17/09/2020 22h27 - Atualizado em 18/09/2020 08h08

18 de setembro na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
18 de setembro na história

1851 - Publicado o número 1 do The New York Times, mais antigo jornal norte-americano. O jornal ganhou 117 prémios Pulitzer, mais do que qualquer outra organização de notícias. O The New York Times é um jornal publicado na cidade de Nova Iorque e distribuído nos Estados Unidos e em muitos outros países. É propriedade da The New York Times Company, que também possui outras 40 publicações. O Times ganhou 95 prêmios Pulitzer, como reconhecimento a seu prestígio e trabalho jornalístico nos Estados Unidos.

1865 - Ocorria a rendição do Paraguai, dando fim à primeira fase na Guerra da Tríplice Aliança. Neste dia, o tenente-coronel paraguaio Antonio de la Cruz Estigarribia se rendia na presença de D. Pedro II, imperador do Brasil, e dos presidentes Bartolomé Mitre, da Argentina, e Venancio Flores, em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Desta maneira, encerrava-se a primeira fase da “Guerra do Paraguai”, em que Solano López lançara sua grande ofensiva nas operações de invasão da Argentina e do Brasil. A rendição poderia ter colocado um fim definitivo ao conflito, mas este se estendeu por mais tempo porque o Brasil exigia, literalmente, a morte de Solano López.

1950 - Era inaugurada a TV Tupi, primeira emissora de televisão do Brasil. Fundada em São Paulo pelo paraibano Assis Chateaubriand, ela fez parte do grupo Diários Associados. A Tupi paulista permaneceu como única rede de TV brasileira até o ano seguinte, quando o mesmo grupo fundou a TV Tupi Rio. O monopólio foi quebrado em 1952, com a inauguração da TV Paulista, canal 5 VHF. Um pouco depois do seu fechamento, o empresário Sílvio Santos adquiriu a concessão do canal 4. Surgia assim o SBT São Paulo, geradora do Sistema Brasileiro de Televisão.

1970 - Black Sabbath lançava o álbum Paranoid. O grupo inglês Black Sabbath lançava neste dia, o seu segundo álbum de estúdio, Paranoid, considerado por muitos especialistas um verdadeiro marco na história do rock e do heavy metal. Paranoid foi o único álbum do grupo a alcançar o top das paradas inglesas até o lançamento de "13" (thirteen), em 2013. O segundo álbum contém algumas das músicas mais significativas do Black Sabbath como "Iron Man", "War Pigs" e "Paranoid", a faixa-título.

1970 - Morria, aos 27 anos, o guitarrista norte-americano Jimi Hendrix. Em praticamente todas as listas já publicadas de melhores guitarristas da história, ele ocupa o primeiro lugar.Ele morreu aos 27 anos, em um hotel em Londres. De acordo com o médico que o atendeu inicialmente, Hendrix tinha se asfixiado em seu próprio vômito, composto principalmente de vinho tinto. Contudo, sua morte é alvo de controvérsias até hoje.

Que dia é hoje?

Dia dos Símbolos Nacionais - Atualmente, o Brasil possui quatro símbolos oficiais. São eles: a Bandeira, o Brasão de Armas, o Hino e o Selo.

Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma - foi instituído pela TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) para educar a população brasileira e os profissionais da saúde sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer ocular mais comum na infância.

Aniversariantes:

Mário Jardel – 47 anos - Mário Jardel Almeida Ribeiro é um ex-jogador de futebol e político brasileiro. Famoso pelos seus gols de cabeça, é ídolo no Grêmio, onde foi campeão e artilheiro da Copa Libertadores da América de 1995. Em 2014 Jardel foi eleito deputado estadual do Rio Grande do Sul, pelo PSD Partido Social-Democrata com 41 mil votos. Em 2016 teve seu mandato cassado por unanimidade.

Frank Aguiar – 50 anos - Francineto Luz de Aguiar é um músico de forró, bacharel em Direito e pós-graduando em ciências humanas e político brasileiro. Desde 2018 está casado com uma jovem 21 anos mais nova, com quem se uniu após cinco meses de namoro. É Bacharel em Direito e pós-graduando em ciências humanas.

Sérgio Britto – 61 anos - Sérgio de Britto Álvares Affonso é um músico brasileiro, integrante da banda Titãs. Único membro carioca do grupo, deixou o Rio pouco depois de nascer. O tecladista é o compositor com maior número de canções gravadas nos Titãs. Sérgio atualmente vive em São Paulo junto de sua esposa Raquel Garrido e os filhos José e Júlia.

Deixar um comentário