20/09/2020 23h29 - Atualizado em 20/09/2020 23h29

21 de setembro na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
21 de setembro na história

1866 - Nascia Herbert George Wells, autor de A Guerra dos Mundos. Foi um escritor, filósofo e político inglês, famoso por suas novelas de ficção científica que contêm descrições proféticas dos triunfos da tecnologia, bem como dos horrores das guerras do século XX. Sua primeira novela, A Máquina de Explorar o Tempo (1895), na qual se entrelaçavam a ciência, a aventura e a política, obteve um sucesso imediato. Depois dela, seguiu-se uma grande quantidade de obras nesta linha, como O Homem Invisível (1897), A Guerra dos Mundos (1898) e As Coisas do Futuro (1933), todas elas tendo dado origem a filmes. Ele morreu no dia 13 de agosto de 1946, aos 79 anos em Londres.

1912 - Nascia Chuck Jones, animador de Looney Tunes. Charles Martin "Chuck" Jones foi um animador, caricaturista, escritor, produtor e diretor norte-americano. Seu trabalho mais importante foram os curtas-metragens de Looney Tunes e Merrie Melodies do Estúdio de animação da Warner Brothers. Jones obteve um prêmio Oscar por seu curta-metragem The Dot and the Line (1965) e outro de honra por seu trabalho na indústria cinematográfica. Jones é considerado mundialmente por muitos como um mestre na caracterização e coordenação. Seus melhores trabalhos apresentam tal nível de refinamento em seus personagens que um simples movimento de sobrancelha pode ser cômico.

1930 – Era inventado o flash fotográfico. O flash fotográfico é um dispositivo que atua como fonte de luz artificial para iluminar cenas em fotografia. Foi inventado por Johann Ostermeyer e é utilizado, sobretudo, quando a luz existente não é suficiente para tomar a imagem instantânea com uma exposição determinada, tendo também outros usos. O flash é uma fonte de luz intensa e forte, que geralmente abrange pouca distância e é transportável.

1937 - Um dos livros mais populares da literatura fantástica infanto-juvenil, o Hobbit, era publicado no Reino Unido, pelo escritor John Ronald Reuel Tolkien. O crescimento pessoal e as diferentes formas de heroísmo estão entre os temas da história. Acredita-se que a experiência de Tolkien na Primeira Guerra e seu conhecimento como acadêmico sobre literatura anglo-saxônica, além do seu interesse em contos de fadas, serviram como inspirações e influências do autor. Além de O Hobbit, Tolkien também escreveu O Senhor dos Anéis. Suas obras foram traduzidas para mais de 20 idiomas, vendeu mais de 200 milhões de cópias e influenciou toda uma geração. Tolkien morreu no dia 2 de setembro de 1973, na Inglaterra, aos 81 anos.

1963 – Era inaugurada a TV Coroados, primeira emissora de televisão do interior do Brasil. O nome “Coroados” foi escolhido para homenagear os índios Kaingang que ocupavam a região onde foi erguida a cidade de Londrina. A emissora era sintonizada no Canal 3 VHF e foi criada por Assis Chateaubriand, na então capital mundial do café. Após ser inaugurada e nos primeiros anos de existência, a TV Coroados passou por várias fases, mantendo-se emissora própria da Rede Tupi, exibindo a programação gravada da rede através de viagens de São Paulo e Curitiba para Londrina (pois na época não existia sinal por microonda ou satélite) . Atualmente ela faz parte da Rede Paranaense, se chama RPC TV Londrina e retransmite o sinal da TV Globo.

Que dia é hoje?

Dia Internacional da Paz (Proclamado pela ONU)

Dia Mundial da Doença de Alzheimer

Dia Nacional de Luta das pessoas com deficiência

Dia da Árvore

Dia do Adolescente

Dia da Tia

Dia do rádio e do radialista

Aniversariantes:

Geromel – 35 anos – Pedro Geromel é um jogador de futebol brasileiro que atua como zagueiro. Atualmente joga no Grêmio e é considerado um dos maiores jogadores da história do clube. Geromel é o primeiro jogador a conquistar quatro Bolas de Prata consecutivas. Geromel, também foi eleito o melhor zagueiro em atividade no futebol brasileiro em 2016 e em 2017 pelo Grêmio.

Daniele Suzuki – 44 anos - Daniele Toshiko Suzuki é uma atriz e apresentadora de televisão brasileira. Descendente de japoneses, alemães, italianos e indígenas, Daniele tem 1,65 m de altura e é formada em desenho industrial pela PUC. Seu primeiro comercial foi para Coca-Cola em 1987. Começou a carreira na televisão na novela Uga Uga, na Rede Globo, participou também de Malhação, Estrela-Guia, Pé na Jaca, Viver a Vida e muitas outras novelas.

Stephen King – 73 anos - Stephen Edwin King é um escritor americano, reconhecido como um dos mais notáveis escritores de contos de horror fantástico e ficção de sua geração. Os seus livros já venderam quase 400 milhões de cópias, com publicações em mais de 40 países. Muitas de suas obras foram adaptadas para o cinema. É o nono autor mais traduzido no mundo. É dele os contos de terror Carrie - A Estranha, It – “a coisa”, O Nevoeiro, Comboio do Terror, Montado na Bala, entre outros sucessos.

Deixar um comentário