14/09/2020 17h59 - Atualizado em 14/09/2020 17h59

15 de setembro na história

Acompanhe os fatos que marcaram esta data ao longo dos anos
15 de setembro na história

1793 – Nascia o Marquês de Sapucaí. Cândido José de Araújo Viana era um desembargador e político brasileiro, entre os cargos que ocupou estão o de ministro da fazenda e ministro da justiça, conselheiro de estado, deputado geral, presidente de província e senador de 1840 a 1875, eleito pela província de Minas Gerais. Ocupou a presidência do senado de 1851 a 1853. Foi designado mestre de literatura e ciências positivas do príncipe D. Pedro II, em 1839, e cuidou da educação da Princesa Isabel. Seu nome, atualmente, é bastante conhecido por conta da avenida Marquês de Sapucaí, onde fica a passarela Professor Darcy Ribeiro, o Sambódromo do Carnaval do Rio de Janeiro.

1903 – Há 117 anos atrás, trinta e dois homens se reuniram no Salão Grau, restaurante de um hotel da rua 15 de Novembro, no Centro de Porto Alegre, e fundavam o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. O primeiro jogo do recém fundado clube ocorreu em 6 de março de 1904, contra o FussBall Club Porto Alegre, fundado no mesmo dia que o Grêmio. Em uma jornada dupla (dois jogos na mesma tarde), o Grêmio garantiu as suas duas primeiras vitórias, vencendo ambas por 1 a 0. Em 20 de julho de 1904, o uniforme foi mudado para um modelo metade azul metade preto.

1928 - O cientista Alexander Fleming anunciava a descoberta da penicilina. A Penicilina combate vários tipos de bactérias incluindo aquelas que causam infecção de garganta, de ouvido, de urina, de pele, intestinal, sinusite, meningite, pneumonia, febre reumática e infecções sistêmicas que atingem o sangue como um todo. Ela também é usada no tratamento de algumas doenças sexualmente transmissíveis (DST) como a Sífilis. A penicilina mais conhecida é a Benzetacil.

1971 - A ONG Greenpeace é fundada. Se trata de uma organização não governamental de ambiente com sede em Amsterdã, nos Países Baixos, e com escritórios espalhados em mais de 40 países. Atua internacionalmente em questões relacionadas à preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. A organização procura sensibilizar a opinião pública através de atos, publicidades e outros meios.

1954 - Marilyn Monroe filmava a famosa cena do vestido voando. Uma das cenas mais conhecidas do cinema do século XX foi filmada em um dia como este, no ano de 1954. Nela, o vestido cor de marfim de Marilyn Monroe é levantado quando a diva passa sobre uma saída de ventilação do metrô de Manhattan durante as filmagens do clássico "O Pecado Mora ao Lado". A cena enfureceu o marido de Monroe, Joe DiMaggio, e o casal se divorciou pouco tempo depois. O Pecado Mora ao Lado é uma comédia romântica baseada na peça teatral de George Axelrod, da Broadway, em 1952. O vestido de Marilyn Monroe foi leiloado em junho de 2011 por US$ 5,6 milhões.

2004 – O mundo do rock perdia um dos seus grandes ídolos, John William Cummings, mais conhecido como Johnny Ramone, guitarrista da banda de punk rock Ramones. Ele foi vítima de um câncer de próstata, aos 55 anos, uma doença que ele enfrentava havia cinco anos. Assim como o vocalista Joey Ramone, ele permaneceu até o fim da banda. Ele morreu em Los Angeles. Ao longo dos 22 anos de existência dos Ramones (1974 a 2006), foram lançados 14 álbuns de estúdio e outros quatro ao vivo. O último show da banda nova-iorquina foi realizado em Los Angeles, em 6 de agosto de 1996.

2016 – Morria o ator, teatrólogo, palhaço, empresário e produtor teatral brasileiro Domingos Montagner. Ficou nacionalmente conhecido ao participar da novela Cordel Encantado (2011), pela qual ganhou diversos prêmios como ator revelação. Protagonizou a série O Brado Retumbante (2012) no papel do presidente da República. Interpretou Miguel na novela das seis Sete Vidas (2015), seu primeiro protagonista em uma novela. Seu último trabalho foi na novela das nove Velho Chico (2016), como o protagonista Santo dos Anjos. Faleceu por afogamento, no Rio São Francisco, no estado de Sergipe, no intervalo de uma de suas gravações da novela das nove Velho Chico, da TV Globo.

2019 – Morria aos 67 anos o cantor português Roberto Leal. O artista estava internado devido a uma reação alérgica a um medicamento. Há dois anos ele fazia tratamento contra um câncer. Em 1971, ele teve o seu primeiro grande sucesso com "Arrebita". Após se apresentar no programa Discoteca do Chacrinha, Roberto Leal conquistou grande popularidade. Suas músicas “Bate o Pé”, “Uma Casa Portuguesa” e “A Festa Ainda Pode Ser bonita” também marcaram presença nas paradas brasileiras.

Que dia é hoje?

Dia do Idoso Japonês ( O Japão é o país onde se concentra o maior número de idosos no Mundo e portanto essa data é muito significativa e de extrema importância para o povo japonês)

Dia do cliente

Dia da musicoterapia (Musicoterapia é a utilização da música através de ritmo, melodia e harmonia, a fim de facilitar e promover a comunicação, o aprendizado, a expressão, a organização e outros. De forma não verbal, o estudo é o comportamento sonoro do indivíduo, ministrado através de um Musicoterapeuta qualificado).

Aniversariantes

Angelita Feijó – 50 anos – Gaúcha de Camaquã, Angelita da Silva Feijó é uma modelo, socialite e atriz brasileira de telenovelas. Começou a carreira participando de concursos de beleza, entre eles o Miss Brasil em 1986. Nessa época, representou o então território federal de Fernando de Noronha. Em junho de 2006 foi capa da revista masculina Playboy. Angelita possui duas filhas, Maria Antônia Feijó, e Maria Vittória.

Fernanda Torres – 54 anos - Fernanda Pinheiro Torres é uma premiada atriz e escritora brasileira. Participou de diversos trabalhos na televisão. De 2001 a 2003, protagonizou com Luiz Fernando Guimarães a série Os Normais, que mostrava com humor e inovação de linguagem as situações cotidianas vividas pelo casal Rui e Vani. De 2011 até 2015, protagonizou ao lado de Andrea Beltrão, a série de comédia Tapas & Beijos. Em 2016, escreveu o roteiro do longa O Juízo, com sua mãe no elenco. Seu primeiro relacionamento amoroso foi aos 17 anos com o apresentador Pedro Bial, com quem morou junto por três anos. É filha do casal de atores Fernando Torres e Fernanda Montenegro.

MC Kevinho – 21 anos - Kevin Kawan de Azevedo é um cantor e compositor brasileiro de funk carioca e funk paulista. Kevin iniciou a carreira de cantor aos 14 anos, lançando suas primeiras músicas no final de 2012, com destaque para a canção "Tá bombando é", disponibilizada na internet em setembro de 2013. No início da carreira, Kevinho aparecia como participante convidado em clipes de artistas da gravadora, como MC Brinquedo e MC Bin Laden. Lançou em setembro de 2016 o videoclipe do hit "Tumbalatum", em parceria com o produtor KondZilla, a qual acumula mais de 300 milhões de visualizações no YouTube e fez com que o artista fosse convidado a participar de diversos programas televisivos. No final de dezembro de 2016, Kevinho lançou um videoclipe de "Olha a Explosão" por KondZilla, no qual misturou o tradicional funk ao ritmo ragga. E que hoje conta com mais de 756 milhões de visualizações.

Deixar um comentário