando Silvio decidiu criar a TVS. Lombardi foi encontrado morto em sua casa no dia 2 de dezembro de 2009, por volta de oito horas da manhã, por sua mulher. O locutor sofreu um infarto agudo, segundo o laudo médico. De acordo com a esposa e familiares, ele não tinha problemas de saúde e a morte pegou a todos de surpresa. Silvio Santos, após saber do falecimento de seu amigo, interrompeu a gravação de um programa especial de Ano-Novo, mas retomou os trabalhos em respeito a Lombardi e à plateia que o aguardava.

1945 - Nascia Gonzaguinha, cantor e compositor brasileiro. No dia 22 de setembro de 1945 nascia, no Rio de Janeiro, Luiz Gonzaga do Nascimento Junior, mais conhecido como Gonzaguinha, cantor e compositor brasileiro. Seu pai era o compositor pernambucano Luís Gonzaga e sua mãe Odaleia Guedes dos Santos, cantora do Dancing Brasil. Nos anos 70 fundou o Movimento Artístico Universitário (MAU), esse grupo teve importante papel na música popular do Brasil e resultou no programa na TV Globo Som Livre Exportação. Por conta da sua postura contra o regime militar no Brasil, boa parte de suas músicas eram censuradas. Mais tarde, com o começo da abertura política, Gonzaguinha passou a usar um discurso mais suave e compôs sucessos como “Começaria tudo outra vez”, “Explode Coração” e “Grito de alerta”. Ele morreu no dia 29 de abril de 1991, em Renascença, no Paraná. Gonzaguinha foi vítima, aos 45 anos, de um acidente de carro, após uma apresentação em Pato Branco, no Paraná.

1988 - O Congresso Nacional aprovava o texto definitivo da nova Constituição Brasileira. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é a lei fundamental e suprema do Brasil, servindo de parâmetro de validade a todas as demais espécies normativas, situando-se no topo do ordenamento jurídico. Pode ser considerada a sétima ou a oitava constituição do Brasil e a sexta ou sétima constituição brasileira em um século de república.

1994 - Serie Friends estreava no canal NBC. A série se estendeu até 2004, com um total de 236 episódios e girava em torno de um grupo de amigos que vivia no bairro de Greenwich Village, na ilha de Manhattan, na cidade de Nova York. O programa já foi transmitido em dezenas de países e as reprises de seus episódios continuam com boas audiências. O seriado arrecadou cinco Prêmios Emmy, um Globo de Ouro, dois SAG Awards, e 56 outros prêmios com 152 nomeações.

2004 - Série Lost estreava no canal ABC. Lost é uma premiada e aclamada série de televisão norte-americana de drama e ficção científica que seguiu a vida dos sobreviventes de um acidente aéreo numa misteriosa ilha tropical, após o avião que viajava de Sydney, Austrália para Los Angeles, Estados Unidos cair em algum lugar do Oceano Pacífico. Acumulou em 5 temporadas, um total de 176 indicações, faturando mais de 50 prêmios.

2003 - Eram realizadas em São Paulo as atividades que dariam início ao que hoje é oficialmente reconhecido na cidade como o "dia sem carro", em consequência da data celebrada em vários países do "Dia Mundial Sem Carro". A primeira experiência sobre um dia “sem carro" foi realizada em 22 de setembro de 1997, em várias cidades na França. Em seguida, outros países da Europa aderiram à iniciativa. Atualmente, países como China também já anunciaram sua adesão ao Dia Sem Carros. No Brasil, o movimento começou em 2001 e, em 2004, contou com a participação de 63 municípios. O Dia Mundial Sem Carro tem caráter educativo e seu objetivo, entre outros, é provocar uma reflexão sobre a presença tão determinante dos automóveis nas cidades em todo o mundo, o que causa problemas como acidentes, poluição e valorização de uma cultura individualista. Além disso, a data também visa proporcionar às pessoas uma oportunidade de redescobrir a sua cidade de uma maneira mais saudável e prazerosa.

Que dia é hoje?

Dia 22 de Setembro – Faltam 100 dias para acabar o ano /o/

Equinócio de Setembro: Primavera no hemisfério sul e Outono no hemisfério norte

Dia do Contador

Dia Mundial Sem Carro

Aniversariantes:

Zezé Polessa – 66 anos - Maria José de Castro Polessa é uma médica e atriz brasileira. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1977, e pós graduou-se em medicina social, mas trocou a profissão pela de atriz. Em janeiro de 2013 ao sair do Projac, o motorista encarregado de levar a atriz a um set de gravação errou o trajeto. Zezé teria ficado muito irritada e destratado o motorista, que, após deixar a atriz no lugar certo, passou mal e avisou o estúdio que iria para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, pois sentia fortes dores de cabeça. No hospital, porém, ele acabou morrendo vitimado por um infarto e a atriz foi acusada de assassinato. A acusação, entretanto, não se sustentou. Zezé foi ainda indenizada pelo jornalista que publicou a matéria inverídica e sensacionalista a respeito do episódio.

Vanusa – 72 anos - Vanusa Santos Flores é uma cantora brasileira. Ao longo de sua carreira, gravou 23 discos e vendeu mais de três milhões de cópias. Representou o país em vários festivais internacionais e recebeu cerca de 200 prêmios. Por dois anos seguidos foi eleita a Rainha da Televisão. Entre os programas de televisão que participou estão o Qual é a Música?, Globo de Ouro e o Aquarela Brasileira. Em março de 2009, Vanusa causou consternação aos presentes de um evento ao cantar o Hino Nacional Brasileiro de forma desafinada e errada. Mais tarde alegou a má interpretação por estar sob a ação de um remédio contra labirintite, errando a letra. O vídeo da apresentação se espalhou rapidamente pela internet. No ano seguinte, a cantora voltou a ser alvo de piadas, ao cantar em um evento em homenagem ao Dia dos Pais, Vanusa errou a letra de "Sonhos de um palhaço" de seu ex-marido Antônio Marcos, para compensar o equívoco a cantora cantou um trecho de "Como Vai Você", outra canção do ex-marido, segundo ela, sempre confunde as duas canções.

Deixar um comentário