15/09/2020 17h58 - Atualizado em 15/09/2020 17h58

16 de setembro na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data na história
16 de setembro na história

1908 - General Motors é fundada por William Durant. A GM É uma multinacional com sede em Detroit, nos Estados Unidos, cuja principal área de negócios é a produção de automóveis. Ela tem várias marcas no seu portfólio, entre as quais, as quatro marcas originais de automóveis da GM: Buick, Cadillac, Chevrolet, e Pontiac.

1914 - Nascia o compositor Lupicínio Rodrigues, inventor do termo dor-de-cotovelo. Constantemente abandonado pelas mulheres, Lupicínio buscou em sua própria vida a inspiração para suas canções, onde a traição e o amor andavam sempre juntos. Torcedor do Grêmio, compôs o hino tricolor, em 1953. Ele morreu em 24 de agosto de 1974, em Porto Alegre.

1949 - Nasciam os personagens animados Papa-Léguas e Coiote. O desenho animado do Papa-léguas e do Coiote era criado em um dia como este, no ano de 1949, para o estúdio Warner Bros, que o apresentava ao público pela primeira vez. Muitos fãs aproveitam a data para celebrar o aniversário do clássico desenho da televisão. A dupla é uma criação do diretor de arte Chuck Jones, que teve a ideia para o desenho no ano anterior, em 1948. A história foi desenvolvida pelo escritor Michael Maltese. Em vez de usar o seu instinto natural selvagem, o sempre faminto Coiote bola planos mirabolantes e absurdos para tentar capturar a sua presa, o Papa-léguas, no meio deserto norte-americano. O Papa-Léguas, por sua vez, consegue escapar ileso de todas as armadilhas. Esperto e veloz, ele faz com que o Coiote seja pego em suas próprias emboscadas.

1985 e 1997 – O dia de hoje é marcante para o visionário Steve Jobs. Em 1985, ele deixava a Apple que ele mesmo fundou por conta de disputas de poder com o então CEO, John Sculley, que ele mesmo havia contratado. Enquanto esteve fora da Apple, Jobs fundou a NeXT e a Pixar, de computação gráfica, que, em parceria com a Disney, produziu muitas animações de sucesso. Em 1997, ele retornou para a Apple e ajudou na fundação do iPhone, iPod e iPad.

1994 – A ONU proclamava o Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio. O ozônio (O3) é um gás que protege a Terra das perigosas radiações ultravioletas do Sol. Sua presença nas camadas altas da atmosfera constitui um poderoso filtro que defende a vida do planeta destas agressivas radiações que são, por exemplo, as que produzem queimaduras quando há uma exposição prolongada ao Sol. Em 1974 descobriu-se que estes gases atuavam diretamente sobre o ozônio transformando-o em outros compostos e deixando a Terra sem seu filtro de proteção. Isto se mostrou muito evidente quando em 1985 se descobriu do espaço o buraco de ozônio, uma enorme zona da atmosfera situada sobre a Antártida em que a camada de ozônio quase não existia, falha que ameaçava estender-se.

2017 – Morria o jornalista, repórter e apresentador de televisão brasileiro Marcelo Rezende. Marcelo Luiz Rezende Fernandes, integrou programas como Linha Direta, Cidade Alerta, Domingo Espetacular, Fantástico, Globo Repórter e Jornal Nacional. São de sua autoria algumas das reportagens investigativas de maior impacto exibidas pela TV Globo na década de 1990, como a denúncia das sessões de espancamento e assassinato de moradores da Favela Naval, em Diadema, por integrantes da Polícia Militar de São Paulo. Mesmo não tendo formação acadêmica superior, destacou-se no jornalismo trabalhando nas redações das maiores organizações de mídia do país, como Grupo Globo, Record e Editora Abril.

Que dia é hoje?

Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, a Ozonosfera

 

Aniversariantes

Nick Jonas – 28 anos - Nicholas Jerry Jonas é um músico ex integrante da Jonas Brothers, uma banda pop formada juntamente com seus irmãos Joe Jonas e Kevin Jonas. Em 2013 Nick, junto com seus irmãos, anunciou o fim dos Jonas Brothers, lançando-se assim em carreira solo pela Island Records, tendo seu primeiro single intitulado "Chains".

Carolina Dieckmann – 42 anos - Carolina Dieckmann Worcman é uma atriz brasileira. Em 2000, Carolina ganhou destaque em Laços de Família, de Manoel Carlos, em que interpretou Camila, personagem envolvida em grandes conflitos e que descobre ter leucemia. Em maio de 2012, fotos íntimas da atriz foram publicadas na Internet, após os depoimentos de Carolina, Em 30 de novembro de 2012, foi sancionada pela Presidente Dilma Rousseff a Lei que promoveu alterações no Código Penal Brasileiro, tipificando os chamados delitos ou crimes informáticos. A lei entrou em vigor no dia 2 de abril de 2013 e ficou conhecida como Lei Carolina Dieckmann.

Andréa Beltrão – 56 anos - Andréa Vianna Beltrão é uma atriz, comediante, cineasta, jornalista e escritora brasileira de cinema, teatro e televisão. Fez parte (entre 2002 a 2009) do elenco do seriado A Grande Família, em que deu vida a cabeleireira Marilda (melhor amiga de Nenê e patroa de Bebel). Atualmente ela está no ar na Globo interpretando Hebe Camargo na minissérie “Hebe – A estrela do Brasil”.

Falcão – 62 anos - Marcondes Falcão Maia, mais conhecido pelo seu nome artístico Falcão, é um humorista, cantor, apresentador e compositor brega notado pelo estilo irreverente e cômico. Tem nove discos gravados, com sucessos como as canções "I'm not dog no", "Black People Car", "Holiday Foi Muito" e "I Love You Tonight".

Deixar um comentário