20/09/2020 12h32 - Atualizado em 21/09/2020 08h08

20 de setembro: Conheça dez termos bairristas usados pelos gaúchos

Mas ahhh, quais termos tradicionais tu costumas usar no teu dia a dia?
Por: Valesca Luz / Acústica FM
20 de setembro: Conheça dez termos bairristas usados pelos gaúchos

Neste 20 de setembro preparamos o significado de dez termos bairristas que todo bom gaúcho fala. Em meio a pandemia de coronavírus, a internet é uma grande aliada para manter acessa a chama da tradição.

Prendas e peões de todos os rincões poderão curtir de casa uma programação especial na Semana Farroupilha Virtual 2020 em parceria com o CTG Camaquã e a Acústica FM. Mas bah, chega de enrolar e vamos ao significado das frases típicas do gaúcho.

- Receba as informações da Acústica no seu WhatsApp:

https://chat.whatsapp.com/LXtWsoS0CbGLCkdqPmC23U

Mas Bah:

Termo utilizado para diversas definições. Pode ser caracterizada como espanto ou admiração, já o “bah” é o diminutivo de “barbaridade” que também enfatiza algo expressivo ou alguém.

Pila

Gíria que substitui a palavra “dinheiro” é usada quando se trata de contar os valores, pagar ou comprar objetos. Ex: “O ingresso para festa custou 10 pila”.

Tranquera

Palavra usada para definir o congestionamento de veículos, trânsito intenso ou diversos problemas que impedem o fluxo de determinada atividade.

Lancheria

Praticamente um sinônimo para um estabelecimento comercial onde se faz refeições rápidas, como lanchonete.

Lagarterar

Gíria usada para perder um tempo comendo uma bergamota no sol. Bergamota é a maneira que o gaúcho fala quando come uma mexerica ou tangerina.

Com o pé que é um leque

Frase usada para definir momentos de “empolgação”, “alegria” ou “entusiasmo”.

Botou os cachorros

Termos usados quando o sujeito se refere a expressões de xingamentos ou brigas. Um período falando mal de alguém em sentido figurado. Atiçar os cachorros.

Baita trovador

Sujeito criativo para contar histórias, muitas vezes inventadas.

Gaitada

Expressão de uma risada com volume expressivo em um momento de euforia.

Tunda de laço

Característica usada para definir que entre uma briga, um dos envolvidos foi muito prejudicado ou uma ameaça que o possível envolvido irá “apanhar”. Ex: “Se não calar a boca, vai apanhar!”

Deixar um comentário